COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Polícia Civil catarinense passa a aceitar registro de furto e roubo online
-
Correio Otaciliense -
Desde a última segunda-feira, 03, a Polícia Civil do estado de Santa Catarina incluiu, em sua página na internet, a possibilidade de qualquer cidadão do estado registrar Boletins de Ocorrência comunicando a ocorrência de furto e roubo online.
O serviço, que já estava disponível para perda de documentos, objetvos, recuperação de documentos/objetos, ameaça, calúnia, injúria e difamação, danos causados por fenômenos da natureza, acidente de trânsito sem vítima, agora incluem roubo ou furto entre as opções.
Para fazer o registro, o cidadão (que precisa ser maior de 18 anos) acessa a Delegacia de Polícia Virtual, clica na opção "furto" e "roubo", e preenche as informações solicitadas, Ao gravar o registro pela internet, a Delegacia de Polícia virtual visualiza, faz as correções eventualmente necessárias e homologa o registro, quando for o caso. Um policial civil pode entrar em contato com o comunicante a fim de obter mais esclarecimentos antes da homologação.
A seguir é feito o encaminhamento do registro à Delegacia mais próxima do local onde o fato ocorreu e despachado por um delegado. Nesta fase também os policiais poderão procurar ou contatar o comunicante, devidamente identificados, para fornecimento de detalhes quanto ao crime comunicado.
De acordo com o setor de inteligência da Polícia Civil, serão ignorados automaticamente os registros realizados por menores de 18 anos, e se o local onde ocorreu o fato, a residência e o documento do comunicante forem de outros estados. Outros crimes do código penal estão sendo analisados para serem inseridos gradualmente na Delegacia Virtual.
O Objetivo da Polícia é melhorar e agilizar o atendimento à população.
Deixe seu comentário