Comarcas da serra catarinense em contagem regressiva para processo digital

Juízes de oito comarcas do Planalto Serrano, inclusive Otacílio Costa, começaram recentemente os preparativos para, em breve, abolirem o papel e começarem a trabalhar apenas com o processo digital.

 As comarcas de Lages, Urubici, São Joaquim, Bom Retiro, Otacílio Costa, Anita Garibaldi, Correia Pinto e Campo Belo do Sul, integram os ciclos 2 e 3 do projeto de implantação do processo eletrônico (IPE), e tanto magistrados como assessores e técnicos desta unidades, iniciaram um curso que representa uma imersão eletrônica para possibilitar a transição do atual sistema SAJ-3 para o SAJ-5. 

   O juiz Dinart Francisco Machado,  coordenador da CG-Info, deslocou-se para Lages na última quinta-feira (26/09), oportunidade em que se reuniu com cerca de 15 magistrados no salão do júri do fórum local. Reconheceu que esta fase de transição gera receios, mas garantiu que o Tribunal está ao lado de todos e apto a oferecer auxílio para superar eventuais dificuldades.

    “Este é, além de tudo, um sistema aberto, em construção, que pode receber e agregar sugestões de melhorias por parte dos usuários”, afiançou. Adiantou que a CG-Info, assim como o Gabinete da Presidência e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), além da própria empresa responsável pela implantação, cercaram-se de cuidados para garantir o sucesso dos trabalhos. 

   Para isso, já a partir da próxima segunda-feira (30/09), será lançado o Portal do Processo Eletrônico, com inúmeras ferramentos de apoio aos serviços, inclusive com suporte on-line para usuários internos e externos. Outro diferencial neste momento é o curso de ensino à distância para técnicos das comarcas envolvidas, ministrado paulatinamente, conforme o cronograma de implantação, em ferramenta adquirida pelo TJ e que poderá ser utilizada posteriormente na capacitação de servidores que ingressarem no Judiciário pós-SAJ-5. 

    O juiz Dinart esteve em Lages acompanhado pelo diretor de Tecnologia da Informação, Luiz Carlos de Espíndola, assessor da CG-Info, Marco Túlio de Camargo Dolberth, e analista João Luiz Zanatta (DTI), também integrantes do comitê de implantação do projeto IPE. A comitiva esteve também nas dependências da Uniplac, onde se reuniu com técnicos e assessores das oito comarcas envolvidas nesta etapa. 

   Parte delas terá a “virada de chave” em 14 de outubro e, outra, em 29 de outubro. Após 22 ciclos, 1.676 colaboradores terão participado dos cursos e acompanhado o desenvolvimento dos trabalhos em suas comarcas de origem, como facilitadores do sistema.

    Com base na experiência que adquiriu aos visitar outros tribunais do país que já adotam a tecnologia do SAJ-5, entre eles São Paulo e Bahia, o juiz Dinart garante aos seus interlocutores mais desconfiados: “Quem já conhece e tem experiência com o processo eletrônico não admite sequer pensar em voltar atrás”.

Nível dos rios continuam subindo em Otacílio Costa Anterior

Nível dos rios continuam subindo em Otacílio Costa

Próximo

IPVA de veículos com final 9 deve ser pago até segunda-feira

Deixe seu comentário