Comarcas da serra catarinense em contagem regressiva para processo digital
Juízes de oito comarcas do Planalto Serrano, inclusive Otacílio Costa, começaram recentemente os preparativos para, em breve, abolirem o papel e começarem a trabalhar apenas com o processo digital.
As comarcas de Lages, Urubici, São Joaquim, Bom Retiro, Otacílio Costa, Anita Garibaldi, Correia Pinto e Campo Belo do Sul, integram os ciclos 2 e 3 do projeto de implantação do processo eletrônico (IPE), e tanto magistrados como assessores e técnicos desta unidades, iniciaram um curso que representa uma imersão eletrônica para possibilitar a transição do atual sistema SAJ-3 para o SAJ-5.
O juiz Dinart Francisco Machado, coordenador da CG-Info, deslocou-se para Lages na última quinta-feira (26/09), oportunidade em que se reuniu com cerca de 15 magistrados no salão do júri do fórum local. Reconheceu que esta fase de transição gera receios, mas garantiu que o Tribunal está ao lado de todos e apto a oferecer auxílio para superar eventuais dificuldades.
“Este é, além de tudo, um sistema aberto, em construção, que pode receber e agregar sugestões de melhorias por parte dos usuários”, afiançou. Adiantou que a CG-Info, assim como o Gabinete da Presidência e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), além da própria empresa responsável pela implantação, cercaram-se de cuidados para garantir o sucesso dos trabalhos.
Para isso, já a partir da próxima segunda-feira (30/09), será lançado o Portal do Processo Eletrônico, com inúmeras ferramentos de apoio aos serviços, inclusive com suporte on-line para usuários internos e externos. Outro diferencial neste momento é o curso de ensino à distância para técnicos das comarcas envolvidas, ministrado paulatinamente, conforme o cronograma de implantação, em ferramenta adquirida pelo TJ e que poderá ser utilizada posteriormente na capacitação de servidores que ingressarem no Judiciário pós-SAJ-5.
O juiz Dinart esteve em Lages acompanhado pelo diretor de Tecnologia da Informação, Luiz Carlos de Espíndola, assessor da CG-Info, Marco Túlio de Camargo Dolberth, e analista João Luiz Zanatta (DTI), também integrantes do comitê de implantação do projeto IPE. A comitiva esteve também nas dependências da Uniplac, onde se reuniu com técnicos e assessores das oito comarcas envolvidas nesta etapa.
Parte delas terá a “virada de chave” em 14 de outubro e, outra, em 29 de outubro. Após 22 ciclos, 1.676 colaboradores terão participado dos cursos e acompanhado o desenvolvimento dos trabalhos em suas comarcas de origem, como facilitadores do sistema.
Com base na experiência que adquiriu aos visitar outros tribunais do país que já adotam a tecnologia do SAJ-5, entre eles São Paulo e Bahia, o juiz Dinart garante aos seus interlocutores mais desconfiados: “Quem já conhece e tem experiência com o processo eletrônico não admite sequer pensar em voltar atrás”.
Deixe seu comentário