Saúde vai distribuir três milhões de preservativos em SC. Em Otacílio serão mais de sete mil
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está mobilizando os profissionais da área em todo o estado para alertar os foliões sobre a importância do uso da camisinha como meio de proteção de 12 infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo Aids, Sífilis e as hepatites virais.
Na ação, serão distribuídos, ao todo, três milhões de preservativos no estado ao longo das atividades de Carnaval. "A nossa maior preocupação refere-se ao consumo de álcool que, ao produzir um efeito euforizante, pode induzir a práticas sexuais menos seguras, sem o uso do preservativo", explica o médico infectologista Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde. Ele acrescenta que o consumo excessivo de álcool pode provocar, ainda, acidentes de trânsito e outros tipos de violências.
Os jovens continuam sendo a maior preocupação da secretaria. De acordo com informações do órgão, a faixa etária de 15 a 29 anos tem registrado um aumento no volume de casos novos de Aids no estado. A taxa de detecção de casos novos de Aids entre jovens de 15 a 19 anos saltou de 2,34 em 2007, para 20,4 casos por 100 mil habitantes em 2015. Na população de 20 a 24 anos saltou de 4,7 em 2007, para 17,5 casos por 100 mil habitantes em 2015.
Em Otacílio Costa, ação disponibiliza mais de sete mil preservativos e há oferta de exames
A ação da Ses conta com a parceria das secretarias municipais de saúde e Organizações Não Governamentais e, em Otacílio Costa, as atividades incluíram a distribuição de sete mil e duzentos preservativos, que foram entregues direto em algumas empresas da cidade (cinco mil) e nas unidades de saúde, onde ainda permanecem à disposição dos interessados.
Além disso, a secretaria municipal está ofertando testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e hepatites B e C nas unidades de saúde do município. Basta aos interessados se dirigirem às unidades e realizarem os testes.
Deixe seu comentário