Overdoce Chocolates: Irmãs produzem ovos de Páscoa desde 2017 |

Inícios saudáveis, futuros esperançosos é o tema do dia Mundial da Saúde de 2025
Na segunda-feira, 7 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde.
Em Otacílio Costa, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população a refletir sobre a importância de investir em hábitos saudáveis desde o começo da vida. Com o tema “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”, reforçamos nosso compromisso em promover ações que garantam bem-estar físico, mental e social para todos, em todas as fases da vida.
Um começo saudável começa ainda na gestação, se estende pelos primeiros anos da infância e se fortalece com uma vida ativa, alimentação equilibrada, vacinação em dia, acompanhamento médico regular e acesso à informação de qualidade. Quanto mais cedo cuidamos da nossa saúde, maiores são as chances de construirmos um futuro com qualidade de vida.
Gestar um sonho
Uma das ações mais importantes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de saúde voltada para as mulheres do município é o do Grupo de Gestantes “Gestar um Sonho”.
O Grupo de Gestantes “Gestar um Sonho” é uma iniciativa da rede de saúde de Otacílio Costa voltada ao acolhimento, orientação e cuidado com as futuras mamães do nosso município.
O objetivo é proporcionar um espaço seguro, informativo e acolhedor, onde as gestantes possam compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e fortalecer os vínculos afetivos com seus bebês desde o início da gestação.
Durante os encontros, é realizado rodas de conversa, oficinas educativas, atividades práticas e palestras com profissionais de diversas áreas, como enfermagem, nutrição, fisioterapia, medicina, psicologia, odontologia e assistência social. Todos os temas são pensados com carinho para abordar os aspectos físicos, emocionais e sociais da gestação, do parto e do pós-parto.
“Mais do que informar, o “Gestar um Sonho” valoriza o cuidado, o empoderamento e o protagonismo da mulher em uma das fases mais transformadoras da vida. Aqui, cada gestante é respeitada em sua individualidade e apoiada para viver uma gravidez saudável e humanizada”, destacou o secretário municipal de saúde, João Junior Lopes Velho.
Segundo ele, participar do grupo é gratuito e aberto a todas as gestantes do município. “Juntos, estamos construindo uma rede de apoio e afeto que fortalece famílias e promove saúde com amor e responsabilidade”, enfatizou.
Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 14 horas, em frente a UBS Santa Catarina. As Gestantes interessadas em participar deverão se dirigir até o local, onde toda a semana um profissional é responsável pela orientação.
Gestar é mais que gerar: é sonhar, cuidar e transformar.
Deixe seu comentário