logo RCN
Imagem principal

Covid-19: Novo decreto suspende restrição de horário para várias atividades em SC

  • Secom -

O decreto foi publicado no DOE e mantêm regras para o funcionamento dos estabelecimentos; saiba as regras.

O Governo do Estado publicou, na noite de quarta-feira, 14, um novo decreto declarando estado de calamidade pública para fins de enfrentamento à pandemia de Covid-19, em todo território catarinense, que vigora até o dia 31 de outubro de 2021.

A principal mudança no texto, além de fixar a data da vigência até outubro, é o fim das restrições de horário para o funcionamento das atividades econômicas em Santa Catarina, porém, mantendo os protocolos previstos nas portarias da Secretaria de Estado de Saúde. Segundo o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, pequenos ajustes no horário de funcionamento dos estabelecimentos já vinham acontecendo ao longo dos últimos meses. "Tivemos uma série de decretos e portarias que ajustaram as medidas de enfrentamento à demanda de cada setor, com definição de pontos importantes como limite de ocupação e distanciamento entre as pessoas. A fase que vivemos agora está atrelada a uma sequência de ações do Governo e às práticas de convívio seguro que todos conhecemos bem", afirmou.

Além disso, o decreto praticamente termina com o trabalho remoto nas repartições públicas do Estado e os servidores que ainda estão trabalhando neste regime deverão voltar à rotina de trabalho presencial. O texto também prevê a manutenção da proibição de público em atividades esportivas.

O decreto também mantêm a obrigatoriedade do uso de máscara em todo território catarinense, em ambientes públicos ou privados (menos residências), e fixa multa de R$ 500 em caso de descumprimento. Para os eventos com público estimado em mais de 500 pessoas, estes continuarão a ser avaliados por autoridades locais e regionais, que após avaliação de protocolo prévio, poderão autorizar a realização.

Ainda conforme o decreto, prefeitos poderão decretar medidas de restrição mais rígidas nos territórios de seus municípios, dependendo da situação da pandemia em suas regiões.

Santa Catarina recebe mais 316 mil doses da vacina contra a Covid-19 entre segunda e terça-feira Anterior

Santa Catarina recebe mais 316 mil doses da vacina contra a Covid-19 entre segunda e terça-feira

Serra Catarinense apresenta melhoras e sai do nível gravíssimo da covid-19 Próximo

Serra Catarinense apresenta melhoras e sai do nível gravíssimo da covid-19

Deixe seu comentário