COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Coronavírus: Atualizações em Otacílio Costa e Região
-
Elaine Leal - Unidade de Saúde Santa Catarina: Centro de combate a Covid-19 em Otacílio Costa
Entenda a situação nos municípios de Palmeira (02), Bocaina do Sul (01) e Lages (255).
A Secretaria de Saúde de Otacílio Costa atualizou os números de casos positivos de COVID-19 na cidade. De acordo com o boletim, divulgado na noite de quarta-feira, 17, agora a capital da madeira tem 11 casos de infectados pelo novo Coronavírus. Seis pessoas já estão recuperadas.
Ainda conforme o boletim, não há nenhum caso de internamento e todos se recuperam em casa, onde estão em quarentena. Os recuperados não oferecem risco de contaminar outras pessoas.
Há na cidade 30 pessoas sendo monitoradas e duas esperando resultados de exames.
Palmeira
Conforme o boletim do Governo de Santa Catarina, o município de Palmeira teve dois casos confirmados da doença. Os dois palmeirenses não moram no município há anos. Entenda os caos.
Nesta quinta-feira, 18, Bruna Muniz, secretária de Saúde, explicou que o segundo caso, que testou positivo para a doença neste mês de junho, foi contabilizado na cidade de Palmeira pelo fato de que o cartão do SUS dele ainda aponta o endereço na cidade, mas ele já não reside no município há anos. "Ele não mora aqui há mais de um ano e nem veio para a Palmeira nesse tempo. Trabalha e mora em outro estado. O contato com a família é apenas por telefone".
No primeiro caso, que aconteceu mês de março, o paciente mora na Europa e fez exames antes de viajar ao Brasil, que apontaram negativo para o novo Coronavírus. Ao chegar no Brasil, após deslocamento em vôos e aeroportos, ele contratou um laboratório particular para fazer um novo exame, a fim de obter uma contra-prova. O resultado do exame realizado no Brasil deu positivo para a COVID-19. Ele ficou em quarentena na cidade de Lages.
Bocaina do Sul
Na segunda-feira, 15, o prefeito Luiz Carlos Schmuler, pontuou que o município, até o momento, não tem caso confirmado da doença. Ele explicou que um ex-morador de Bocaina do Sul testou positivo para a doença e, por causa de um documento que o homem possui, que ainda está registrado na cidade, o caso foi contabilizado pelo município. "Ele não mora aqui há anos, mas por causa de um documento acabou sendo registrado como um caso de Bocaina do Sul".
Outro caso que chamou atenção da população bocainense e também foi esclarecido pelo prefeito é de um paciente que, inicialmente, no teste rápido, deu positivo para a Covid-19, depois no exame de sangue deu negativo. Um novo exame foi realizado, porém o resultado não tinha saído até o fechamento da matéria.
No boletim do Governo de Santa Catarina está confirmado um caso da doença no município.
Lages
A prefeitura de Lages informou em boletim emitido na quinta-feira, 18, que há 255 casos confirmados da doença no município. Destes, 83 são resultado de testes rápidos. Ao todo, 162 pessoas já estão recuperadas e 93 cumprem isolamento domiciliar. A cidade é a única do Brasil, com mais de 150 mil habitantes, que não teve óbitos causados pelo novo coronavírus.
Demais casos na serra catarinense, de acordo com boletim do governo do Estado de Santa Catarina:
Anita Garibaldi: 02
Bocaina do Sul - 01
Bom Jardim da Serra - 01
Correia Pinto - 02
Palmeira - 02
Ponte Alta - 01
Rio Rufino - 02
São Joaquim - 08
Não há óbitos registrados.
No Estado de Santa Catarina
No boletim de terça-feira, 17, o Governo de Santa Catarina informou que há registro de 15.015 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 12.633 estão recuperados e 2.166 continuam em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 216 óbitos foram causados pela doença respiratória. A taxa de letalidade continua sendo de 1,44%.
Ainda segundo o documento, o número de municípios que já têm pelo menos um caso confirmado é 250, em 74 já ocorreram mortes. Com relação aos leitos de UTI, dos 1.316 existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), 829 estão ocupados, sendo 197 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 63% e há 487 leitos livres.
Deixe seu comentário