COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Conforme o médico Malek Kamel Dabbous, 35 anos, a pandemia da Covid 19 tem produzido aumento de sintomas de ansiedade e pressão psicológica de uma maneira geral na população.
Durante uma pandemia, a quarentena é recomendada, porém pode ser uma experiência desagradável, desconfortável e dolorosa. Há separação, confinamento familiar, sentimento de perda familiar, solidão, tédio, incerteza quanto ao futuro, assim como ataque de pânico, raiva e suicídio.
Conforme o médico Malek Kamel Dabbous, 35 anos, a pandemia da Covid 19 tem produzido aumento de sintomas de ansiedade e pressão psicológica de uma maneira geral na população. Dados epidemiológicos, segundo ele, demonstram aumento de sintomas de estresse, ansiedade e depressão. "No Brasil, assim como em outros países, o medo pelo desemprego, o excesso de informações e fake News, a solidão do isolamento, a irritabilidade e conflitos familiares devido ao convívio intenso elevam o nível de estresse da população, obrigada a conviver com restrições severas na movimentação e rotina das pessoas", disse.
Os sintomas mais frequentes relacionados ao estresse, pânico e depressão, conforme Malek, são a insônia ou sono excessivo, dificuldade de concentração, indecisão, deterioração no desempenho do trabalho, irritabilidade, medo em excesso, angústia, ansiedade, perda ou aumento do apetite, apatia, desânimo, choro em excesso e perda do desejo por atividades antes consideradas prazerosas.
O médico recomenda que com o aparecimento de sintomas, procure um profissional da saúde para iniciar tratamento o quanto antes.
Doutor Malek Kamel Dabbous, pós-graduando em psiquiatria pela Cembrap, atende no consultório do Doutor Marcelo Cruz, situado na Rua Renata Matias, número 60, 1º andar, sala 101, de segunda a quarta-feira, a partir das 16 horas. Agendamento de horário pelo telefone 3275-1984.
Deixe seu comentário