Imagem principal

É hoje! Lages vai conhecer a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão

Evento tem início às 20h no Mercado Público. A TV Câmara Lages faz a cobertura ao vivo da escolha da rainha e princesas a partir das 19h30

Chegou o grande momento para as 12 candidatas que, a partir das 20 horas desta quinta-feira (dia 27), se apresentam ao povo lageano no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini na busca por uma vaga entre as três representantes da realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão. As próximas rainha e princesas superaram outras 16 candidatas que ficaram pelo caminho na fase classificatória do concurso organizado pela Fundação Cultural de Lages.

A postura, desenvoltura, beleza, simpatia, elegância na passarela, capacidade de comunicação e conhecimento sobre Lages e a Festa do Pinhão destas mulheres estarão novamente à prova para o público e o corpo de cinco jurados (a administradora Ana Armiliato, a estilista Ana Lopes, a biomédica esteta e ex-rainha da Festa, Jesuelen Andrade, a fotógrafa Sabrina Rodrigues, e o empresário Vinicius Mecabô) que terão a nobre missão de escolher o trio que vai representar, estado afora, a cultura e a tradição do evento e da Princesa da Serra.

Uma inovação deste ano é que as 12 candidatas vão desfilar com os vestidos oficiais utilizados pela realeza de várias edições, devidamente ajustados para o perfil de cada uma. Lembrando que a 35ª Festa Nacional do Pinhão acontece de 13 a 22 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, mas a realeza também divulga o Recanto do Pinhão Aracy Paim, realizado a partir do início de junho no Calçadão da Praça João Costa, no Centro.

Quem preferir assistir a transmissão, ela será feita ao vivo, a partir das 19h30, através do YouTube – TV Câmara Lages; e Facebook – Câmara de Lages; Acompanhe também os bastidores do evento pelo Instagram – @camaralages.

Saiba mais sobre as 12 candidatas:

 

Alexandra Brusius, 29 anos

Moradora do bairro Coral, Alexandra é formada em Administração e estuda Direito na Uniplac. Trabalha como estagiária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gosta de ler, pedalar e assistir filmes românticos. Ama explorar a natureza de Lages, diz se sentir em paz na Catedral e os domingos no Tanque são como um ritual para ela. “A cidade tem cantinhos incríveis para quem gosta de aventura e tranquilidade ao mesmo tempo”, afirma.

A Festa do Pinhão começa já no Recanto, segundo Alexandra, “onde a essência de Lages ganha vida”, afirma. “O aroma do ponche no ar, o sabor do pinhão recém-saído da brasa e a música que embala corações criam um clima acolhedor, quase mágico”, ela define. Quanto à Festa em si, tudo lhe encanta – até as gralhas!

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Alexandra: “Porque entendo a importância da festa para a cidade e nossa gente. Meu desejo é divulgá-la e enaltecer ainda mais tudo o que ela representa: nossa cultura, tradição, gastronomia e música. Ser parte da Realeza, além de ser um sonho, seria uma honra imensa. Darei o meu melhor para representar esse evento tão importante para Lages”.

 

Alice Cunha Ramos, 18 anos

Moradora do bairro Vila Nova, Alice é estudante de Fisioterapia na Uniplac. Gosta de dançar, de música, livros, filmes e séries. Tem como lugares preferidos de Lages o Morro da Cruz – pelas memórias felizes com a família – e a Catedral, “que é tão linda e me tira o ar por sua beleza sempre que entro nela”, diz.

A cultura lageana deve ter mais destaque na Festa do Pinhão para Alice, embora ela acredite que o principal do evento sejam os momentos compartilhados com as pessoas que se ama. “Todos temos uma memória afetiva ligada à Festa e essa é a minha parte favorita dela! Os momentos e histórias que ela nos proporciona”, aponta.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Alice: “Quero ter a oportunidade de divulgar a cultura e os costumes da nossa Lages e honrar minha família, que sempre me aproximou da cultura e costumes da nossa terra”.

 

Amanda Aparecida Bianchini Moraes, 26 anos

Moradora do Centro, Amanda é formada em Direito pela UniFacvest, estuda para concursos e é empreendedora do ramo da beleza, onde trabalha como maquiadora e penteadista. Gosta de se aventurar, ir à academia, à Igreja, ao sítio e andar a cavalo, de rodeios, chimarrão, filmes, de ler, correr, cantar, dançar no CTG e ouvir música nativista. Ela aponta a Catedral como local favorito de Lages, pelo amadurecimento de sua fé católica e a história de evolução da cidade que ela carrega.

A Sapecada da Canção Nativa faz seus olhos brilharem e lhe traz lembranças de acompanhar desde muito pequena esse que é um dos festivais regionalistas mais respeitados da América Latina. “Como eu canto, é um sonho de infância subir naquele palco, defendendo uma composição e sentir a energia que somente a Sapecada é capaz de transmitir”, vibra Amanda.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Amanda: “Para representar o povo lageano de maneira que todos sintam orgulho em ter no trio alguém que realmente vai levantar a bandeira e a importância das coisas da nossa gente, do nosso povo, que se doe em prol do resgate do tradicionalismo. A Festa tem a essência lageana, se isso se perder, deixa de ser a Festa do Pinhão que conhecemos! Além de tudo, é também para me desafiar e encerrar um ciclo que ficou “aberto”, pois essa não é a primeira vez que participo deste concurso. Está tudo entregue nas mãos de Deus, se eu estiver entre as três, darei o meu melhor, para servir aquilo que eu tanto amo e acredito”.

 

Jessica Rafaela Küsther, 25 anos

Moradora do Centro, Jessica é formada em Odontologia, com especialização em Harmonização Orofacial. Trabalha como dentista e é sócia-proprietária de uma clínica na área. Gosta de cozinhar, viajar, praticar atividades físicas pela manhã e transformar a autoestima das pessoas. Católica, tem orgulho e se sente acolhida na Catedral, um “lugar sagrado, lindo e cheio de história”, diz ela, que aprecia o entardecer no Parque Jonas Ramos (Tanque).

Admiradora do tradicionalismo, a mobilização do lageano no período que antecede a Festa do Pinhão é razão de encantamento para Jessica. “A Festa é esperada por meses, movimentando toda a economia na região nessa época do ano”, conta. Época de clima frio que combinada com a gastronomia típica são o “combo perfeito”, segundo ela.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Jessica: “Por ter vivido as tradições lageanas desde minha infância. Morei no sítio e amava acordar cedo e ver o campo coberto de geada, chimarrão de manhã para esquentar e bergamota no sol depois do almoço. Hoje tenho maturidade e tempo para assumir os compromissos como realeza e ser a linha de frente da Festa que movimenta nossa cidade. Estou disposta a servir e retribuir meu amor por Lages”.

 

Keila Regina de Oliveira, 23 anos

Moradora do Santa Maria, Keila é estudante de Medicina Veterinária na UniFacvest. Trabalha como modelo fotográfica e é empreendedora no ramo de joias. Gosta de ler, viajar, trabalhar, fotografar e ir à academia todos os dias. Sobre a Festa do Pinhão, o que ela mais curte são a gastronomia e as atrações nacionais e da Sapecada da Canção.

Ela ama explorar cada pedacinho da cidade, seja um café no Centro, um cantinho tranquilo ao ar livre ou a academia em que treina religiosamente. “Se tem um lugar que realmente me faz sentir bem é aquele onde posso me conectar com a natureza e relaxar”, define.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Keila: “Ser parte da realeza seria uma honra imensa para mim, pois carrego em meu coração o amor por Lages e toda a riqueza cultural que o evento representa. Tenho experiência em representar marcas e conectar pessoas, com carisma e autenticidade. Além disso, minha paixão por explorar novos lugares e interagir com o público me permite transmitir com naturalidade a essência da nossa Festa. Com dedicação, simpatia e muita energia, quero ajudar a divulgar e tornar essa edição inesquecível”.

 

Lariane Rodrigues, 19 anos

Moradora do Araucária, Lariane trabalha como vendedora e modelo em uma loja de roupas femininas e é dona de uma loja online de roupas fitness. Gosta de passar um tempo de qualidade com pessoas especiais, de musculação, fotografar, viajar, ir à praia, shows, conhecer pessoas e lugares novos.

O Parque Jonas Ramos (Tanque), “aonde tenho tantas memórias de infância”, conta ela, o Morro da Cruz e o Salto Caveiras são os locais que mais aprecia de Lages. Para Lariane, as comidas típicas e o clima frio e gostoso são destaques da Festa do Pinhão, mas sobretudo como local de memórias inesquecíveis criadas em seus shows favoritos.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Lariane: “Me sinto pronta para representar nossa Princesa da Serra, a mulher lageana, nosso povo e essa grandiosa festa com muito orgulho! Tenho orgulho da terra em que nasci e onde carrego histórias, vivências e muito amor”.

 

Maitê Loeff Gerber, 27 anos

Moradora do Centro, Maitê é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Uniplac. Estuda Logosofia, definida por ela como “uma ciência de autoconhecimento em prol da humanidade”, a qual diz ter mudado sua vida. Trabalha como arquiteta e é apaixonada por neuroarquitetura. Também atua com o pai em uma empresa de representação de produtos de alto desempenho para a construção civil. Gosta de tocar violão, compor e cantar na banda Hot Pants, já atuou como atriz de musicais, adora trabalhar com mídias sociais e tudo o que envolve criação artística.

Acha a natureza de Lages exuberante, é apaixonada pelo nosso pôr-do-sol, ama trilhas e cachoeiras como a “Garganta do Diabo”. Toda semana, Maitê se reúne com seus amigos para tocar violão no Parque Jonas Ramos (Tanque), embora seus lugares favoritos do mundo sejam a casa de seus pais e de sua avó. Rever amigos e familiares que vem à Festa do Pinhão, os momentos inesquecíveis que nela vive, a gastronomia derivada do pinhão e a movimentação na cidade são alguns dos pontos que ela mais aprecia no evento.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Maitê: “A Festa do Pinhão esteve presente em todas as fases da minha vida. Todos os anos eu vivi, ao lado de amigos e família, memórias inesquecíveis lá. Vibramos com os grandes artistas que vieram para cá, mas principalmente com os artistas daqui. Como cantora e compositora, levo essa essência no coração e na voz. Fazer parte da realeza e poder levar todo o amor que tenho por nossa cidade, essa Festa tão importante para nós e nossa cultura, a todos aqueles que ainda não conhecem será uma oportunidade incrível! E também para viver aquele sonho de criança que sempre tive”.

 

Manuela Steffen Bertoni, 18 anos

Moradora do Copacabana, Manuela estuda cursinho pré-vestibular para Medicina. Gosta de dançar, nadar e andar a cavalo. Guarda em seu coração as imagens dos campos que cobrem o interior de Lages, os quais visitou para encontrar amigos e prestigiar torneios de laço. A Catedral é outro local de preferência para ela pela belíssima arquitetura, história e local de conexão com sua espiritualidade.

O que mais gosta da Festa do Pinhão é a Sapecada da Canção Nativa, da qual tem forte memória afetiva, de quando a assistia ao lado da família, muitas vezes, debaixo do poncho do pai. “Amo o aroma que nossa festa tem, da comida sendo preparada com pinhão, do ponche quente”, afirma.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Manuela: “Quero representar a minha amada cidade e a cultura que cultivo desde a infância, junto da minha família e do CTG do meu coração: o Planalto Lageano. Quero acolher o nosso povo nas noites frias e instigar cada vez mais os visitantes para conhecer nossa Festa e tradição”.

 

Maria Eduarda dos Santos Oliboni, 18 anos

Moradora do Loteamento Verdes Campos, bairro Chapada, Duda estuda no Colégio Nossa Senhora do Rosário e trabalha em uma clínica odontológica. Gosta de tocar gaita ponto, de rodeios, dançar na invernada do CTG, viajar, desenhar e pintar.

A fábrica de gaiteiros do Renato Borguetti, no Colégio Rosa, e a sede do CTG Barbicacho Colorado são seus lugares favoritos de Lages. Aponta como destaques da Festa do Pinhão a gastronomia, os shows e a Sapecada da Canção Nativa, da qual foi a primeira mulher a ser capa do CD, no ano passado.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Duda: “Porque eu vivo, respiro e levo a cultura serrana e a tradição gaúcha na ponta dos dedos com minha cordeona de botão”.

 

Maria Eduarda Freitas, 18 anos

Moradora do Coral, Maria estuda Direito na Uniplac e trabalha como secretária. Gosta de fotografar, cantar, desfilar, cavalgar, de rodeios e jogar vôlei. É fã da Sapecada da Canção Nativa, dos shows, da gastronomia típica e do cheiro de pinhão.

Aprecia demais a chácara “Os Tropeiros”, local em que cuida de seus cavalos, e também a praça João Costa (Calçadão), onde Maria conquistou um prêmio no festival “Sapecadinha da Serra” com a música campeã da Sapecada, “O Último Tirão”, de Kiko Goulart.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Maria: “Por ser um sonho de menina lageana, tradicionalista, que canta, dança, toca, declama e laça. Estou preparada para representar minha terra, pois tenho as qualidades da mulher serrana: forte, obstinada e que vive a tradição gaúcha”.

 

Taína Carvalho, 19 anos

Moradora do Universitário, Taína estuda Sistemas de Informação na Uniplac. Gosta de ler sobre programação e desenvolvimento de projetos. Dançar é sua paixão, adora arte, filosofia e viajar para conhecer novas culturas. O Parque Jonas Ramos (Tanque) é seu local de paz todo domingo, além de curtir andar de pedalinho.

Tem a gastronomia como ponto alto da Festa do Pinhão, além de apreciar ver a alegria dos turistas no evento e pela cidade. “É muito legal ver os sorrisos e a admiração no olhar das pessoas”, diz ela.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Taína: “Ter que ser mais do que um sonho de criança, tem que ter um propósito – os sonhos mudam, o propósito não. Para mim, que já falo da Festa, da cidade, da nossa cultura e tradição por todos os lugares que vou, só seria oficializada a divulgação que já faço. Além disso, ser parte da realeza é honrar e mostrar a garra da mulher lageana, que estuda, trabalha e quer sempre vencer”.

 

Yasmeene Keiko Ribeiro Homma, 19 anos

Moradora do Centro, Keiko é formada em Engenharia Química e especialista em Processos e Qualidade e Energias Renováveis. Trabalha na área em projetos que buscam soluções sustentáveis e a economia de recursos hídricos e energéticos para a indústria. Gosta de conhecer lugares novos, com histórias e belezas naturais, de churrasco com a família e os amigos, ama os animais (especialmente seu cachorro) e se dedica a ações voluntárias.

O Calçadão é um lugar especial para ela, pois lá passeava com sua mãe, avó e cachorros, criando memórias inesquecíveis. A Catedral também é marcante, já que nela fez sua 1ª Comunhão e Crisma, momentos de fortalecimento da sua fé e conexão com a cidade. Keiko define a Festa do Pinhão como a alma da nossa cultura, “um abraço coletivo que une gerações”. A energia das pessoas que transforma cada canto do parque em um grande encontro de amigos e famílias é o que mais lhe encanta.

Por que você deve ser escolhida para a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão?

Keiko: “Minha origem japonesa me ensinou disciplina e dedicação e minha vivência em Lages me mostrou a força da cultura serrana e a importância de valorizar nossas raízes. Cresci aprendendo a me adaptar, enfrentar desafios e construir laços verdadeiros, é essa essência que quero levar para a Festa do Pinhão. Quero retribuir tudo o que Lages me proporcionou, levando sua cultura com autenticidade e orgulho. Tenho garra, determinação e um olhar aberto para unir tradição e inovação, mostrando que nossa Festa é muito mais do que um momento de celebração”.



Artes: Bruna Xavier da Silva @bjjbruna

Everton Gregório – Jornalista

Comunicação – Câmara de Lages


Bocaina do Sul recebe Patrola do CISAMA para reforçar serviços no município Anterior

Bocaina do Sul recebe Patrola do CISAMA para reforçar serviços no município

Câmara de Lages realiza a Sessão de Encerramento do mês da mulher Próximo

Câmara de Lages realiza a Sessão de Encerramento do mês da mulher

Deixe seu comentário