Promotora de justiça quer trabalhar ao lado da comunidade de Otacílio Costa |

CNM recebe comitiva de vereadores de Otacílio Costa (SC)
A área de Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu os vereadores de Otacílio Costa (SC) Luís Carlos Oliveira, Rodrigo Barth Pereira e Pedro William Velho. O encontro, realizado nesta sexta-feira, 17 de outubro, contou com a presença dos analistas técnicos da entidade municipalista, Ingrid Lima e Johnny Liberato, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre ações de gestão de riscos e gerenciamento de desastres em âmbito Municipal.
Dentre os principais temas discutidos na reunião estão os desastres que ocorreram em Otacílio Costa, como temporais, vendavais e estiagem entre 2022 e 2025, que são as maiores preocupações apontadas pelos vereadores. Nos últimos 4 anos, a localidade sofreu com danos ocorridos no agronegócio e no setor habitacional, em que mais de 500 casas foram danificadas, além de prejudicar o escoamento de produtos, bens e serviços. Eles enfatizaram a dificuldade do Município obter o apoio financeiro da Defesa Civil Nacional para a reformas das casas danificadas.
Os analistas de Defesa Civil da CNM ressaltaram a importância de o Município manter contato direto e contínuo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), além de passar orientações para adquirir o devido apoio técnico e financeiro da União e Estados, reforçando a necessidade de ampliar os investimentos federais em prevenção, especialmente diante de eventos extremos, como chuvas intensas.
A entidade também recomendou que o Município firme parcerias com a iniciativa privada e a sociedade civil, e fortaleça a defesa civil local em ações de monitoramento, preparação, resposta e reconstrução, priorizando ajuda humanitária, salvamentos e limpeza das áreas afetadas.
Conclima
Ao final da reunião, a CNM apresentou o Consórcio Nacional de Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima), criado para fortalecer a atuação dos Municípios na prevenção, resposta a desastres e adaptação às mudanças climáticas salientando que soluções integradas são essenciais, diante das limitações técnicas e financeiras enfrentadas localmente. A atuação consorciada por meio do Conclima visa ampliar a capacidade municipal com ações conjuntas e mais eficientes nas áreas de defesa civil e meio ambiente.
Da Agência CNM de Notícias
Deixe seu comentário