logo RCN
Imagem principal

Gustavo Murillo Matias Westphal

Candidato a vice-prefeito de Otacílio Costa pelo 22 – PL/Podemos

Gustavo, 34 anos, é natural de Trombudo Central e é advogado, com pós-graduação em Direito Público pela Esmesc.


1- Quais cargos exerceu na administração pública e na vida privada?

Minha primeira experiência laboral foi como garçom de uma pizzaria familiar, depois fui para um estágio no antigo Banco de Santa Catarina, famoso Besc. Trabalhei como atendente de Call Center na Unimed, auxiliar administrativo na Unisul, quando estudava Fisioterapia na Grande Florianópolis, auxiliar administrativo na Secretaria de Administração do Governo Estadual, também aprovado como estagiário da Justiça Federal de Lages por dois anos durante a Faculdade de Direito na Uniplac de Lages/SC. Estagiário do Ministério Público do Trabalho por outros dois anos e tive atividades empreendedoras como a GW Turismo que organizava viagens para alunos da rede pública de ensino, com mais de 800 jovens atendidos. Organizei eventos como a Festa do Branco e Champanhe Morango em Otacílio Costa, onde também fui sócio do primeiro restaurante de comida japonesa do município. Em 2012, fiquei suplente de vereador pelo PSC – Partido Social Cristão – com 315 votos, por meio do apoio de familiares e amigos; assessor jurídico na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lages, de 2015 a 2016, e depois Secretário Municipal em Otacílio Costa na gestão 2017 a 2020, seguindo para o setor privado com a administração do meu próprio escritório (Advocacia Matias Westphal), onde exerço minhas funções até os dias atuais, atuando em processos judiciais com ênfase no Direito de Família, Direito das Sucessões, Conflitos Empresariais, parte Criminal, Cível, Administrativa e Trabalhista.

 
2-  Desde quando começou seu envolvimento com a política e por quê?

Desde o ensino fundamental, quando estudava na Escola Marechal Rondon, que fica localizada no meu bairro (Santa Catarina), por meio da influência de minha mãe, eu já tinha meus primeiros contatos com a comunidade. Além disso, o incentivo que recebi dos professores para participar das feiras de artes, encontros musicais e recitais de poesia, foram me guiando para este lado de contato com as pessoas. No ambiente universitário isso foi se aflorando ainda mais, porque eu percebia que gostava de fazer atividades que envolvessem o coletivo, direcionadas para o maior número de pessoas possível. Além disso, o contato humano sempre foi algo que me alegrou. Daí a decisão de me candidatar como vereador em Otacílio Costa no ano de 2012, pois eu queria representar grupos e participar da tomada de decisão para o futuro de nossa cidade. É isso que me motivou a me envolver com política, pois ela é formada pela união das pessoas com esforços comuns para chegar num objetivo.

  
3 -  Considerando que o vice-prefeito é o braço direito do prefeito e que seu papel é somar esforços, o que o credencia a ocupar esse cargo na próxima administração?

Não sou corrupto! Tenho vontade e capacidade de fazer Otacílio Costa se destacar no cenário serrano, com a aplicação dos princípios básicos da constituição de forma efetiva em nossa cidade! Quero participar do futuro de nossa cidade, tomando decisões que irão refletir para os próximos 50, 100 anos.


4 - Quais as características e pensamentos lhe aproximam atualmente na parceria com o candidato a prefeito?

Quando sentamos no meu escritório para conversar pela primeira vez, ficou muito claro que nossos pensamentos tinham sintonia no desejo de fazer Otacílio Costa brilhar. Construir ela para o futuro, deixando ela bonita, atraente, com cuidado constante de nosso povo! Foi por isso que tomei a decisão de fazer essa aliança com o Henrique através do suporte que o meu partido forneceu. Sem o apoio das lideranças que constituem o partido PODEMOS, isso não seria possível. O Henrique também deseja observar, respeitar e fazer valer os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que constam em nossa Constituição Federal. Daí o motivo da existência dessa aliança, pois queremos uma prefeitura sem conchavos, sem perseguições e sem negociatas nebulosas, com um trabalho genuíno em fazer de nosso município uma terra próspera e positiva de se viver.

 
5 - Se eleito, como pretende participar do Governo Municipal?

Pretendo atuar ao lado do prefeito na tomada de decisão, com escolha do secretariado, ajuda na formação do melhor time possível, com humanização do atendimento público, construindo uma gestão para todos, não uma gestão seletiva, que visa beneficiar apenas os amigos da Coroa.


6 - O que precisa melhorar emergencialmente na sua cidade?

Durante nossas caminhadas pelos bairros, percebe-se uma intensa reclamação de que faltam remédios na farmácia básica, falta de médicos especialistas, de exames e procedimentos. Portanto, a Saúde merece uma atenção especial da futura gestão, sem esquecer da Educação que também é outro ponto relevante, pois precisamos de unidades de ensino modernas e bem estruturadas para que um futuro positivo em Otacílio Costa seja garantido. Além disso, não podemos esquecer que a cidade de Otacílio Costa está abandonada no que tange a limpeza e cuidados. A atual gestão só se vangloria da nova área industrial e, se for analisar, pegaram o projeto bem encaminhado, com área já desapropriada, com decisão judicial de imissão na posse, terreno já com os pinheiros derrubados, áreas de preservação já identificadas e com início da terraplanagem. Para finalizar o referido projeto, houve canalização de aproximadamente um milhão e meio de reais por meio do Governo Estadual, que é do nosso lado. Portanto, o feijão já estava na pressão e o arroz cozinhando, levaram os méritos por servir na mesa! Ao meu ver, uma gestão que só pensa em programa de aceleração do bolso de algumas famílias não é suficiente para continuar por mais quatro anos! Precisamos de uma gestão mais humanizada, que cuide principalmente dos mais necessitados e que deixe Otacílio Costa bem cuidada! Não aguentamos mais viver na poeira.


7-  Para composição do próximo secretariado, como serão as escolhas? Por quê?

As escolhas precisam ser técnicas, pois não podemos ter pessoas desqualificadas para assumirem cargos de decisão sem o conhecimento necessário para tomada de decisão. Tenho que o secretariado é a linha de frente do Executivo e, por ser linha de frente, necessitamos de boas lideranças capacitadas para que o município e toda comunidade seja beneficiada.


8 – Deixe suas considerações finais;

Otacílio Costa merece uma nova rota, esquecendo os lados extremos. Diante disso, colocamos nosso nome à disposição para que a comunidade tenha outra opção no processo eleitoral. O poder emana do povo que exerce através de seus representantes. Isso consta na mãe de todas as leis, em nossa Constituição Federal, de modo que sem o seu voto todo nosso esforço será em vão. Por isso, fica expresso meu pedido de apoio na chapa majoritária Henrique e Gustavo através do 22, para que juntos possamos construir uma nova história em Otacílio Costa, sem perseguições, com atendimento administrativo mais humanizado, inovador e repleta de ações. Além disso, precisamos fazer uma reflexão sobre quem detém o apoio do Governo Estadual? Somos nós que temos o apoio incondicional do governador Jorginho Melo e, mesmo sendo a chapa mais jovem do pleito atual, é a chapa que mais demonstra apoio através de deputados estaduais e federais, com maior condição de captação de recursos para atendimento daqueles que mais necessitam do Poder Público Municipal. Diante de todo exposto, fica como mensagem final o pedido de voto, no dia 06 de outubro do presente ano, para o 22 e também nos candidatos a vereador do PL (22) e do PODEMOS (20), para composição da Câmara de Vereadores em Otacílio Costa/SC.


Leonir Ribeiro Silva Anterior

Leonir Ribeiro Silva

Charles Alexandre Chaves Próximo

Charles Alexandre Chaves

Deixe seu comentário