Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais |
CÂMARA DE VEREADORES: REPRESENTAÇÃO FEMININA DOBRA E SUPERA AS DUAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES SOMADAS.
No final de julho, conversamos sobre o que vinha acontecendo em nossas eleições, com um olhar voltado para o futuro e o planejamento. Pois bem, o futuro chegou e, com ele, as eleições! Agora é hora de atualizar aquela tabela e verificar se as tendências que apontamos nos números realmente se concretizaram.
O destaque nas últimas eleições era a ausência de mulheres eleitas, mas agora essa realidade está mudando. Em 2016, não houve eleitas, em 2020 apenas uma, e agora temos duas mulheres na Câmara. Parabéns a Nice e à Claudete que representam essa retomada feminina na política local! Que o profissionalismo de vocês traga os melhores resultados nos trabalhos da Câmara.
Vamos dar uma olhada em como ficou a próxima legislatura:
A maioria dos eleitos renovou seu mandato: Boca (o mais votado), seguido de Luizinho, que alcançou a marca histórica de cinco mandatos. Jean, Geraldinho, Fernando e Renildo, no terceiro mandato, mostram força política e continuidade.
Pedro, Barth e Kristian são três novas personalidades que, além da juventude, demonstram também a força da renovação nas cadeiras.
Outra demonstração incontestável de força foi do MDB, que elegeu cinco vereadores! Fato também inédito em nossa história, que quebra a tendência de eleger três vereadores pelo partido e que deve dar a Fabiano uma base formidável para administrar neste segundo mandato.
Completando os 11 eleitos, temos as duas já citadas, que nos enchem de orgulho. A elas, desejamos também nossos mais sinceros votos de força e resiliência para alterar as leis que precisam ser alteradas e manter aquelas que devem permanecer.
QUEM FOI VEREADOR NÃO SE ELEGE PREFEITO
Henrique confirmou essa tendência. Antes dele, Ângela Carpes já havia tentado em 2000, Pindaco em 2012 e Robson em 2020: todos também sem sucesso.
Denilson demonstrou (em 2016) que, depois de ser prefeito, é possível ser vereador; contudo, o contrário parece ser impossível.
Essa candidatura de Henrique (PL) demonstra também como as votações para governador e presidente, recebidas pelos partidos em nossa cidade, não se refletem nas candidaturas a prefeito.
Nós, Otacilienses, temos um orgulho peculiar de nossa política municipal e a consideramos à parte das demais.
BUSCAR O TERCEIRO MANDATO É COMPLICADO
Tio Ligas confirmou a tendência iniciada por Altamir (em 2016), de que buscar um terceiro mandato é complicado. Contudo, os números dizem mais: a baixa votação recebida nessa eleição com certeza será alvo de estudo nos próximos quatro anos.
FABIANO MANTÉM UMA INCRÍVEL REGULARIDADE DE VOTOS NAS ELEIÇÕES QUE DISPUTOU
6.395 (2020) x 6.364 votos agora. Some-se a isso a eleição com a maior margem de diferença (25,42% dos votos válidos) e a já citada maioria na Câmara, e temos a perspectiva de que os próximos quatro anos serão menos turbulentos, com maior tranquilidade de trabalho. Está claro que o projeto dele e de Leonir é o que mais agrada, e desejamos que, com o apoio dos vereadores, eles deem continuidade a ele.
Sabemos do esforço dos secretários e demais servidores, e a eleição reflete o reconhecimento desse trabalho. Entretanto, desafios continuam à frente, e o próximo mandato exigirá dedicação para manter os avanços e enfrentar novas demandas da população.
A equipe de Fabiano tem o reconhecimento do eleitorado.
Agora, o desafio é manter o ritmo e garantir que o trabalho iniciado seja concluído com êxito.
Deixe seu comentário