logo RCN
Imagem principal

Projetos buscam aprimorar segurança para prática do balonismo em SC

  • ero 360/Prefeitura de Praia Grande/Divulgação -

Duas propostas tratam de regras específicas para operadores e voos de balão; outros projetos também foram apresentados na semana

Dois projetos de lei foram apresentados


Dois projetos de lei (PLs) foram apresentados na última semana na Assembleia Legislativa com o objetivo de estabelecer regras aos operadores turísticos e garantir padrões de segurança para a prática do balonismo em Santa Catarina. As propostas são de autoria dos deputados Padre Pedro Baldissera (PT) e Mauro De Nadal (MDB) e já estão em tramitação.

Os textos buscam criar um marco legal complementar às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de dar uma resposta à sociedade catarinense ao grave acidente ocorrido no dia 22 com um balão de ar quente, que causou a morte de oito pessoas e feriu outras treze em Praia Grande, no Extremo Sul.

As duas propostas já foram encaminhadas para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes de serem votadas em plenário, passarão pela análise da Comissão de Finanças e Tributação e das comissões de mérito.


Registro na Defesa Civil

PL 367/2025, do deputado Padre Pedro Baldissera, estabelece requisitos complementares de segurança para a operação de balões no território catarinense. A proposta determina que empresas operadoras também devam se registrar junto à Defesa Civil estadual e aos municípios onde atuam, realizem testes funcionais em equipamentos de segurança antes de cada decolagem e utilizem rádios aeronáuticos, rastreamento por GPS, kit de primeiros socorros e paraquedas reserva.

Além disso, o texto proíbe voos em condições meteorológicas adversas, sobre áreas densamente povoadas sem autorização e o transporte de materiais inflamáveis no cesto de passageiros. A fiscalização ficará a cargo da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar, dos municípios e da Anac, cada um dentro de suas competências.

O projeto prevê multas que vão de R$ 5 mil a R$ 50 mil, além de suspensão ou cassação definitiva das atividades em caso de reincidência grave.


Turismo seguro

Já o PL 369/2025, do deputado Mauro De Nadal, estabelece regras de segurança para a prática do balonismo com finalidade turística, esportiva ou de lazer. A proposta exige que os operadores de balonismo possuam CNPJ e autorização da Anac como prestadores de serviços especializados, cadastro ativo junto ao órgão estadual de turismo, além de seguro contra danos a terceiros e para passageiros.

Antes de cada voo, os passageiros devem ser informados sobre trajeto, condições climáticas, instruções de segurança e procedimentos de emergência. Também será obrigatório o fornecimento de termo de responsabilidade assinado.

Outros pontos relevantes incluem a obrigatoriedade de extintor de incêndio no cesto do balão, proibição de operação sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas e exigência de áreas seguras e demarcadas para pouso e decolagem.


Outros projetos

Além dessas duas propostas, outros PLs entraram em tramitação na última semana:

  • PL 290/2025 – Deputado Thiago Morastoni (Podemos): Estabelece a Política Estadual de Cooperação Tecnológica em Hidrogênio Verde.
  • PL 294/2025 – Deputado Thiago Morastoni (Podemos): Institui a Política Estadual de Mobilidade Urbana Sustentável.
  • PL 364/2025 – Deputado Alex Brasil (PL): Aperfeiçoa mecanismos de fiscalização da lei contra furtos de cabos e equipamentos.
  • PL 365/2025 – Deputado Alex Brasil (PL): Reduz ICMS para aquisição de armas de fogo e isenta integrantes da segurança pública.
  • PL 368/2025 – Deputado Marcos da Rosa (União): Permite uso da Bíblia como recurso paradidático nas instituições de ensino.
  • PL 370/2025 – Deputado Pepê Collaço (PP): Reconhece Paulo Lopes como Capital Catarinense da Lagoa do Coração.
  • PL 373/2025 – Deputado Jessé Lopes (PL): Altera lei para facultar distribuição de canudos plásticos descartáveis.
  • PL 374/2025 – Tribunal de Justiça de SC: Altera lei que trata da criação de serventias extrajudiciais em Chapecó.
  • PL 377/2025 – Deputada Paulinha (Podemos): Institui o evento "Na Fazenda – Festival Sertanejo" no Calendário Oficial do Estado.

(Com a colaboração de Fabricio Escandiuzzi)]

Agencia Alesc


Projetos buscam aprimorar segurança para prática do balonismo em SC Anterior

Projetos buscam aprimorar segurança para prática do balonismo em SC

Justiça Eleitoral determina prazo para cerca de 190 mil eleitores de SC regularizarem a situação eleitoral Próximo

Justiça Eleitoral determina prazo para cerca de 190 mil eleitores de SC regularizarem a situação eleitoral

Deixe seu comentário