logo RCN
Imagem principal

Avança na Alesc projeto para fornecer sensores de glicemia a estudantes com diabetes tipo 1

Proposta do deputado Lucas Neves visa beneficiar alunos de baixa renda da rede pública

A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta manhã, o Projeto de Lei que cria o "Programa de Controle de Diabetes na Escola". A iniciativa, de autoria do deputado Lucas Neves (Podemos), tem como objetivo fornecer sensores de monitoramento contínuo de glicemia para estudantes de baixa renda diagnosticados com diabetes tipo 1.

O programa beneficiará alunos do ensino infantil, fundamental e médio provenientes de famílias com renda de até três salários mínimos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com dados atualizados e que não recebem assistência semelhante de outras instituições.

"Este tipo de diabetes exige monitoramento constante e não tem cura, o que torna imprescindível o uso desses sensores. Sem eles, as crianças precisam furar o dedo várias vezes ao dia para medir os níveis de glicose no sangue, o que é desconfortável e limitante, principalmente dentro da sala de aula. Com a criação deste programa, garantimos a saúde e o bem-estar das crianças durante o período escolar", afirmou o deputado.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial em incidência de diabetes tipo 1 entre crianças e adolescentes, com 92.300 casos, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. A condição, que afeta o pâncreas e impede a produção de insulina, é comum entre crianças de quatro a seis anos e de dez a 14 anos.

Agora, o projeto de Lucas Neves segue para análise na Comissão de Finanças. De acordo com a proposta, a implementação do programa será incluída no orçamento do Estado até 2027, garantindo financiamento contínuo para a sua execução.

Presidente vai se reunir com bancadas regionais para definir pautas prioritárias na Alesc Anterior

Presidente vai se reunir com bancadas regionais para definir pautas prioritárias na Alesc

Lucas Neves garante melhorias em saúde, educação e infraestrutura para Otacílio Costa Próximo

Lucas Neves garante melhorias em saúde, educação e infraestrutura para Otacílio Costa

Deixe seu comentário