Imagem principal

Zequinha, o artista por trás da beleza da Páscoa e do Natal em Otacílio Costa

Quem passa pela Praça Victor Conde de Westarp ou por qualquer ponto decorado de Otacílio Costa, nas épocas de Páscoa e Natal, dificilmente imagina que por trás dos coelhos, papais-noéis e esculturas encantadoras está o talento silencioso e dedicado de um homem apaixonado pela arte: José Carlos da Silva, o Zequinha, de 59 anos.

Funcionário da prefeitura há 37 anos, Zequinha é marceneiro de profissão e artesão de coração. 

Seu trabalho artesanal em madeira ganhou destaque ao longo dos anos e, hoje, é referência nas decorações temáticas que embelezam a cidade e emocionam a comunidade.

"Ser marceneiro pra mim é muito prazeroso. Adoro trabalhar com madeira. Comecei na carpintaria e quem me incentivou a seguir na marcenaria foi o saudoso Sr. João Garcia. O artesanato entrou na minha vida desde muito pequeno, com esculturas, pinturas a óleo sobre tela e tantas outras formas de expressão artística", conta Zequinha, com orgulho.

Além do dom com as ferramentas e pincéis, Zequinha carrega um espírito comunitário inspirador. "Sempre gostei de enfeitar minha casa e quando tive a oportunidade de fazer algo para deixar nossa cidade mais alegre nessas épocas, foi muito gratificante. Ver o sorriso das pessoas ao ver uma peça feita por mim é uma recompensa enorme", afirma.

Esculturas de Cristo 

Entre os inúmeros projetos que já executou, um tem lugar especial em sua memória: a escultura de um Cristo crucificado doada à Capela de São João, na Localidade de Águas Pretas. "Já esculpi três Cristos crucificados, mas ainda tenho o sonho de criar um Cristo em tamanho real. É um projeto que carrego comigo com muito carinho", revela.

Zequinha também fala sobre seus hobbies e inspirações.  "Sempre adorei o artesanato. Se eu pudesse, viveria só da arte. Tenho uma tela que pintei, que foi vendida para um colega e hoje está em Lages. É uma das minhas obras preferidas. E, atualmente, meu refúgio, meu anti stress, são meus bonsais", admitiu. 

Agradecimentos 

Com obras espalhadas por muitos lugares, Zequinha agradece a Deus e a todos que o incentivaram ao longo da caminhada. "Quero deixar meu agradecimento a todos os prefeitos pelos quais passei, que sempre me deram carta branca para realizar meu trabalho. Agradeço também ao Luiz Cláudio da Silva, que está sempre ao meu lado, à Secretaria de Cultura e à atual administração, que me dá total respaldo. Desejo uma Feliz Páscoa a toda nossa comunidade. Esse trabalho é feito com muito carinho para vocês", finalizou Zequinha.

Com mãos habilidosas, sensibilidade artística e um coração dedicado ao bem coletivo, Zequinha prova que a verdadeira arte transforma não só a madeira — mas também a alma de uma cidade inteira.


Quando um batom vale mais que mil sentenças Anterior

Quando um batom vale mais que mil sentenças

Sindicato Rural realiza curso de Casqueamento em Bovinos Próximo

Sindicato Rural realiza curso de Casqueamento em Bovinos

Deixe seu comentário