logo RCN
Imagem principal

Rede Rural de Segurança atua em 35 propriedades em Otacílio Costa

Pioneira em Lages, a Rede Rural de Segurança vem atuando desde 2015 na serra, e em Otacílio Costa, ela protege famílias do interior do município há mais de dois anos. Atualmente, 35 casas estão cadastradas na rede e 18 estão certificadas.

As comunidades que já possuem cadastro e algumas certificadas são: Casa Vermelha, Goiabal, Carrapato, Cambará, Águas Paradas, Beira Rio, Santa Rosa, Fundo do Campo, Joana, Campo Chato e Vila Aparecida.

De acordo com o comandante da Rede Rural de Segurança, sargento Laureci de Oliveira, a rede veio com objetivo de fazer um policiamento diferenciado no meio rural. “Trabalhamos com Águia-4, vamos até a propriedade, tiramos as coordenadas com georreferenciamento e posteriormente, rondas constantes no local aonde a gente faz a visita”, comentou ele.

Qualquer família pode participar da rede, desde que tenha propriedade no meio rural. O sargento publicou que as propriedades que são cadastradas, são aquelas que as famílias solicitam a presença da patrulha rural. “A partir daí, é feito um breve cadastro, e dentro de uma certa cotação, a propriedade é apta a ser certificada, que são as propriedades que recebem a placa da patrulha rural, as placas são todas padronizadas, nela  vai o código da propriedade onde está em azul e embaixo o nome da referida propriedade”, explicou o sargento, salientando que para participar da rede, não existe custo nenhum, apenas o custo para colocar a placa na propriedade.

A agricultora Vaneza Velho, 53 anos, moradora da localidade de Goiabal, cadastrou sua  propriedade em 2021. Ela disse que toda família se sente mais segura e acolhida com a rede. “Com a rede, com certeza os ladrões foram inibidos, pois já fomos furtados muitas vezes. Hoje  fica mais fácil para gente, pois quase todas as propriedades da nossa comunidade estão cadastradas. Estamos vivendo uma comunidade com mais segurança, nos dias de hoje com tantas invasões e tantas atrocidades que vimos, a rede com toda a certeza faz diferença”, falou do Vaneza.

O delegado Silvio Dantas relatou a importância da patrulha para a segurança da comunidade ao todo. “Desde que foram instituídos, os números de delitos reduziram drasticamente, aumentando a sensação de segurança da população”, falou Dantas.

Em casos de emergência, o primeiro passo para solicitar a patrulha, é ligar para o número 190. “A partir daí são deslocadas viaturas e reforços, conforme a situação, e até uns dos nossos benefícios é o auxilio do Águia-4, que podemos solicitar, o que gera agilidade na operação”.

O Cabo Lucas e o Cabo Rezende são responsáveis pela patrulha rural nas seguintes cidades: Otacílio Costa, Palmeira, Bocaina do Sul, Painel, Correia Pinto, Ponte Alta, Bom Retiro, Alfredo Wagner, São Joaquim, Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici. Estes municípios são atendidos pela Guarnição da Patrulha Rural da 3ªCIA/6BPM.

Informações

Para quem desejar participar da rede, pode entrar em contato com o cabo Lucas pelo WhatsApp (49) 98858.9688, ou pelo (48) 98858 9688. Também através do telefone (49) 3289 8802 e pelo e-mail: 6ºbpmp3@pm.sc.gov.br, além do aplicativo PMSC Cidadão, onde a família pode solicitar a cadastramento e também uma emergência.

Lucas neves cobra governo para resolver problema da saúde na serra Anterior

Lucas neves cobra governo para resolver problema da saúde na serra

Principais indústrias instaladas em Otacílio Costa empregam aproximadamente 3 mil pessoas Próximo

Principais indústrias instaladas em Otacílio Costa empregam aproximadamente 3 mil pessoas

Deixe seu comentário