logo RCN
Imagem principal

Projeto promove hábito da leitura em Palmeira

Despertar o prazer da leitura, proporcionar ampliação do vocabulário e desenvolver competências como atenção e capacidade de concentração, melhorando o senso crítico e estimulando a criatividade, o raciocínio, a linguagem e a escrita. Foi com estes objetivos que, no município de Palmeira, foi executado o projeto 'Passaporte da Leitura', que envolveu 35 alunos de quinto ano do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza.

Idealizado e desenvolvido pela professora Franciele Niedzielski, o projeto, que durou cerca de três meses, proporcionou aos alunos um rodízio de livros, com os quais tiveram contato e sobre os quais deverão desenvolver atividades que vão desenvolver habilidades manuais. Com isso, eles podem exercitar a oralidade, escrita, além de trabalhar com áreas de interpretação e reconhecimento, contação de histórias, colagem de palavras, dentre outras.

“Esse projeto contou com 100% de participação dos alunos, onde todos cumpriram com as atividades respondendo os desafios do passaporte, e aprenderam um pouco sobre como estimular a criatividade”, explicou a professora.

Criatividade para impulsionar o conhecimento

Além de desenvolver as habilidades, parte do projeto colocou as crianças em contato direto com uma realidade nova para elas. Contudo, elas perceberam o valor das atividades que participaram. “A leitura nos ajuda na pronúncia, na comunicação geral, desenvolve a criatividade, a imaginação e nos ajuda a adquirir conhecimentos e valores. Somos o resultado dos livros que lemos”, declara a pequena Manueli Batista, 11 anos, aluna do 5º ano II.

Quem também destacou o valor de utilizar a criatividade para melhorar o aprendizado das crianças foi a empresária Marla Fengler Dietterle, proprietária da pousada Reserva das Grimpas, na Estrada Geral do Mato Escuro. Foi lá que as crianças encerraram o projeto, conhecendo o helicóptero da empresária, que disponibilizou o piloto para ensinar as crianças sobre o funcionamento do equipamento.

“Para mim é uma grande satisfação e orgulho, porque a gente tem que dar acesso a todas as pessoas, para terem oportunidade. Hoje de manhã eu e o piloto conversamos sobre isso, e não é impossível estudar e ser um piloto. É só ter disciplina e empenho que qualquer um consegue. Estamos a disposição para receber outros alunos para virem e conhecerem a propriedade”, relatou.

A prefeita Fernanda Cordova destacou a importância do projeto, no sentido de permitir que as crianças tenham contato com outras realidades e possam sonhar com o futuro. “Os livros são janelas para realidades que, muitas vezes, só observamos pela televisão. Creio que as crianças viram, pela primeira vez, de perto, um helicóptero, e esse contato as ajuda a perceberem que também podem melhorar de vida, alcançar o sucesso, e aprendem a trilhar esses caminhos para terem um futuro melhor. Parabéns a todos os envolvidos”, comemorou.

Bocainenes concluem curso de manicure e pedicure Anterior

Bocainenes concluem curso de manicure e pedicure

Diabetes, uma doença invisível Próximo

Diabetes, uma doença invisível

Deixe seu comentário