logo RCN
Imagem principal

Jane Erckmann, um legado como servidora pública

Neste sábado, dia 17, é comemorado o Dia do Servidor Público Aposentado, e nada melhor que contar a história da querida e amada professora Jane Teresinha Erckmann, que dedicou 32 anos a educação de Otacílio Costa

Jane Teresinha Erckmann, 56 anos, natural de Lages, reside em Otacílio Costa há 32 anos. Ela veio morar na cidade para trabalhar no Centro de Educação Infantil Catarina Furhmann, que na época ia inaugurar a escola e precisava de professores, porém ela esperaria a escola ficar pronta por 3 meses. Neste período, ela trabalhou na Escola Barão do Rio Branco, no  bairro Igaras, e depois foi para o a CEI Catarina, onde trabalhou por 10 anos, sendo 4 deles, como diretora.

Sua trajetória como servidora pública começou em 1991. Jane escolheu ser professora por sempre gostar de ler, de estudar e de participar ativamente das atividades da escola em que estudava. “Sempre fui muito falante e comunicativa. Isso me levou a querer o magistério. Na época com apenas 16 anos, eu era muito jovem para uma decisão tão importante, mas faria tudo de novo, sem nenhuma dúvida”, disse a professora.

Ela fez faculdade na Universidade do Contestado, a UNC, em Curitibanos, e Pós-graduação no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, e também especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais, e concluiu todos os seus estudos no ano de 2003.

Depois de trabalhar no CEI Catarina Furhmann, prestou serviço, em períodos curtos, em outras escolas, como na Alexandrina e Favo de Mel, ambos na educação infantil. Em 2004, ela iniciou suas atividades com o Ensino Fundamental, na E.B.M Marechal Rondon. Em 2013, trabalhou no CEI João Maria Rodrigues de Lima como diretora. “Apenas iniciei o ano letivo e, em seguida, assumi a direção da Barão do Rio Branco, a pedido da Secretaria de Educação”, explicou.

De 2014 a 2020, Jane trabalhou no Núcleo Adilha Matias Faria, na localidade de Fundo do Campo, interior do município, como Suporte Pedagógico, e retornou à Marechal Rondon, em 2021 e 2022, trabalhando em sala de aula com os terceiros anos, onde se aposentou. “Aposentei-me no final de 2022, com 56 anos de idade, e 32 anos de trabalho prestado à Educação do município. Trabalhei por 13 anos com Educação Infantil e 19 anos com Ensino Fundamental”.

Jane conquistou um legado muito lindo como servidora pública. “Acredito que tenha cumprido o meu papel com muita responsabilidade, conhecimento, afeto, amor e comprometimento. Sei que tive erros, mas graças a Deus muito mais acertos”, falou.

Em sua trajetória como professora e servidora pública, ela adquiriu um carinho e respeito muito grande pelos alunos e colegas de trabalho. “O carinho dos meus alunos, sem dúvida, é o melhor presente que ganhei e ganho até hoje. Muitos e muitos, hoje já crescidos, pais e mães de família, trabalhando, quando os encontro é sempre com uma troca de carinho muito grande. Outros, tenho contato somente pelas redes sociais, mas o tratamento afetivo é igual. Quanto aos meus colegas, sempre procurei tratar a todos com o maior respeito e admiração, assim como toda a comunidade escolar”, disse ela, que complementou afirmando que, pelo fato de ter sempre o brilho no olho pela educação, sempre foi apaixonada pela sua profissão, e tem certeza que isso fez a diferença em seu trabalho. “Após cada bronca, vinha um abraço, um beijo e uma conversa de pertinho para afirmar que eles são capazes, que precisam acreditar, que são inteligentes e pessoas do bem. É apostar todas as fichas e ver cada aluno como um ser único e especial, cada um com suas particularidades”.

Seus princípios são baseados naquilo que recebeu de seus pais: educação e valores que a ensinaram e que regem sua vida até hoje. “Como o profissionalismo, a responsabilidade, o compromisso, a ética, meus direitos e deveres, o respeito, a organização, a simpatia, a humildade, o bom humor e a alegria”.

Passos como aposentada

Jane é mãe da Juliane Corrêa, sogra do Rodolfo Kniess de Souza e avó do pequeno Henrique Corrêa de Souza, de 1 aninho de vida. Agora aposentada, o objetivo é curtir o tempo possível com a família, viajar, e ter tempo para os amigos para um bom café, uma pizza, um churrasco. “Continuar meus trabalhos voluntários, que realizo com muito prazer. Enfim, viver com mais leveza, sem tanta correria, ao lado daqueles que mais amo”.

E para encerrar, Jane menciona que, sem dúvida, o que mais marcou sua carreira foi estar em sala com seus alunos. “Foi ali que me realizei, ali fui feliz, ali eu ensinava, aprendia, ria e chorava. Ali eu errei e acertei. Ali dei bronca, chamei atenção, me frustrei, me angustei, mas também foi ali que vi muito aprendizado, desafios vencidos, obstáculos superados. Ali, vi olhos brilhando de muita alegria ao perceberem o quanto são capazes. Ali eu vivi as melhores experiências, os sentimentos mais puros e sinceros. Estar ao lado das crianças por todos esses anos me fez ser um ser humano melhor. Na verdade, eu que fui a privilegiada por ter tido a companhia de todos eles por 32 anos. Sou imensamente feliz e realizada na profissão que exerci. Minha eterna gratidão por tanto amor e carinho”, finalizou Jane.

O Governo de Santa Catarina autorizou a realização de investimento no Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, de mais de R$ 600 mil. Anterior

O Governo de Santa Catarina autorizou a realização de investimento no Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, de mais de R$ 600 mil.

1° Entrevero do Grupo Escoteiro Guardiões da Floresta será realizado em julho Próximo

1° Entrevero do Grupo Escoteiro Guardiões da Floresta será realizado em julho

Deixe seu comentário