logo RCN
Imagem principal

Especial Dia das Mulheres

40 anos dedicados à comunidade otaciliense

Dando continuidade na série de matérias em especial ao mês das mulheres, esta semana vamos contar a história de Ivanir Marini Bonai, a dona ‘Iva’, que dedicou mais de 40 anos prestando serviços à comunidade otaciliense, e hoje é ela quem precisa de ajuda.

Natural do estado de Rio Grande do Sul, Ivanir Marini Bonai, a ‘Iva’, 68 anos, é moradora do bairro Santa Catarina, em Otacílio Costa. Casada com Deonildo Bonai, é mãe e avó. Desde que veio morar com sua família no município ela presta serviço comunitário à igreja, às pessoas carentes, amigos e vizinhos da comunidade otaciliense.

Ela relembra que começou suas atividades como doméstica em várias casas do município. “Fiquei conhecida pelo meu serviço de doméstica, trabalhei muito e, a partir daí, já sendo católica, comecei a prestar serviço comunitário para a igreja Matriz. Lavava a igreja e o salão, ajudava nas missas e no que fosse preciso, fazendo comidas nas festas, cucas e bolos”.

Todo trabalho prestado por dona Iva merece o reconhecimento, sempre com muita bondade no coração e sem discriminação. Ajudar o próximo é um dom que ela herdou de família. Após 40 anos prestando serviços comunitários, tirando dinheiro do próprio bolso para ver uma criança e uma família feliz, hoje é ela quem precisa de auxílio.

Iva, em outubro do ano passado, operou uma perna e a coluna. Ela sentia muita dor, resultado de muito trabalho, e só a cirurgia poderia aliviar. Juntaram as economias e ela fez o procedimento. Atualmente, a outra perna dela está com desencaixe, também gerando muita dor e desconforto, e ela precisa, novamente, fazer uma cirurgia, porém a família está sem condições financeiras.

Pelo conhecimento que todos têm dela e da família, amigos se juntaram e doaram uma vaca e uma terneira para vender uma rifa e juntar o dinheiro para realizar a nova operação. Ela precisa arrecadar um total de R$ 16 mil, para operar ainda este ano, em junho ou julho, na cidade de Angelina. São 600 blocos, cada um deles com 10 números, no valor de R$ 2 cada. O sorteio será dia 28 de maio, durante a missa da Igreja Matriz.

Quem quiser ajudar a vender e comprar os blocos pode procurar a redação do jornal e também a Iva pelo telefone: (49) 99147-8218. Quem quiser doar um valor em forma de gratidão, pode procurar por ela também. Todo valor será em prol de sua cirurgia, e o jornal prestará contas do valor arrecadado. “Eu gostaria de agradecer muito toda minha família, amigos e toda comunidade que tem me ajudado, peço que Deus abençoe cada um, de todo coração, é bom ver que todo trabalho que prestei, fiz amigos e irmãos que levo para vida toda”.

Massas da Iva

Iva vem de família italiana. Ao conversar com ela, sempre simpática e muito querida, é nítido o sotaque italiano e como uma boa e fiel italiana uma de suas paixões é a massa, um dos pratos preferidos e mais famosos dos italianos.

Por anos ela produzia macarrão, tortei de moranga, nhoque, massa de lasanha, de pastel, e outros agregados para vender para restaurantes e comunidade. Hoje, ela conta que por conta de sua condição de saúde, faz os produtos por hobby e para consumo próprio. “Eu sempre gostei de cozinhar, fazer as massas, pão, bolacha e outros alimentos. Sempre me fez bem e saber que tinha procura, me deixava ainda mais empolgada para fazer. Hoje eu faço, com uma máquina que amassa a massa para mim, mas somente para consumo próprio, não tenho condições de fazer para vender, mas sinto falta, pois sempre tinha gente procurando a massa da Iva”, disse ela.

Outros trabalhos prestados

Sempre muito ativa na comunidade, um dos projetos da Iva é a excursão para Ibiaça, no Rio Grande do Sul. Há 20 anos ela realiza a romaria com cerca de 48 pessoas. A última vez que ela organizou foi em 2020, devido à pandemia. Ela pretende, ano que vem, voltar a organizar.

Outra ação que ultrapassa 30 anos é o Natal na Casa da Iva.  Ela junta crianças dos bairros vizinhos, oferece alimentos, doces e brinquedos com a ajuda da comunidade, e faz uma linda festa de natal para as crianças em sua casa, onde além do Papai Noel presente, ela resgata o real significado do natal, o nascimento do menino Jesus.

Iva também fazia jantares de casamento para mais de 400 pessoas e outras festas particulares, e trabalhou na cozinha das escolas municipais, festas das igrejas entre outros.

Hoje ela ainda é coletora do dízimo e participa do Apostolado da oração. “É com muita alegria que coleto o dizimo aqui na minha rua e nos vizinhos mais próximos. Vou até onde me permito, e faço todo esse trabalho com muito amor, participei do Grupo de Família e do CPC da igreja e estou feliz pela minha filha e meu genro, hoje eles são os presidentes do conselho da Igreja Matriz, seguindo os passos da nossa família”, finalizou Iva.

Vereador macarena e ex-prefeito luiz schmuller absolvidos pelo tribunal de justiça Anterior

Vereador macarena e ex-prefeito luiz schmuller absolvidos pelo tribunal de justiça

Equipe de veteranos faz sua estreia na liga Riosulense de Futebol Próximo

Equipe de veteranos faz sua estreia na liga Riosulense de Futebol

Deixe seu comentário