logo RCN
Imagem principal

CONFRATERNIZAÇÃO DA FAMÍLIA MATIAS

Quase 120 membros da família Matias se confraternizaram no sábado, dia 06, na sede do Clube Pinheiro, em Otacílio Costa, seguindo o costume de se reunirem de tempos em tempos iniciado em 2006, na residência de Renato Theis e Maria Ap. Matias Theis, em Atalanta. A partir de agora os encontros serão anuais e sempre no primeiro sábado de maio.

O encontro foi iniciado com um almoço, seguido de uma sofrida partida de futebol, vencida pelo time dos “Matias de Cima da Serra” contra os “Matias da Atalanta” (houve protestos, porque o goleiro de um dos times não quis sair da sombra de seu gol na virada do jogo, e então ficou como goleiro do time adversário no segundo tempo). Após, foi servido um café colonial seguido de baile com janta. A organização do encontro foi coordenada por Maria Helena Faria da Rocha e Mariana Matias de Jesus Medeiros.

Este ramo da família Matias é parte de um dos segmentos do tronco genealógico formado por Alvim Pedro Matias em seus casamentos sucessivos com Joana, Josina e Geraldina Joaquina dos Santos, o primeiro deles por volta de 1908, em Braço do Norte.

Entre os filhos de Alvim Pedro estão Joana Mannrich, Agenor e Hermínio Alvim Matias, já falecidos e cujos filhos, netos, bisnetos e tataranetos foram os participantes do encontro realizado no sábado. Os descendentes deste segmento dos Matias residem principalmente em Otacílio Costa, Palmeira, Rio do Sul, Atalanta, Mafra, Lages, Taió, Itapema, Brusque, Timbó e Blumenau, além de Campo Verde-MT

O primeiro filho de Alvim Pedro foi Hermínio Alvim Matias, nascido em 1910, em Braço do Norte. Seu nome denomina a segunda área industrial do município de Otacílio Costa. A homenagem se deve, especialmente, ao fato de que foi ele quem assinou e encaminhou para a Assembleia Legislativa, em 1957, o primeiro pedido para que a região hoje formada por Palmeira e Otacílio Costa se emancipasse de Lages.  Hermínio Matias faleceu em dezembro de 1975, em Palmeira.

Os 10 filhos do casal Hermínio e Maria, com os sucessivos netos e bisnetos, cruzaram o sobrenome Matias através de uniões com membros de famílias de sobrenomes como, entre outros, Xafranski, Bitencourte, Souza, Werner, Jesus, Santos, Xavier, Fronza, Medeiros, Frutuoso, Pires, Silvestrin, Zimmermann, Faria, Borges, Costa, Sabino, Calhari, Westphal, Fávero, Valim, Rodrigues, Hillmann, Rafaeli, Muniz, Luz, Oliveira, Telles, Costa, Rocha e Constante. No total, somente os descendentes do casal Hermínio e Maria somam, hoje, quase 180 pessoas.

(*) O sobrenome ´Matias´ tem origem na expressão hebraica ´Matatyahu´, que formou o nome Mathateus em grego e Mathias em latim, até chegar ao português Matias. O significado da expressão hebraica original é ´Dádiva de Jeová´, ou seja, ´Presente de Deus´.

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem completa 70 anos Anterior

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem completa 70 anos

Grupo ministra aulas de defesa pessoal nas escolas de Otacílio Costa Próximo

Grupo ministra aulas de defesa pessoal nas escolas de Otacílio Costa

Deixe seu comentário