logo RCN
Imagem principal

Prefeitura de Otacílio Costa firmará parceria com Instituto Paternidade Responsável para fortalecer vínculos familiares

Na tarde desta segunda-feira, 10 de março, o prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar de Souza, recebeu em seu gabinete representantes do Instituto Paternidade Responsável, sediado em Lages.
O encontro contou com a participação de diversas autoridades municipais das áreas da educação, assistência social e saúde.
O Instituto esteve representado pela coordenadora de Projetos, Rita Lang, a psicóloga Michelli Rafaeli e a advogada Mariana Hofmann. Pelo município de Otacílio Costa, participaram da reunião as secretárias de Educação, Ana Luzia Santos de Liz, e de Assistência Social, Andrielly Ortiz, além da equipe técnica composta por psicólogas, assistentes sociais e a coordenadora do CRAS, Juceliza Pellin.


Fortalecendo a presença paterna
O principal objetivo da parceria discutida na reunião é o reconhecimento da paternidade nos registros de nascimento e, além disso, o incentivo à presença ativa dos pais na vida dos filhos. O Instituto Paternidade Responsável trabalhará junto ao município por meio de uma equipe volante, que percorrerá as comunidades locais para identificar casos de crianças e adolescentes sem o nome do pai na certidão de nascimento.
O projeto prevê ações nas escolas, unidades de saúde e no CRAS, promovendo prevenção e orientação às famílias. Além disso, a iniciativa poderá contar com o apoio das empresas Klabin e Sudati, considerando a futura instalação de uma nova unidade industrial na região que poderá impactar a demanda social no município e arredores.


Compromisso com o social
Para o prefeito Fabiano Baldessar de Souza, essa parceria reforça o compromisso da gestão municipal com o social, a educação e a prevenção.
"Nosso município se preocupa com políticas públicas que garantam direitos essenciais às crianças e adolescentes. Recebemos o Instituto Paternidade Responsável para firmar uma parceria que vai identificar e atuar em casos onde os filhos não têm seus pais presentes em suas vidas", destacou o prefeito.
Já a coordenadora do Instituto, Rita Lang, enfatizou a importância da ação para o fortalecimento dos laços familiares.
"Nosso trabalho vai além da formalização da paternidade no registro civil. Queremos estimular os pais a assumirem seu papel na vida dos filhos, promovendo vínculos afetivos e contribuindo para um desenvolvimento saudável. A parceria com Otacílio Costa nos permitirá ampliar esse impacto positivo na comunidade", declarou.
Para a secretária de Assistência Social, Andrielly Ortiz, a iniciativa reforça a preocupação da administração municipal em garantir direitos e fortalecer as estruturas familiares. "Estamos promovendo ações que impactam diretamente no desenvolvimento social da cidade".

Diocese de Lages lança Campanha da Fraternidade 2025 com foco na ecologia integral Anterior

Diocese de Lages lança Campanha da Fraternidade 2025 com foco na ecologia integral

MULHER, FORÇA DA VIDA Próximo

MULHER, FORÇA DA VIDA

Deixe seu comentário