Klabin Semeando Educação contribui para aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Santa Catarina
Otacílio Costa e Palmeira avançaram nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no comparativo entre 2021 e 2023
O programa Klabin Semeando Educação, que capacita gestores e professores do ensino fundamental das escolas públicas, contribuiu para o aumento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sobretudo em dois municípios onde é realizado em Santa Catarina. O Klabin Semeando Educação atua em 20 cidades de quatro estados brasileiros e, destas, 14 aumentaram suas notas no Ideb 2023 em relação a 2021. Os resultados foram confirmados na apresentação do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com os números do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.
A iniciativa capacita gestores e professores da rede pública de ensino em planejamento e gestão escolar, abrangendo desde iniciativas relacionadas à infraestrutura, pedagogia e no relacionamento com a comunidade escolar em geral. Os professores também recebem apoio em forma de treinamento e material pedagógico para o melhor ensino de matemática e português, disciplinas que integram a Prova Brasil, exame que avalia o desempenho dos alunos e o aprendizado ao longo de toda a trajetória escolar, incluindo habilidades de anos anteriores e posteriores ao que estão matriculados.
Em Santa Catarina, Otacílio Costa e Palmeira superaram em 2023 a meta do Ideb. Otacílio Costa aumentou de 6,3 para 6,6, excedendo a meta de 6,3. Já Palmeira subiu de 6,3 para 7,2, ultrapassando a meta de 6,6. Além disso, ambos os municípios superaram a média estadual (6,2 nos anos iniciais) e nacional (6,0 nos anos iniciais). Para a professora Crislei Paim da Silva, de Palmeira, o programa proporcionou novos olhares sobre o conhecimento, a reflexão, o protagonismo e o aperfeiçoamento do fazer pedagógico, potencializando o processo de ensino e aprendizagem. “Pela terceira vez, nós obtivemos o melhor índice da região e estamos entre as seis melhores médias de Santa Catarina com a nota de 7,2. Este é um resultado do comprometimento e da qualificação de todos os profissionais da educação. É proporcionado aos professores contínuas formações que permitam que eles possam aprender melhores formas de ensinar, apoiar e facilitar o desenvolvimento dos estudantes, resultando em melhores índices da educação pública”, explica a professora do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza.
A próxima avaliação Ideb terá como base o ano de 2025 e a expectativa dos educadores é de seguir evoluindo, com metas mais desafiadoras. E o Klabin Semeando Educação auxilia na formação continuada de gestores e professores. A capacitação assessora o educador a desenvolver habilidades necessárias para lidar com as diferentes situações da prática diária, além de preparar os alunos para lidar com os desafios do mercado globalizado – objetivo que exige uma educação pública equitativa, inclusiva e de qualidade. Para isso, propõe o desenvolvimento de competências para gestores educacionais e escolares e mobilização social em prol da educação, ações que devem resultar na melhoria da aprendizagem dos alunos.
"Esses resultados chancelam a eficácia das iniciativas que a Klabin tem implementado em parceria com as comunidades e os municípios. O avanço no Ideb da maioria das cidades participantes do Programa Klabin Semeando Educação é um reflexo do comprometimento de todos os envolvidos em oferecer uma educação de qualidade e preparar as gerações mais novas para um futuro promissor. A Companhia continuará trabalhando para que isso se amplie e alcance cada vez mais estudantes", comenta Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
O programa também atua no Paraná, em Pernambuco e em São Paulo e conta com a consultoria da Interação Urbana, empresa focada no apoio técnico à gestão pública, para formações sobre gestão escolar e práticas para aplicação de conteúdo em sala de aula.
Sobre o Klabin Semeando Educação
O programa da Klabin começou em 2017 com apenas três municípios e, hoje, atende a 20 cidades do Paraná, de Santa Catarina, de Pernambuco e de São Paulo. Em 2023, a iniciativa abrangeu 252 escolas e quase 1,6 mil profissionais da rede pública municipal de ensino (1.266 professores e 292 gestores), beneficiando mais de 32 mil alunos do Ensino Fundamental.
O que é o Ideb
Criado em 2007, o Ideb é uma ferramenta que acompanhamento as metas de qualidade para a educação básica, com objetivos a serem atingidos por cada estado brasileiro, pelo Distrito Federal e pelos municípios, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. É uma ferramenta que acompanhamento as metas de qualidade para a educação básica. O Índice varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.
A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Assessoria de Imprensa – Klabin
In Press Porter Novelli
Deixe seu comentário