
Klabin celebra o Dia da Agricultura com resultados positivos em programa voltado à família do campo
Agricultores de Santa Catarina avançam na produção sustentável com estímulo do Programa Klabin Transforma - Matas Sociais, programa de fortalecimento da agricultura familiar
Na data em que é celebrado o Dia da Agricultura, 17 de outubro, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, destaca as iniciativas colocadas em prática para apoiar e fortalecer o trabalhador do campo por meio do Programa Klabin Transforma - Matas Sociais, iniciativa da Klabin em parceria com a Apremavi, Sebrae e apoio das prefeituras municipais e Epagri em Santa Catarina.
Ao longo dos seus 125 anos de história, a Klabin reconhece a importância da atividade para a economia e o desenvolvimento sustentável do país. Entre os programas implementados, o Klabin Transforma - Matas Sociais tem se consolidado como uma iniciativa de sucesso para a promoção da produção rural com técnicas de manejo inovadoras e contribuído, inclusive, para a adequação ambiental das propriedades à legislação ambiental, até o apoio à comercialização dos produtos. Além disso, promove ações de formação, diversificação das propriedades e incentivo ao associativismo e cooperativismo. Assim, o programa impacta positivamente a produção de pequenos produtores rurais beneficiados no Estado, garantindo maior produtividade e aumento de renda.
A iniciativa é desenvolvida em 11 municípios do Paraná (Cândido de Abreu, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania) e cinco de Santa Catarina (Lages, Correia Pinto, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta).
“O Programa Klabin Transforma - Matas Sociais, além de auxiliar os pequenos produtores e fomentar a agricultura familiar, também contribui para a segurança alimentar, fornecendo alimentos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Dessa forma, há maior retorno para os agricultores, ganho em sustentabilidade e benefício para toda a comunidade”, conta Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade na Klabin.
Hamilton Soares dos Santos, morador de Otacílio Costa e proprietário do Sítio do Sossego, ampliou a produção de verduras e aumentou o lucro com o estímulo do programa. “Os técnicos têm me ajudado com orientações para melhorar meu trabalho. Coloco o que aprendo em prática para produzir alface, repolho, brócolis, couve-flor, feijão de vagem, pimentão, salsinha, cebolinha e tomate”, conta.
Agora, ele espera evoluir continuamente para conseguir entregar resultados melhores para os clientes. “Quero crescer como agricultor e oferecer produtos de qualidade. Tenho muito orgulho de meu trabalho, pois dedico tempo, atenção e compromisso para ser melhor a cada dia, buscando sempre melhorias e inovações”, conclui Hamilton.
Sobre o Matas Sociais
O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis é um projeto resultante da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae. Tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais nos 11 municípios do Paraná onde o projeto atua (Cândido de Abreu, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania) e outros cinco de Santa Catarina (Lages, Correia Pinto, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta).
Criado em 2015, ele foi concebido a partir de estudos realizados pela Klabin para identificar as necessidades locais e que justificaram investimentos socioambientais na região. Desde então, o programa tem auxiliado pequenos produtores rurais em todas as etapas de produção, desde a adequação ambiental até o apoio à comercialização de alimentos. Além disso, promove ações de formação, diversificação das propriedades e incentivo ao associativismo e cooperativismo.
Deixe seu comentário