Otaciliense, autora de livro, retorna a cidade para ministrar palestra
-
Sérgio Pinheiro/CO -
A Fisioterapeuta Integrativa, Parapsicóloga, Professora e Palestrante, Aryane Evaristo, 31 anos, atualmente moradora de Florianópolis, foi a palestrante da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece entre os dias 24 à 28 de outubro, na Escola Nossa Senhora de Fátima, no bairro Fátima, em Otacílio Costa.
Ela ministrou palestra na manhã de sexta-feira, 21, para todos os alunos da referida instituição de ensino.
Aryane nasceu em Lages, mas viveu até os 17 anos em Otacílio Costa. Em 2008, já residindo em Florianópolis, ela escreveu o livro À Flor da Pele, obra que é um reflexo dos contos, e do que observava que as pessoas viviam.
“O livro é de contos e poemas, aborda temas fictícios e de romance, muitas vezes sonhava com, e acordava para escrever, outras vezes a música me ajudava a escrever. Sempre amei as artes, a música”, disse.
Aryane é apaixonada pela escrita
Sobre o livro, ela diz que a ideia surgiu porque adora escrever. “Sempre amei escrever, e chegou um ponto que publicar se tornou um sonho, para que outras pessoas pudessem compartilhar das histórias que eu vivia na minha mente na época”, afirmou.
O retorno da publicação, segundo ela, foi maravilhoso. “Com certeza foi um marco na minha vida, realmente escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho (apesar que não sou mãe ainda) são filhos, situações que observamos o crescimento aos poucos, e que vão ofertando frutos no seu caminho”, comentou.
Em Otacílio Costa, na época (2008) ela recebeu uma placa de Honra ao Mérito pela publicação do livro À Flor da Pele. O lançamento do livro ocorreu em Lages no Colégio Industrial, onde ela estudou no último ano, até então ela estudava na Escola Elza Deeke, na Capital Catarinense da Madeira.
Atualmente, Aryane escreve de uma maneira muito diferente, direcionado ao autoconhecimento, ou ao mundo acadêmico, mas a essência da imaginação para contos e poemas, dos sonhos, isto persiste, porém direciona para os trabalhos que realiza hoje.
Tudo começou com o desenho
“Comecei desenhando, depois escrevendo histórias, contos, poemas e por último artigos científicos. Realizei o mestrado Ambiente e Saúde, direcionando meu trabalho para a área da saúde com os agricultores, a influência dos agrotóxicos”, contou.
O início das escritas, conforme ela, foi com 8 anos de idade. O livro À Flor da Pele foi publicado em 2008, mas com a escrita dos 8 anos aos 15 anos. Contos e poemas e alguns desenhos seus.
Além disso, ela teve participação em outros livros, "entre sem bater", pelo SESC, "operários literários" pela Associação dos Escritores de Lages, "a palavra escrita", um livro de um colega, com participação com contos e poemas, além de algumas revistas. “Hoje estou escrevendo outro livro de minha autoria, que envolve assuntos do Autoconhecimento e Numerologia Sistêmica. Tenho um grupo gratuito que alimento com assuntos afins já, para as pessoas irem conhecendo sobre a obra”, enfatizou.
Hoje Aryane tem uma empresa chamada ‘Sou Despertar’, que trabalha com mentorias de carreira, envolvendo também assuntos ligados a autoestima e desenvolvimento humano de forma geral.
Para adquirir o livro À Flor da Pele pode ser através do Instagram aryaneevaristho ou WhatsApp (49) 99923-8040.
Deixe seu comentário