logo RCN
Imagem principal

Escolas da rede municipal e biblioteca foram contempladas com kits de livros em Otacílio Costa

Na última quarta-feira, 28 de setembro, a Secretaria de Educação de Otacílio Costa realizou a distribuição de kits de livros para todas as escolas da rede municipal de ensino, 12 unidades no total, e a biblioteca municipal.
O investimento total foi no valor de R$ 206.908,00, por meio de recursos próprios do município.
De acordo com a secretária municipal de educação, Ana Luzia dos Santos de Liz, a leitura é um ato revolucionário e seus benefícios são incontáveis.
“Ler estimula a criatividade, possibilita viajar pelo mundo sem sair de casa, cria laços afetivos e permite que o leitor conheça novos pontos de vista e experiências. Contar e ouvir histórias, neste sentido, é item fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, sendo uma prática indispensável para pais, professores e jovens. Além disso, as narrativas infantis são capazes de provocar profundo apreço pelos livros e alterar, desta forma, toda a relação das crianças e dos jovens com a leitura”, comentou a secretária.

Conforme ela, há, no entanto, pouca valorização dos livros no Brasil, por isso o investimento. “O hábito de ler tem sido substituído frequentemente por mídias digitais, e o tempo aplicado à leitura tornou-se escasso. É neste sentido que a aquisição de Kits de Livros novos busca atrair a comunidade à biblioteca municipal e, quem sabe assim, formar novos leitores e saciar o desejo por novas histórias dos que já estão habituados a esta prática. Dentre os livros adquiridos há uma grande variedade de obras, que vão desde os clássicos da literatura mundial até as narrativas contemporâneas”, disse.

Ana Luzia finaliza dizendo que os livros estão à disposição de toda a comunidade Otaciliense. “Para Shigeo Watanabe, as histórias que ouvimos na infância ficam conosco pelo resto da vida, ligadas profundamente à lembrança das pessoas que nos contaram. Observar seus pais, professores e familiares lendo é uma das maneiras mais efetivas de incentivar as crianças a ler, já que elas aprendem através do exemplo. Por isso, a Secretaria de Educação convida não apenas os estudantes, mas toda à comunidade para visitarem a biblioteca e mergulharem no universo dos livros”, encerrou.

Otaciliense, autora de livro, retorna a cidade para ministrar palestra Anterior

Otaciliense, autora de livro, retorna a cidade para ministrar palestra

Ideb 2021: Palmeira supera índice do Brasil e mantém melhor nota da Região Serrana Próximo

Ideb 2021: Palmeira supera índice do Brasil e mantém melhor nota da Região Serrana

Deixe seu comentário