Imagem principal

Números do desemprego em Otacílio Costa

No sagrado direito de questionar, vereador Denilson Padilha (PMDB) fez explanação cheia de conteúdo na Câmara. Focou o desemprego que atinge também Otacílio Costa. Detalhou empreendimentos que aportaram por aqui, quando era secretário e depois prefeito. Citou a Sudati, que atua com altíssimo valor agregado no setor madeireiro com a produção de MDF. Lembrou que para diversificar a economia, apostou-se na vinda da Brandili, gigante na produção de roupas infantis. Ao priorizar mão de obra feminina, essa empresa significou muito. "Iniciamos tratativas em abril de 2009 até que em outubro daquele ano anunciamos o investimento". Lembrou que numa parceria com o SENAI, também conquista da época, foi treinada a mão de obra e a inauguração da empresa ocorreu em 15 de novembro de 2010.

O vereador citou que a chegada da Copercampos representou outro diferencial, porque fomentou o setor agrícola. E depois de fazer referência aos empreendimentos econômicos atraídos para Otacílio, Denilson foi taxativo. "Quero dizer que a Brandili e a Copercampos foram as duas últimas empresas que se instalaram em Otacílio Costa. Ou seja, lá se vão seis ou sete anos. De lá para cá não tivemos nenhum grande investimento. Aqui fica meu questionamento: O que o município fez nos últimos quatro anos para amenizar essa situação? Faltou conhecimento? Faltou contato? Faltou dedicação?".

Denilson apresentou números do desemprego. A partir de dados do Ministério do Trabalho, foi possível um comparativo entre admissões e demissões. Lembrou que foram preenchidas 454 vagas a mais em 2010, se comparadas às demissões. No ano seguinte o índice também foi positivo: 371 vagas. No último ano de seu mandato como prefeito se gerou 310 vagas a mais de empregos formais (carteira assinada). "E imediatamente no ano de 2013 iniciou o declínio com 95 vagas a menos. Em 2014, infelizmente, também negativo com 68 vagas a menos. E foram 39 vagas negativas em 2015. Ano passado não foi diferente. Tivemos o péssimo índice de 179 vagas fechadas". 

 
AINDA A COBRANÇA - Na manifestação do vereador Denilson na Câmara, ele cita que não se pode atribuir à crise o desemprego. "Porque em 2009 enfrentamos uma das maiores crises mundiais e respondemos com prospecções e busca de oportunidades para as pessoas". Ele finalizou lembrando que no dia 13 de agosto de 2015 foi anunciado um investimento na ordem de R$ 50 milhões de uma empresa chamada Eurocop. E que até agora nunca mais se falou na vinda da referida empresa. Mais que oposição, dados apresentados deveriam se constituir num alerta a esse segundo mandato de Tio Ligas.

unnamed (1).jpg

Denilson Padilha numa manifestação com conteúdo na Câmara de Otacílio
 

EMPREGABILIDADE - Essa questão de tentar combater o desemprego em Otacílio está nas mãos também do advogado Gustavo Matias. E ele leva para a missão que cumpre a frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tudo aquilo que aprendeu atuando em Lages. Do 'Empreender Otacílio' ao 'Banco do Emprego', todas essas iniciativas funcionam com certo sucesso em Lages. Embora os municípios tenham realidades diferentes, Gustavo demonstra boa vontade no fomento a novas oportunidades de trabalho, inclusive para o jovem através do 'Qualifica Mais'. Façamos figa. Otacílio precisa!

 
COPERCAMPOS - Falando no diferencial que representa a presença da Copercampos não só para Otacílio, mas à microrregião, o prefeito de Bocaina, Luiz Schmuller, boleou a perna até Campos Novos. Foi conferir o Dia de Campo dessa cooperativa. Disse que a prefeitura franqueou um ônibus para levar produtores rurais interessados em conhecer as novidades em tecnologias e inovações para a área agrícola. "O acesso às informações faz toda a diferença para melhorarmos nosso meio rural", aponta Luiz Schmuller com absoluta razão sobre essa busca de novas experiências.

unnamed.jpg

Prefeito Schmuller e o chefe de gabinete, Rodrigo Barth acompanharam o Dia de Campo da Copercampos

 
PRESENTES - Porque precisam estar sintonizados com as inovações para o meio rural, já que Bocaina é essencialmente agrícola, o secretário João Jaga Assink também deu um pulinho a Campos Novos no evento da Copercampos. Com ele Jorge Córdova, o ex-vereador que assume uma missão importante na Bocaina. É o secretário de Agricultura do município que precisa estar bem sintonizado com as questões do meio rural. Daí a importância da militância em eventos como esse da Copercampos.

unnamed (2).jpg

Jaga dando uma olhada no celular e Jairo presentes no evento da Copercampos

 
RECONHEÇA-SE - No alvoroço de gente falando aqui, outros discursando acolá, pode passar despercebido o histórico de luta de pessoas que batalharam para ajudar produtores rurais na busca da regularização de suas propriedades. Uma dessas pessoas que merecem reconhecimento é o vereador Luiz do Sindicato (PMDB). Conhece como ninguém o esforço do povo da área rural e viu a luta ser reconhecida com a entrega da documentação em Otacílio aos 452 produtores rurais daqui. Mas o vereador sabe que essa foi apenas uma etapa. Até a escritura definitiva é preciso continuar batalhando.

unnamed (3).jpg

Vereador Luiz do Sindicato (direita) com Colombo e Sopelsa e um histórico de luta pelo homem do campo de Otacílio e Palmeira

 
APOSENTA I - Vereador Jean Valente (PMDB) está solicitando ao IPAM informações sobre o número de aposentados pelo instituto nos dois últimos anos. Quer saber também as razões das aposentadorias. A solicitação é pertinente até para se ter ideia de como está o volume de adesão à aposentadoria no município. 

 
APOSENTA II - Da mesma forma é preciso ficar atento porque, com o advento da reforma previdenciária que Michel Temer deve empurrar goela abaixo nos brasileiros, a quantidade de servidores públicos que devem pedir aposentadoria será significativa. Até porque, depois da reforma, vai ser um parto conseguir se aposentar!

 
MILITÂNCIA - Prefeita Fernanda Córdova (PR) é testemunha que não é por falta de diálogo e contatos que o município deixará de receber apoio e recursos. Ela tem procurado frequentar as agendas na Serra do governador Colombo dentro da ótica de que "quem não é visto, não é lembrado".

unnamed (4).jpg

Prefeitura Fernanda com Colombo e a deputada Carmen na visita às obras do hospital Tereza Ramos

 
EM BUSCA DO 10 - O homem forte da Comunicação de Tio Ligas, Vinícius de Carli, aponta que vai perseguir com a equipe uma nota 10 quando houver avaliação do portal transparência da Prefeitura de Otacílio Costa. Ideia é colocar tudo na internet para que as pessoas acompanhem a rotina da prefeitura sobre gastos e investimentos. De Carli participou do curso de atualização promovido por técnico da Fecam na Amures. A busca da nota 10 tem que ser incentivada porque na administração de um município como Otacílio, quanto mais público, melhor.

unnamed (5).jpg

De Carlo na 'escolinha da Amures' buscando orientações sobre portal transparência para Otacílio

 
'ASSIM, TIPO OTACÍLIO COSTA' - Em dois eventos que participou nesta semana, governador Colombo citou o exemplo de Otacílio Costa na busca de melhorar a qualidade de vida investindo em rede de esgoto. "Obra que não aparece, mas que fará a diferença para a vida toda", apontou num dos discursos. Pelo jeito o vice-prefeito Pindaco sintonizou bem o governador sobre o que vem sendo feito no município, assim como as carências destes pagos que o Estado pode ajudar.

unnamed (6).jpg

Pindaco com Colombo nas oportunidades de troca de informações quando da visita do governador

Qual a dívida da prefeitura de Otacílio? Anterior

Qual a dívida da prefeitura de Otacílio?

Costuras pela governabilidade em Otacílio Próximo

Costuras pela governabilidade em Otacílio

Deixe seu comentário

Outras