Edição 313 - 16 de junho de 2016
Otacílio 2016: Quem decidiria a eleição não vota
Na eleição de 2014 foram 12.470 eleitores aptos ao voto em Otacílio Costa. Com o movimento intenso na Justiça Eleitoral nos primeiros dias de maio e a estratégia de disponibilizar ônibus em Otacílio para aqueles interessados regularizarem a situação, a tendência é termos um eleitorado próximo a 13.000 votantes em outubro.
No último pleito 17% - mais de 2 mil eleitores - não compareceram às urnas. Um número que decide qualquer eleição aqui no município. De repente é um foco que os candidatos também devem ter para o pleito de outubro: convencer os desinteressados a se interessarem em votar!
FOCO EM 2016 - PMDB continua fazendo aquilo que melhor sabe, inclusive em Otacílio Costa: mobilizando-se. Foi assim na noite de sexta-feira, 10, numa temperatura congelante quando o presidente Milton Matias chamou os peemedebistas para a prosa. Prefeiturável Altamir Paes voltou a pregar a importância da união e mobilização. Ele tem salientado que o momento não é de qualquer confronto, discussão ou debate. Mas de focar o projeto para Otacílio Costa. E insistiu no fortalecimento do grupo para espalhar a mensagem de tempos melhores em caso de êxito no pleito.
ESPAÇO PARA ELAS - Porque o PMDB possui diversidade e democracia em suas fileiras, as mulheres do partido trataram de pedir ao prefeiturável Altamir Paes para que considere a presença delas no projeto. Não se diz isso, mas por certo a ideia é que Altamir não faça igual o Temer no projeto nacional do PMDB, onde abriu pouco espaço às mulheres. Vereadoras e lideranças femininas do partido querem estar juntas na cruzada para tentar devolver o Paço ao PMDB. E o recado nesse sentido foi dado na reunião peemedebista.
TERCEIRA VIA - Presidentes partidários Cristiano Küster (PPS), Ivônio Floriano (DEM), Nino (PC do B), Lobão (PSC) e Sandroney Marcelo (PSB) integraram o ato de concordância para que Reginaldo Pindaco Nascimento seja o nome do grupo como pré-candidato a prefeito de Otacílio Costa. Cristiano Küster, que comanda a sigla que lidera esse agrupamento, aponta que há um otimismo significativo com o projeto. "Nada definitivo, mas há bons encaminhamentos para o projeto", confirma. A homologação das candidaturas acontece a partir de 20 de julho.
PALMEIRA 2016 - Vai clareando o cenário para os lados da Palmeira. Vereador Sandro Masselai confirma disposição em integrar o projeto de majoritária. "Estou lançando a minha pré-candidatura a majoritária pelo PP de Palmeira com o apoio do presidente do partido Osni Francisco de Souza, que decidiu em não concorrer às eleições deste ano", aponta Masselai. Portanto, primeiro se respeitou a liderança e a história de Osni Francisco de Souza e, com sua decisão de não ir para o trecho como candidato neste ano, o PP escalou o vereador para a empreitada.
MAIS PALMEIRA - Segundo Sandro Masselai, após conversações com o PR, o objetivo maior traçado pelos partidos é uma futura coligação para fortalecer a aliança que está se formando para disputar o pleito de 2016 contra a atual administração. "O pedido de mudança está sendo ouvido nos quatro cantos do município, principalmente no interior, e é para ouvir essa voz que pretendo participar da disputa", afirma ele. Portanto, a hipótese de Fernanda Córdova e Sandro Masselai contra Durica e Rui Andrade é bastante provável.
OUTRO MÁRCIO - Recebemos mensagem informando que o médico Valmir Luciano pediu para corrigir que a possível dupla para concorrer na Bocaina será formada por ele e Márcio Barbosa. E não Valmir Luciano e Márcio Coelho. Até tentamos contato com Doutor Valmir para saber mais detalhes da empreitada, mas o vivente estava atendendo os pacientes!
OBRA EM BOCAINA - Associação São Francisco de Bocaina estende a mão em busca de apoio. Realiza no dia de São João (24 de junho) um baile. A renda é para a nova cobertura do hospital São José. De ajuda em ajuda o médico Walmir Luciano vai reconstruindo a unidade hospitalar. Sucesso na empreitada, doutor!
NOTICIÁRIO POSITIVO - Nesta sexta-feira, 17, será conhecida a empresa que irá asfaltar o segundo trecho da Avenida Olinkraft. Obra tem mais de R$ 1 milhão de emenda do deputado Décio Lima e outros R$ 200 mil de contrapartida da prefeitura. Enquanto isso, na quarta-feira, 15, foi inaugurada a biblioteca da parceria Prefeitura, Klabin e Sistema Fiesc. Sinal que a desaceleradinha provocada pelos 'ajustes' está sendo superada com ações do Paço.
Gaeco: Qual situação dos 'ajustados'?
Seguem presos os envolvidos em suspeitas de irregularidades na Operação Ajuste deflagrada pelo Gaeco. Os advogados de defesa dos dois empresários (Cláudio Ventura e Altair Roling) e ainda do vice-prefeito Silvano Cardoso e do vereador Lindomar Alves, tentam junto ao Tribunal de Justiça um habeas corpus para reverter à medida judicial que decretou a prisão preventiva do quarteto.
Silvano Cardoso e Altair Roling são defendidos pelos advogados Luiz Carlos Ribeiro e Maurício Ribeiro. Segundo informação, o pedido de habeas corpus de ambos poderá ser julgado na semana que vem. Advogado Luiz Carlos Ribeiro irá fazer sustentação oral no sentido de argumentar pela inexistência de motivos para a manutenção das respectivas prisões. O julgamento da medida não garantirá soltura, porque o desembargador Lucas Pacheco (4.ª Câmara Criminal) avaliará as informações oriundas da Comarca de Otacílio Costa e o teor da defesa para, a partir disso, decidir.
No caso de Silvano Antunes Cardoso ele segue em prisão domiciliar pela ausência de sala especial para ficar recolhido em decorrência do fato de ter advogado e ter essa prerrogativa. Qualquer afastamento da residência sem autorização judicial importará na revogação desse tipo de prisão (domiciliar) e recolhimento ao presídio. Lindomar Alves de Souza segue preso no presídio regional de Lages (bairro São Cristóvão).
PRISÃO PREVENTIVA - Para entendermos as razões dos dois políticos otacilienses e os empresários estarem presos, de forma didática, basta observar a razão da prisão preventiva. A medida pode ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. Também cabe nos casos em que o acusado descumpre alguma outra medida decretada pelo magistrado.
Deixe seu comentário