Edição 284 - 26 de novembro 2015

PSD, PSDB e o projeto de grupo em Otacílio

 

Trocamos dois dedos de prosa com Tio Ligas e Silvano Cardoso, os comandantes do Paço. Aliás, conversa que evidencia a harmonia no grupo que administra o município e também o foco no projeto que prevê a continuidade do trabalho em execução. Silvano deixa claro que a administração atual é resultado de um projeto de grupo para Otacílio Costa. "Não existe um eu. Somos nós. Alinhamos que serei candidato para dar sequência ao trabalho. E isso acontecerá em 2016 ou 2020. Não há impedimento para Tio Ligas concorrer e nem haverá. Mas se existisse, daríamos continuidade ao projeto como candidato", aponta.

O vice-prefeito e secretário de Saúde deixa entender que a ponderação de que são três pré-candidatos fortes em Otacílio (Tio Ligas, Altamir e Pindaco) não é uma verdade absoluta. "Coloco-me em condições de igualdade com os outros concorrentes, mas respeitando e apostando nesse projeto com Tio Ligas que tem feito tanto bem a Otacílio Costa e sua gente", argumenta Silvano.

Na mesma linha de raciocínio o prefeito Tio Ligas pondera que não há situação de inelegibilidade como um ou outro tenta fazer crer, em relação a seu nome. "Tivemos um questionamento do Tribunal de Contas, de ordem técnica e interpretação legal, mas sem irregularidades ou ilicitudes. Tanto que foi respondido, esclarecido e resolvido", destaca o prefeito, referindo-se à prestação de contas de um convênio para manutenção de estradas do interior, celebrado com o Governo do Estado.

Tio Ligas endossa e reforça as palavras de Silvano Cardoso, numa evidência de que, aqueles que tentarão derrota-lo ano que vem, não estarão disputando contra uma pessoa, mas contra um grupo. Um grupo, por sinal, bem sintonizado e alinhado. 

 

SEM SOBERBA - Prefeito Tio Ligas aponta que ao se referir que por ele poderia disputar contra Altamir Paes, não falava em tom de soberba ou desafio. "Entendo que vai enriquecer o debate. Mas respeito absolutamente quem quer que sejam nossos oponentes, até porque não existe eleição sem uma boa discussão. E adversário não se escolhe". 

 

GRATIDÃO A DÉCIO - Prefeito Tio Ligas recebeu o assessor do deputado Décio Lima, Claudionor de Macedo. Este transmitiu a informação que a Prefeitura de Otacílio está absolutamente em dia perante o Ministério da Educação. É que havia uma pendência relacionada que foi superada e resolvida. Tio Ligas lamentou que por causa de irregularidades da administração anterior, o município tenha perdido recursos na ordem de R$ 1,2 milhão para a construção de uma escola no bairro Poço Rico. "Mas vamos atrás em busca dessa verba", aponto o prefeito. Tio Ligas agradeceu a Claudionor o apoio do deputado Décio Lima. "Ele tem sido o parlamentar que mais tem ajudado Otacílio Costa em Brasília, no repasse de recursos", aponto o prefeito.

 

OS TRÊS MAIS DE OTACÍLIO - Pesquisa do Instituto Tiradentes que coloca um disco com o nome dos vereadores e pergunta quem é mais atuante, animou o trio Leonir Ribeiro, Luiz Carlos Barbosa e Robson Medeiros. Pela ordem, os três foram os mais citados.

 

E OS OUTROS? - Fiquei curioso para saber o nome dos outros vereadores que aparecem bem citados no disco da pesquisa do Instituto Tirantes. Nenhum obteve mais de 90 citações e, além dos três identificados (Leonir, Barbosa e Robson), mais três aparecem com mais de 45 votos. 

 

O LANTERNA - E porque curiosidade é para ser compartilhada, é de se coçar a cabeça pensando quais são os vereadores que ficaram em 10.º e 11.º lugar na pesquisa do Instituto Tiradentes. O penúltimo recebeu apenas 9 votos (10% do primeiro colocado). E o lanterna obteve somente 7 votos, num universo de quase 500 questionários. É quase um desconhecido o vivente!

 

VEREADORES EM PAINEL - Marquinho, Silvio Antunes e Viviana, nessa ordem, foram apontados como os vereadores que mais atuam em Painel, pelos dados do Instituto Tiradentes. E no levantamento houve um vereador painelense que recebeu apenas duas citações. Ou o Instituto não chegou ao eleitorado dele ou esse vereador lanterna em Painel não tem chegado ao eleitorado.

 

PAINEL I - Quando chega novembro, quase a totalidade de prefeitos recorrem às chamadas transposições de recursos (deslocando orçamento de uma secretaria para outra), com o objetivo de fechar o ano redondo. Com isso, onde há orçamento sobrando é feito uma transposição para aquelas áreas onde a verba está mais escassa. Mas, estranha e desnecessariamente, o prefeito de Painel, Flávio Netto, encontra uma dificuldade. 

 

PAINEL II - O projeto de dotação orçamentária enviado à Câmara DE Painel pelo Executivo, segundo informações, está parado. Significa que há recurso disponível, mas o prefeito não pode usar. Se os vereadores não tiverem juízo e aprovarem logo, a verba ficará para o ano que vem. Quem perde com isso? Somente e tão somente a população. Será que é isso que os vereadores querem?

 

PRESIDENTE DA PALMEIRA - Quem também anda bem feliz com o reconhecimento pelo trabalho como vereadora é a presidente da Câmara de Palmeira, Fernanda Cordóva. Ela que já foi apontada pelo Instituto Tiradentes como uma das três mais atuantes no município de Palmeira, agora ganhou a comenda Colar de Ouro. A razão da referência do Instituto Tiradentes é pela gestão de Fernanda ao comandar o legislativo palmeirense, estando em dia com o Tribunal de Contas, demonstrando respeito e transparência com o dinheiro público.

 

CÂMARA 2016 - Vereador Israel Anhaia (Ié Ié) será o futuro presidente da Câmara de Otacílio Costa, dentro da boa relação e acordo estabelecido. O atual presidente, Lindomar Alves (PSDB) está ciente e disposto a respeitar essa transição, renunciando para que o vice assuma. Exceto, é claro, que por alguma circunstância o vereador Ié Ié tenha outros planos.

 

BOCAINA TRANSPARENTE - A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios à Controladoria-Geral da União (CGU) e assim conferir como está a transparência nos diversos municípios brasileiros. Bocaina do Sul melhorou no ranking da transparência obtendo a boa nota de 8,75. No ranking geral, Bocaina é o 66.º município brasileiro que melhor dá transparência às suas ações. Rodrigo Barth, que integra a equipe de Luiz Schmuller, explica que a orientação do prefeito é no sentido de dar transparência a todas as ações do município.

 

IMPRESSÃO DO VOTO - Congresso derrubou o veto da presidente Dilma e manteve a impressão do voto nas eleições. Significa que depois que você votar, seu voto será impresso. Porém, você não poderá levar o recibo para casa e mostrar em quem votou. O papel terá que ficar numa urna física (caixa). Embora a medida seja para reforçar a segurança do processo eleitoral, não sei se gostei disso. 

 

Anterior

Edição 285 - 3 de dezembro 2015

Próximo

283 - 19 de novembro de 2015

Deixe seu comentário

Outras