Edição 278 - 15 de outubro de 2015
Otacílio 2016: Discurso forte de Tio Ligas
Tio Ligas abriu a caixa de ferramentas na inauguração da creche do bairro Osvaldo Sardá. Provocações sobre a demora da obra lhe tiraram do sério. Ele sabe o malabarismo que precisou fazer para salvar a creche. Em resumo recebeu uma obra com 78% executada que, após três auditorias, constatou que havia apenas 53% dos trabalhos feitos. E que foi liberado dinheiro antecipado para a obra, levando Tio Ligas a entregar o caso ao Ministério Público. “Para que puna aqueles que têm que ser punidos”. Esse desencontro acabou custando R$ 220 mil a mais para os cofres municipais. “Dinheiro que poderíamos utilizar em outra coisa”.
Tio Ligas citou que não tem nada a esconder porque a administração que toca é um livro aberto. “Quero dizer que ‘louvado seja esse portal transparência’ que esmiúça os gastos públicos. O portal deveria existir a muito tempo. Mostraria quem é quem. Porque hoje, lobos maus, diabinhos que estão vestidos em pele de cordeiro, santinhos do pau oco, estão tentando colocar dúvida na cabeça das pessoas”. Disse que combaterá críticas com a verdade. “Vamos combater aqueles que têm telhado de vidro e atiram pedras. Essas pedras vão voltar com a verdade”.
O prefeito relatou que se querem antecipar o debate eleitoral (numa referência ao PMDB), ele está pronto para isso e deu um recado pesado. “O que não podemos é escutar das pessoas de bem que ‘este é bom. Ele rouba, mas faz’. Isso é tapa na cara de quem é sério”. Traduzindo em miúdos, Tio Ligas deixa claro que se oposição quiser vir quente, ele está fervendo. Pelo menos em termos de discurso!
PERDAS – A situação das restrições no sistema de liberação de recursos para as obras da creche do bairro Osvaldo Sardá causou um prejuízo enorme a Otacílio Costa. Estava prevista a construção de uma escola no bairro Poço Rico num convênio de R$ 719 mil. “Deputado Décio Lima até nos ligou para orientar, mas com o sistema bloqueado por causa das pendências da prestação de contas da creche, infelizmente perdemos”, cita o prefeito Tio Ligas.
PMDB ESCOLHE – Programada para este domingo, 18, a eleição do novo diretório do PMDB em Santa Catarina. Ao contrário das prévias de 2014 e da última eleição que manteve Pinho na presidência, quando houve disputa acirrada, desta feita o ato será tudo ‘paz e amor’. Deputado Mauro Mariani será conduzido à presidência em consenso. Peemedebistas de Otacílio, Palmeira, Painel e Bocaina estarão no entrevero. Prefeito Luiz Schmuller se antecipou e já proseou com o novo presidente semana passada.
AJUDA – Prefeito Luiz Schmuller (PMDB) buscou ajuda do deputado Milton Hobbus (que comanda a Defesa Civil de SC) por causa das chuvas dos dias 26 e 27 de setembro. Em dois dias foram 171 milímetros (mais que a média mensal em Bocaina). Schmuller quer recursos para recuperar bueiros e pontes danificados pela enxurrada.
REFIS – Quem está em débito com a municipalidade em Otacílio Costa tem uma excelente oportunidade com o Refis que se estende até o final do mês. Até porque tem muita gente que reclama e cobra mais ações da máquina pública, mas na hora de fazer sua parte, não comparece.
LISTA DO TCE – Tribunal de Contas mantém atualização periódica dos dados para emissão de certidões negativas através das quais os municípios podem celebrar convênios. No levantamento desta semana, nem Palmeira, nem Bocaina e muito menos Otacílio Costa. Apenas Painel está com tudo em dia para receber certidões negativas do TCE/SC e assinar convênios. Os prefeitos precisam dar uma olhada nisso, do contrários os pilas podem ser liberados e não chegar nos cofres municipais.
META 2016 – O pré-lançamento de Márcio Gamba Coelho em Bocaina confirma o propósito do PSD em ter o máximo possível de candidatos ao pleito do ano que vem. Embora esteja aberto ao diálogo no município, o partido foca a hipótese de vencer Luiz Schmuller. De se lembrar que o próprio prefeito foi convidado para ingressar no PSD. O convite não foi além porque o governador Colombo determinou que não se assediasse liderança do PMDB.
CENÁRIO NA BOCAINA – Difícil acreditar que Bocaina tenha Márcio Coelho, Luiz Schmuller, Osni Flávio de Oliveira e Walmir Luciano disputando, cada um por seu partido, a prefeitura. Mas se isso ocorresse, a coisa se equilibraria. Márcio tira votos de Flávio, favorecendo Schmuller e Doutor Walmir garimpa voto dos lados do atual prefeito, equilibrando as forças.
BARTH NA BOCAINA – Suplente de vereador de Otacílio Costa, Rodrigo Barth (PMDB) está de domicílio eleitoral novo. Ele se transferiu de mala, cuia e domicílio para Bocaina do Sul, onde atua na equipe do prefeito Luiz Schmuller. Não fez a mudança pensando em concorrer a vereador porque a missão será coordenar a campanha de reeleição de Schmuller. Mas se for preciso o ‘piá do Edson’ tá de olho e pronto para a peleia!
DA BOCAINA – Nério Alves de Liz pondera sobre as travessuras de Luiz Schmuller em Bocaina: “Diante de tudo o que vem acontecendo em nosso país, o desrespeito dos políticos com a sociedade, em Bocaina do Sul não é diferente. Senão vejamos: em setembro, em um ato totalmente ilegal, o prefeito através de um decreto modificou uma Lei, quando diminuiu o salário do prefeito, vice-prefeito, secretários e comissionados, por 120 dias, alegando contenção de despesas. Propõe também neste decreto redução de carga horária para secretários. Ora, o secretariado deve estar à disposição dos munícipes 24 horas por dia, não cabendo, portanto, a estes, carga horária. E para grande surpresa nossa, no início de outubro publicou outro decreto, só que agora nomeando assessor para secretaria de educação. E agora prefeito, onde fica a contenção de despesas? É muita incoerência. Senhoras e senhores Vereadores, precisam cobrar do prefeito o previsto no Art. 37 da CF”.
PSD NA PALMEIRA – Durante a filiação de Tio Ligas, o próprio prefeito de Otacílio Costa acenou apoio para que o colega de PSD, Rui Andrade, dispute o pleito em Palmeira em 2016. “Queremos te ajudar lá, Rui. Naquele sonho que você tem de ser prefeito da Palmeira”.
DURICA EM PALMEIRA – Instituto Líder de Pesquisa concedeu certificado de reconhecimento ao trabalho prestado pelo prefeito Durica. De acordo com os dados, 60% dos entrevistados aprovam a administração de Palmeira. “Além da premiação, temos que considerar também a valorização da nossa equipe que contribuiu para esse índice, zelando e cuidando com responsabilidade a máquina pública em todos os setores”, aponta o prefeito Durica.
SEMANA QUE VEM – Uma das mais importantes lideranças do PMDB aqui de Otacílio Costa, que atua na retaguarda fortalecendo o partido, vai se manifestar aqui pela página na semana que vem. Aguardemos porque o contraditório é sempre importante, ainda mais na política onde nunca existe um lado só!
Deixe seu comentário