Edição 275 - 24 de setembro 2015

Otacílio 2016: As morangas se encaixam no cargueiro
 
Está mais claro o processo eleitoral em Otacílio Costa. A filiação de Tio Ligas no PSD deixa o grupo da situação fortalecido tendo a dobradinha com o PSDB fortalecida e o apoio de siglas que orbitam no entorno do Paço. Por outro lado (e nunca do mesmo lado que o PSD e Tio Ligas) estará Pindaco. Não falei com ele, mas informação aqui da redação aponta a opção de Pindaco pelo PPS. O empresário não deixou o PSD disparando para todos os lados se não tivesse um foco fixo: quer concorrer a prefeito de Otacílio Costa e seja o que Deus e os eleitores quiserem.
E o PMDB, minha gente? O PMDB está cheio de planos e de coragem para combater e vencer os agregados de Tio Ligas na disputa do ano que vem. A sigla trabalha com três planos, embora possa optar até por uma quarta alternativa. O primeiro plano e quase descartado é o lançamento de Altamir Paes a prefeito. A ‘enticada’ de Tio Ligas de que desejaria disputar contra Altamir, deixou o ex-prefeito cheio de vontade de responder nas urnas a provocação.
Mas sem o ex-prefeito no páreo por causa dos pecados de outrora, os outros dois planos peemedebistas de imediato são o empresário Domai e a esposa de Altamir, Gláucia Paes (inclusive com hipótese de dobradinha de ambos numa dobradinha pura). Há quem garanta que a dona patroa poderá ser uma aposta promissora não só de Altamir, mas do próprio PMDB para a retomada do Paço pelos pelegos. As coisas, portanto, estão clareando e as morangas se encaixando no cargueiro do processo eleitoral no condado de Otacílio.
 
 
O PRIMEIRO CUMPRIMENTO – Prefeito Tio Ligas e o governador Colombo se encontraram pela primeira vez desde a filiação do comandante otaciliense no PSD. A prosa girou em torno de questões administrativas. Mas Colombo saberá retribuir o gesto de Tio Ligas porque, todo mundo sabe que todos são iguais para o governo, mas aqueles do mesmo partido são mais iguais ainda.
 
 
 
DESPACHOS – Para quem o otaciliense não pense que a visita de Colombo em Otacílio ficou só na base da troca de gentilezas, o grupo político local chamou o governador num canto e apresentou uma série de demandas. Nada que não esteja ao alcance do Estado atender. E com um município administrado pelo PSD, os pedidos têm mais eco.
 
 
 
CDL E COLOMBO - Além da facerice pelas câmeras de videomonitoramento que reforçam a segurança no comércio de Otacílio Costa, a empresária Márcia Boettger tinha outro motivo para o contentamento. A presidente da CDL fez questão de agreceder ao governador Colombo pela aprovação da lei (ou seria decreto?) que disciplinou (impôs regras) para a implantação de feiras itinerantes. Nada contra os mascates e feirantes, mas tudo a favor do comércio estabelecido.
 
 
 
GESTO EM PALMEIRA – É do conhecimento da humanidade palmeirense que o prefeito Durica e o ex-prefeito Osni Francisco de Souza não se bicam. A rivalidade é por causa das peleias políticas. Mas o clima entre ambos ficou mais ameno num gesto diplomático de Durica. Ao discursar sobre a inauguração do completo de segurança (estrutura para PM e PC), Durica fez elogios citando que a obra também tem dedo de Osni. Parece que a distância entre os dois já foi maior.
 
 
 
FILIAÇÃO INCONDICIONAL – Presidente do PSD em Santa Catarina, Antônio Ceron discursou sobre o ingresso de Tio Ligas na sigla: “Não houve nenhum pedido como condição para Tio Ligas se filiar ao PSD. Tem gente dizendo que ‘compraram o passe’. Mas essas pessoas precisam entender que tem honra não tem esse negócio de comprar o passe”.
 
 
 
ABRINGO MÃO – Vereador Luiz Carlos Barbosa foi convidado e aceitou ser o vice-presidente do PSD em Otacílio Costa, tendo como presidente o próprio Tio Ligas. Mas num aceno de ‘tamo junto’, o vereador abriu mão para que Dalmir Hugem de Souza ficasse na função de vice.
 
 
 
AGREGANDO – Secretários João Burq e Eliane Colho de Souza Pereira assinaram filiação no PSD juntamente com o prefeito Tio Ligas. Marcelo Pereira, por exemplo, estava meio recolhido da sigla e já se integrou. Inclusive na solenidade de filiação Marcelo foi logo deixando claro: “Agora boto fé no PSD”.
 
 
 
 
PARTIDOS – Filiação de Tio Ligas levou representantes de partidos como PROS, PSDB, PR, PP, PDC, PDT e PT ao ato. Num primeiro momento a gente acredita que essas siglas devem estar do mesmo lado do PSD no pleito de 2016 em Otacílio Costa. Vereadores como Robson Medeiros, Sebastião, Israel Anhaia (Ié Ié) e o presidente da Câmara, Lindomar Alves, estamos presentes prestigiando Tio Ligas.
 
 
BEM MAIOR – “Queremos agradecer o PDT. São 9 anos de história”, citou Tio Ligas, num tom emocionado ao deixar a sigla pela qual se elegeu prefeito. Dirigindo as palavras aos pedetistas, Tio Ligas apontou: “Vocês sabem que minha vinda para o PSD é por algo bem maior”.
 
 
 
RUMOS NO PPS – Cristiano Kuster é o novo presidente do PPS, com a debandada do Pipoqueiro para o DEM. Quem confirmou o nome de Cristiano para o comando do PPS foi o próprio Pindaco, numa conversa com o nosso comandante, Sérgio Pinheiro. Pindaco também confirmou que o caminho, a verdade e a vida dele a partir de agora será o PPS para onde migra com a cara, a coragem e um grupo enorme de lideranças.
 
 
 
A OBRA EM PAINEL - Construtora Décio Pacheco Cia Ltda, de União da Vitória (PR), pode começar imediatamente as obras, com prazo de dois anos para conclusão. Durante o evento de assinatura da ordem de serviço, no Clube 1º de Junho, em Painel, o governador lembrou que a pavimentação da SC-114, antiga SC-438, começou em 1980. Desde então, a rodovia recebeu melhorias e operações tapa-buracos, mas nunca passou por uma grande revitalização como a que vai iniciar nos próximos dias. “Não faremos apenas o reperfilamento do asfalto. Vamos mexer na base para que possa suportar peso. A rodovia terá acostamentos e ficará bastante segura e confortável”. Nem precisa dizer que os otacilienses não veem a hora desse ato de Painel acontecer também por aqui em relação ao trecho da mesma estrada entre Otacílio e Lages.

Anterior

Edição 276 - 1º de outubro de 2015

Próximo

Edição 274 - 17 de setembro 2015

Deixe seu comentário

Outras