Edição 269 - 13 de agosto de 2015

Ações para fugir da crise em Otacílio Costa
Podem até jogar pedras em um pecado ou outro na execução de ações pelo time de Tio Ligas, mas como o próprio prefeito diz, não há falta de esforço para acertar. E nessa crise que se acentua em âmbito nacional, alguns gestores tomam providências para evitar maiores danos. E além das providências em termos de medidas de gestões dentro da prefeitura, é preciso fomentar novos investimentos. Isso anima a cidade e torna os efeitos da crise menos devastadores. Nesse sentido, o noticiário positivo em Otacílio Costa acena a vinda de novas empresas e legalização de áreas para aquelas estabelecidas.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Jean Carlos Lins, a regularização da área industrial com licença ambiental, destinação de áreas para reserva legal e a documentação está no cartório de registro de imóveis. Após isso, haverá avaliação da Promotoria de Justiça para finalizar o processo. Intenção do secretário Jean Lins é fazer com que as empresas que possuem apenas o decreto de doação de áreas tenham também a escritura. “Isso dará mais segurança inclusive para ampliações de seus negócios”.
Ainda segundo Jean Lins o município de Otacílio Costa será palco da maior serraria da Região Serrana, com a instalação da Euro Sul. “Isso em termos de tecnologia de máquinas e de corte de madeira com investimento muito grande, na ordem de R$ 8 milhões”. A empresa deverá empregar até 40 colaboradores. A Rio Canoas, que deverá começar operar neste mês, gerará outras 30 vagas de empregos.
 
EUROCORP – Na assinatura do protocolo de intenções para a implantação da Eurocorp em Otacílio Costa uma comitiva acompanhou os atos. Lá estavam além de Tio Ligas o presidente da Câmara, Lindomar Alves e o secretário João Burq. O vice-prefeito, Silvano Cardoso, entreverou-se também, embora a principal autoridade do ato fosse uma ministra do Governo Dilma, no caso a senadora Kátia Abreu (Ministra da Agricultura).
 
DEMISSÕES – Nunca se ouviu tanto boato sobre a dança de cadeiras na prefeitura de Otacílio Costa. Mas por enquanto o “pegue seu banquinho e saia de mansinho” não está sendo entoado pelo prefeito Tio Ligas. Ele disse lá em julho que as outras medidas (inclusive demissões) iriam ser tomadas à medida que os números (da arrecadação) fossem aparecendo. Algo é certo. Tio Ligas não fará nada que lhe comprometa em termos de gestão, perante a Lei de Responsabilidade Fiscal. Se tiver que cortar na carne o fará, mas não comprometerá a administração. Portanto, podem ser demitidos mais secretários e outros comissionados, se a receita continuar minguando.
 
OBRA EM OTACÍLIO – Tarcísio Weise e Claudionor de Macedo atuam na retaguarda dos gabinetes dos deputados Ana Paula Lima e Décio Lima, respectivamente. Eles percorrem municípios onde há ações viabilizadas pelos parlamentares para conferir o andamento desses trabalhos. Em Otacílio Costa os assessores dialogaram sobre as obras de revitalização e asfaltamento na Avenida Olinkraft onde, parte dos recursos vieram através de emenda do deputado Décio Lima.
 
ESTÁDIO EM OTACÍLIO – Segundo informou Tarcísio Weise, o deputado Décio Lima garantiu os recursos para início dos trabalhos na Avenida Olinkraft e a orientação é ver como está a questão burocrática para início dos trabalhos. Outra boa notícia repassada pelos assessores é que para o orçamento de 2016 o deputado Décio Lima está prevendo uma emenda de meio milhão de reais (R$ 500 mil) para a construção de um estádio de futebol em Otacílio Costa.
 
RECEPÇÃO A SERRA – Considerada a maior liderança com cargo do PSDB na Serra Catarinense, o vice-prefeito Silvano Cardoso, que coordenou a campanha de Paulo Bauer na região, recepcionou o senador José Serra na agenda cumprida em Lages. Silvano dialogou com José Serra sobre o foco do PSDB.
 
FOCO DO PSDB – Segundo Serra, o partido precisa estar fortalecido para o embate de 2018, mas para tanto, o bom desempenho nas urnas ano que vem é fundamental. “Esse reconhecimento que o PSDB catarinense dá ao nosso esforço para ajudar o partido é importante porque nos anima a continuar trabalhando”, aponta Silvano Cardoso que não esconde que, depois de Tio Ligas, ele pretende disputar a prefeitura de Otacílio Costa.
 
SENADOR E PRESIDENTE – Quem também acompanhou a recepção a José Serra em Lages foi o presidente do PSDB de Otacílio Costa, Silvano Willian Antunes. Ambos trocaram alguns dedos de prosa e, curioso, José Serra perguntou “quem nasce em Otacílio Costa é o quê”. Além de sortudo por nascer num município próspero, Silvano Willian Antunes informou a José Serra que o nativo destes pagos é otaciliense.
 
PPS E PSDB – Suplente de vereador Gustavo Matias, cujo PPS integra a mesma linha de oposição do PSDB em âmbito federal, fez questão de ir a Lages ouvir José Serra.
 
COM SERRA – m dos mais antigos prefeitos eleitos pelo PSDB na Serra Catarinense é Osni Flávio de Oliveira. E com a presença do líder maior do partido na região, a liderança tucana de Bocaina do Sul não poderia se recolher. Flávio esteve em Lages onde participou da recepção a José Serra.
 
FIRME NO PPS – O atento Pipoqueiro protagonizou uma série de decisões na vida política. Ele foi praticamente convencido pelo DEM a retornar à sigla e apostar num projeto para 2016 em Otacílio Costa entre os democratas. Mas depois de uma conversa com a deputada Carmen Zanotto, Pipoqueiro optou por continuar no PPS, considerando o cenário local para o pleito vindouro. Se o fez certo ou errado, o tempo e os votos vão dizer.
 
‘MERCADO PARTIDÁRIO’ – E para não passar uma coluna sem falar da dança de cadeira nas siglas de Otacílio Costa, continua valendo o prognóstico de Tio Ligas se filiando antes de 1.º de outubro no PSD e Pindaco “sartando” fora da sigla que ele estruturou no município. A tendência de Pindaco hoje é o PPS. Mas política é igual nuvem no céu. Você olha e está de um jeito. Olha de novo e já está diferente. Embora a coisa ande meio nublada nessa questão partidária no mundo otaciliense.
 
“SACANAGEM” – Cidadão otaciliense dispara a seguinte ponderação. “É uma baita sacanagem que farão com o Pindaco se colocarem o Tio Ligas no PSD. Todo mundo sabe do esforço do Pindicato pelo PSD e agora que a casa está arrumada colocam outro nome para disputar a prefeitura. Isso ainda pode render muita dor de cabeça a essa turma do PSD”. Está repassado o recado!

Anterior

Edição 270 - 20 de agosto de 2015

Próximo

Edição 268 - 6 de agosto 2015

Deixe seu comentário

Outras