Edição 267 - 30 de julho de 2015

Nem que volte o cheque
Um daqueles errinhos bobos (todo errinho é bobo) serviu para evidenciar o distanciamento entre oposição e a administração de Tio Ligas. Propagou-se nos recantos destes pagos a notícia do cheque sem fundos pago a um servidor exonerado. Secretário de Finanças, Edvanir Chaves esclareceu que houve equívoco emitindo cheque para uma conta que não é movimentada todos os dias do mês. Não havia saldo na conta porque a prefeitura trabalha com outra instituição financeira e geralmente não usa aquela para a qual foi emitido o ‘voador’. Erro técnico e resolvido. Sem traumas do ponto de vista financeiro e contábil.
Mas do ponto de vista político a coisa pegou fogo. Creio que nunca havia conversado com um Tio Ligas tão irritado. Ele não via motivo para a oposição sapatear em cima do episódio, inclusive porque a prefeitura, embora não isenta da crise que assola o mundo brasileiro, não tem emitiria cheque se não houvesse de onde tirar o dinheiro. E embora não tenha sido o ex-prefeito Denilson Padilha que tenha nos repassado a informação, sobrou para o vivente. “Esse senhor deveria se envergonhar de ter entregado um IPAM inviabilizado (...). Você não faz ideia do que essas pessoas fizeram com a prefeitura de Otacílio Costa”, citou o atual prefeito, chateado com o episódio, indo além: “Nós trabalhamos todos os dias para acertar e farei tudo que estiver ao meu alcance para que essa gente não atrapalhe o nosso município”.
Denilson Padilha, naquele estilo de dar um boi para não entrar numa peleia, pediu a palavra. Disse que somente compartilhou a informação do cheque nos grupos internos do PMDB. E pediu para que Tio Ligas o esqueça. “Administração se faz olhando para frente e não no retrovisor. Não é à toa que o para-brisa é maior que o retrovisor”, filosofou. Denilson sugeriu que se dê uma olhada no Portal Transparência para ver quem de fato está ‘afundando’ Otacílio Costa em dívidas e emendou: “E não estou julgando a atual gestão. Quem fará isso é o povo”. Pelo jeito, a coisa se manterá nesse clima em Otacílio Costa. Ano que vem teremos uma campanha de dois modelos de gestão diferentes. Será uma boa peleia. Nem que saia faísca. Nem que volte o cheque!
 
MISTÉRIO – Não foi o servidor exonerado e que recebeu o cheque errado (e por isso sem fundos) que vazou a imagem do mesmo, causando o rebuliço. O rapaz é da paz, sem interesse de criar celeumas políticas. Mas na Prefeitura de Otacílio Costa já se tem o DNA de quem o fez, para ver o circo pegar fogo.
 
RUMO DO PINDACO – Depois do PPS é a vez do PDT querer Pindaco em suas fileiras. Deputado Rodrigo Minotto que já deve ter recebido a informação de que perderá o prefeito de Otacílio Costa para o PSD, fez um convite formal ao Pindaco para que ingresso no PDT e concorra a prefeito pelo partido que atualmente administra Otacílio Costa. Parece ironia, mas Pindaco pode ser o cara do número 12 em 2016.
 
TIBÚRCIO E... – Ex-vice-prefeito de Otacílio Costa, João Pedro Velho, o Tibúrcio, inicia tratamento com quimioterapia em Lages. Mesmo assim, não tem dúvida nenhuma que seu estado de saúde não prejudica as costuras políticas. Até porque não é um problema de saúde que o fará se recolher das peleias. Tibúrcio aponta que respeita a preferência de Altamir Paes e Pindaco para o pleito. Mas caso nenhum desses seja candidato a prefeito “na cabeça” ele estará com o nome à disposição, inclusive numa disputa interna do PMDB. “Claro que o candidato é o Altamir. E ele não podendo, aposto numa composição com Pindaco”, aponta.
 
JANELINHA PARA 2016 – Salvo alguma mudança de planos nesses dois meses que antecedem o prazo para definir rumos partidários (quem quer concorrer em 2016 tem que estar filiado num partido até 1.º de outubro) pelo menos dois vereadores otacilienses podem trocar de sigla. Isso se abrir a janelinha para a migração partidária. Luiz Carlos Barbosa e Leonir Ribeiro da Silva (ambos do PSD) andam um pouco chateados com os rumos do partido do governador. Embora essas insatisfações se resolvam com uma boa prosa e garantia de apoio para peleias vindouras.
 
MAIS MOSTRA – Comentamos semana passada que as lideranças políticos sumiram do evento de Bocaina do Sul. Mas quem garantiu que iria e não apareceu foi o vice-governador, Pinho Moreira. Além de Carmen Zanotto, deputados como Gabriel Ribeiro, Ismael dos Santos e Dirce estiveram na Bocaina, durante o evento.
 
AINDA A BOCAINA – Morador de Bocaina do Sul escreve na nossa página www.edsonvarela.com.br lamentando que a festa mais antiga da Serra Catarinense (a Mostra do Campo completou 35 anos) tenha perdido suas características. Não houve cavalgada, nem desfile típico, algo que existia desde a primeira edição. Nem tão pouco festival com artistas de Bocaina e convidados. Ele não acredita que tenham passado pelo parque neste ano 35 mil pessoas. Talvez cinco mil visitantes. Mas se passaram 35 mil pessoas na Mostra do Campo que se apresentem os números porque entende que o lucro foi grande do evento.
 
CASAN E COMUNIDADE – Moradores da Avenida Olinkraft fizeram um abaixo assinado solicitando que o presidente da Casan, Valter Galina, acompanhe a maneira pela qual são realizadas as obras na citada via. A comunidade pediu que o presidente da Câmara, Lindomar Alves, encaminhe o abaixo assinado através da Câmara a Galina, para reforçar o pleito. "Realmente há alguns contratempos que poderiam ser melhorados", declarou o Presidente da Câmara de Otacílio Costa.
 
CENA DA SEMANA – Não é um protesto e nem uma demonstração de insatisfação com os serviços da prefeitura de Palmeira. Trata-se simplesmente de uma demonstração de desprendimento e trabalho. Vereador Celito Baldessar pegou carrinho de mão, pá, marreta e foi para o trecho tapar buraco de estrada do interior da Palmeira. O vereador explica que é difícil a aquisição de cascalho e que, às vezes, patrolar uma estrada só piora a situação. Daí a solução alternativa que ele encontrou. Que sirva de exemplo!
 
PAINEL – Prefeito Flávio Neto abriu concurso para reforçar a equipe de servidores efetivos em Painel. O salário para médico atuar 8 horas por dia no município é de R$ 13.657,10. E dificilmente o município conseguirá atrair profissional da área médica.
 
AINDA PAINEL – Das vagas no edital em Painel há também para Agente Comunitário de Saúde. Porém, os agentes serão contratados por prazo determinado. No edital diz que é por um ano, renovável por mais um ano. Mas pelo que a gente sabe, o agente comunitário é contratado por processo seletivo, para atuar enquanto o programa – tipo o PSF - existir. Não tem estabilidade, mas presunção de estabilidade enquanto durar o programa, só podendo ser demitido por falta grave.
 
OBRA – Iniciaram as obras de terraplanagem no terreno onde será construída a praça do bairro Centro Administrativo. Em épocas de crise, manter frentes de trabalho como essa em Otacílio Costa é coisa rara nos municípios.
 
Suspense no Paço
Otacilienses são testemunhas dos malabarismos contábeis e legais para equilibrar despesa e arrecadação ali no Centro Administrativo. Mas há certo suspense com o desdobramento daquela ação que deu ganho de causa aos servidores que ficaram sem receber reajuste e nem o reflexo dele nos salários, lá da época do então prefeito Denilson Padilha.
Prefeito Tio Ligas aponta que a indenização que a prefeitura terá que pagar não contabiliza como despesa da folha, mas os 6,48% de atualização salarial repercutirá. E as projeções feitas indicam que o atendimento à sentença causará problemas aos gastos públicos municipais. “Mas como decisão da justiça não se discute, vamos negociar forma de atender essa demanda herdada, torcendo que demore um pouco para que haja uma reação da arrecadação, cuja queda repercute em todas as prefeituras”, pondera cautelosamente Tio Ligas.

Anterior

Edição 268 - 6 de agosto 2015

Próximo

Edição 266 - 23 de julho de 2015

Deixe seu comentário

Outras