Edição 251 - 02 de abril de 2015

Haverá eleição em 2016?
Dentro de exatamente um ano, aquelas pessoas que ocupam cargos como secretários municipais (e que desejam concorrer a vereador, prefeito ou vice) terão que se desincompatibilizar das funções. Isso demonstra o quanto corre o calendário nas definições eleitorais com vistas ao próximo pleito. E por conta desses encaminhamentos, já há aqui e ali integrantes de partidos “lançando armada” para a formação de agrupamentos com vistas às disputas. Exceto em Palmeira onde a oposição anda meio discreta, Painel, Bocaina e Otacílio Costa já apresentam indícios que de fato será um pleito bastante concorrido.
Mas nesse cenário há um encaminhamento que pode mudar tudo. Senador LHS garante a prefeitos que o abordam que não tem eleição em 2016. Ele explica que está bastante adiantada a tratativa para aprovação de uma reforma política até outubro deste ano. Entre as mudanças está a prorrogação dos mandatos de atuais prefeitos, vices e vereadores, sem que os atuais integrantes das majoritárias tenham direito à reeleição. Em prevalecendo tal entendimento, líderes locais teriam que repensar os passos. Otacílio, Palmeira, Bocaina e Painel têm prefeitos de primeira viagem. Logo, espichariam os mandatos no automático, sem precisar novo teste nas urnas ano que vem.
Acreditamos que a maioria da população é simpática à ideia de prorrogação de mandatos para unificar a eleição, até para acabar com esse negócio de disputa eleitoral a cada dois anos. Mas como não há nada garantido, carece que os interessados trabalhem com as duas hipóteses: com e sem eleição em 2016. Até para ninguém ser pego de surpresa na caminhada.
 
BOCAINA: PMDB HOJE – Prefeito Luiz Schmuller (PMDB) se apega a uma estratégia da qual nunca deveria ter se recolhido: o diálogo. Na virada do mês chamou integrantes da Executiva, Diretória e os simpatizantes do partidão para fazerem, todos juntos, uma avaliação do trabalho que o peemedebista vem fazendo como prefeito. Os trabalhos foram presididos pela presidente em exercício da sigla, Laís Celestino Ferreira. Lá estavam vereadores como João Assink (PMDB) Jorge Córdova (PROS) e Vera Antunes (sem partido). Suplentes da eleição passada Maria Olinda, Juarez Sutil, Genildo dos Passos, Amilton Henkemaier, Edgar Oliveira, Jilson Macedo Vargas, Mário Lúcio e Arilto Melo Ribeiro também foram convidados e lá estava.
 
BOCAINA: PMDB 2016 – “Estaremos passando pelas ruas dos bairros e comunidades como forma de verificar as condições em que se encontram as ruas, logradouros públicos e as próprias residências, buscando assim uma interação entre o partido e a comunidade”, diz trecho do foco do partido em Bocaina. Para o presidente licenciado e prefeito Luiz Schmuler, é fundamental ouvir as bases do partido para ter uma administração participativa. “Estamos agora fazendo novas filiações para em 2016 termos o melhor projeto para a cidade de Bocaina do Sul”, aponta o comandante Schmuller.
 
 
HOMENAGEM – Durante a reunião do PMDB em Bocaina, foi realizado um instante de silêncio e a oração do Pai Nosso em homenagem ao vereador Altamiro Dias que faleceu ano passado vítima de acidente na BR-282.
 
PROSA EM PAINEL - Presidente da Câmara de Vereadores de Painel, Silvio Antunes (PSD) tem conversado com o prefeito Flávio Neto (PMDB). O contexto das conversas é a boa relação entre a Prefeitura e a Câmara. Indagados se há algum aceno com vistas às eleições de 2016, reunindo os dois partidos, ambos desconversam apontando que é cedo para tratar “dessas coisas”. Mas como falta um ano para as desincompatibilizações, nunca é cedo para iniciar uma boa parceria.
 
GREVE EM SC - “É inaceitável que se queira economizar na educação R$ 40 milhões por mês. Educação não é gasto, é investimento. Se realmente o Governo do Estado precisa economizar, que comece pelo enxugamento das SDR”.
 
PDT E TIO LIGAS – Prefeito de Otacílio Costa e coordenador regional do PDT, Luiz Carlos Xavier, o Tio Ligas, mostrou prestigio no sábado, 28, em encontro ampliado do partido em Otacílio Costa. Com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e do deputado estadual Rodrigo Minotto, os pedetistas fizeram uma avaliação da eleição de 2014, e começaram a projetar o pleito de 2016. O principal objetivo do PDT na serra catarinense é trabalhar pela reeleição de Tio Ligas, e aumentar o número de prefeitos e vereadores na região.
 
DITOS DA PARÓQUIA – “Não diga que fui eu que disse, mas o PMDB ficar no aguardo de uma sentença judicial para escalar o candidato a prefeito, isso Otacílio Costa não merece”.
 
PAINEL – Fomos escalados pelo Sérgio Pinheiro, o chefe aqui do jornal, para localizar o homem que é pré-candidato a prefeito pelo PT em Painel. Ainda não o encontrei. Mas considerando essa possibilidade, Painel deve ter três candidatos. Além do petista e da busca à reeleição pelo prefeito Flávio, ex-prefeito Tungo, firme e forte na luta, porque não há nada que impeça, deve vir correr as carreiras das urnas. Vai ser boa parelha bem disputada!
 
LÁSTIMA – Terminou o terceiro mês do novo ano e nada de concreto sobre a estrada entre Otacílio e Lages. Nada de concreto e nem de asfalto!
 
MEU PEDACINHO DE CHÃO – Enquanto o Deinfra se recolhe da tarefa de manutenção da SC-114, no trecho urbano que corta Otacílio Costa, prefeito Tio Ligas determinou que seu homem forte do Meio Ambiente tome providências. Assim, desde a rótula da Área Industrial até a ponte sobre o Rio Canoas há roçada, poda e limpeza de calçadas. Tudo tarefa que quem deveria fazer era o Governo do Estado. Secretário Hélio Almeida, o Zelão, lembra o personagem que tinha o mesmo apelido naquela novela da Globo. Trata o trecho como se fosse “Meu Pedacinho de Chão”. Já que o Estado se recolhe do dever de manutenção, quem paga a conta é o otaciliense, infelizmente!
 
GESTO DO JAGA – Vereador João Assink, o Jaga, encontrou um tempo na correria do dia a dia para visita a Creche do Bolinha em Bocaina do Sul. Levou brinquedos para as crianças, mas quem saiu de lá contente foi o próprio Jaga. É que o convívio rápido com os pequenos e a equipe da creche permitiu lembrar-se dos tempos de infância com brincadeiras e momentos que ficam guardados na memória. “O mesmo sorriso que recebo dos meus netos quero proporcionar às crianças de nossa cidade, hoje recebi de uma forma mais marcante, agradeço todos os dias a Deus pela oportunidade de estar fazendo um trabalho que abrange a criançada, jovens e os integrantes da terceira idade”, resume Jaga. A Creche do Coringa é a próxima a ser visitada pelo “Papai Noel fora de época” chamado Jaga.
 
APRESSADINHO – Como em Otacílio Costa tem muitos eleitores do deputado João Rodrigues, conste que causou mal estar o afobamento no pré-lançamento do nome dele para concorrer a governador em 2018. Na fila do PSD, o deputado João Rodrigues está lá em quarto ou quinto lugar. E sair por aí se lançando, não ajuda nada no processo. No ato em Chapecó, com a presença do Ministro Kassab, João reclamou de Colombo não ter devolvido a ele o cargo de Secretário de Agricultura. “Tiraram-me a enxada, mas me deram um canhão”, citou.
 
Reflexo dos painelenses nascendo em Lages
Merece pelo menos um “vamos ver o que está acontecendo” por parte da Prefeitura de Painel esse levantamento da ONU que apontou que em 10 anos (2004 a 2013) morreram 36 crianças de até 5 anos para cada mil nascidas vivas no município. É um assunto delicado e preocupante. O índice em Lages fica em torno de 10 óbitos nessa faixa etária para cada 1.000 nascimentos. Claro que o ideal era zero, mas 36 é um número bastante elevado.

Há explicações, sendo que a principal delas é de que a criança, por nascer na Maternidade Tereza Ramos de Lages, estaria sendo registrada nesse município, embora seja natural de Painel. Essa situação repercute nos índices. Prefeito Flávio Neto disse que irá ver com o presidente da Amures uma forma de contornar essa problemática e tirar Painel desse cenário preocupante e triste. Ou seja, os índices que a ONU aponta podem não corresponder à realidade. Mas é algo que preocupa e carece de movimentação do poder público.  

Anterior

Edição 254 - 30 de abril 2015

Próximo

Edição 246 - 5 de março de 2015

Deixe seu comentário

Outras