Edição 231 - 20 de novembro de 2014

Um avante ao comércio de Otacílio Costa
Parceria entre a Prefeitura, através de Tio Ligas e sua equipe, e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Otacílio Costa para a realização do projeto de decoração natalina tem diferentes e significativos reflexos. Por um lado repercute na vida das pessoas, animando, alegrando e fazendo com que o clima de Natal contagie a todos. Por outro, faz com que o consumidor local e do entorno, como Palmeira e interior do município, venham fazer suas compras. Essa valorização ao comércio do município é fundamental. À medida que as pessoas gastam aqui, onde há excelentes opções, bons preços e variedade, alimentam toda uma cadeia produtiva, gerando empregos, impostos e desenvolvimento.
É bem verdade que Lages abriu as portas de um shopping com estrutura aos moldes de grandes centros. Mas é preciso essa reação das cidades da Serra atraindo o consumidor local para o comércio de cada município. É pura ilusão pensar que um televisor, uma geladeira ou aparelho celular que em Otacílio Costa custa determinado valor, será comprado no shopping de Lages por um preço muito abaixo. Não existem milagres. Considerando ainda que se o consumidor comprar aqui, estabelece relação de confiança que permite bater à porta das lojas com maior facilidade se precisar trocar, ajustar ou esclarecer sobre o produto comprado.
Portanto, o poder público faz sua parte com esse projeto de decoração atrativo na parceria com a CDL. Cabe agora aos comerciantes otacilienses a tarefa de encantar o consumidor com boas promoções, atendimento de primeira e outros atrativos que vão fortalecer o setor. Isso é bom para o comércio, para o município e para os próprios consumidores.
 
REAÇÃO I – Vereadores Luís Carlos Barbosa e Leonir Ribeiro, ambos do PSD, não gostaram de ser ventilado, através de Polaco, a ideia de lançar nomes para concorrer pelo partido a prefeito, sem que isso passe por lideranças da sigla. “Temos respeito pelo lançado e por quem lançou. Mas exigimos respeito com as pessoas e principalmente com a bancada do PSD. Estamos desenvolvendo um trabalho junto à comunidade. Então exigimos respeito conosco e com os filhados do partido, pessoas que devem ser ouvidas”, cita Barbosa.
 
REAÇÃO II – "Não sou contra, pode indicar quem quiser. Mas nem o presidente do partido não tem o direito de indicar alguém sem consultar a base. É um absurdo, uma pessoa que nem faz parte do partido fazer uma coisa dessas. Temos respeito por essa pessoa, mas sabemos que ela só aparece em horas oportunas, ou seja, nas eleições", alfinetou Barbosa.  Ele diz ainda o partido tem vários nomes à disposição, inclusive os próprios vereadores para o projeto político de 2016.


REAÇÃO III – Vereador Leonir enfatiza que eles estão na rua representando o partido. "Não tenho dúvida, nós representamos o partido. E não queremos que pessoas que nem filhadas estejam no PSD, venham falar pelo partido". Leonir deixa claro que acredita num candidato do PSD na majoritária em 2016. "Vamos deixar entendimentos para mais adiante. Mas não aceitamos que alguém que nem esteja filiado no PSD, venha falar pelo partido", conclui Leonir.
 
DÉCIMO I – Buscamos informações sobre a programação para o pagamento do 13.º salário nas prefeituras. Em Bocaina do Sul há uma orientação do prefeito Luiz Schmuller (PMDB) para contenção de despesas. Porém, o benefício aos servidores, devidamente planejado com antecedência, está garantido.
 
DÉCIMO II – Em Otacílio Costa também a situação está sob controle. A metade do 13.º salário foi paga em junho. O restante chegará na conta dos servidores municipais no dia  19 de dezembro, conforme informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura otaciliense.
 
MOBILIDADE – Tio Ligas (PDT) participou de evento promovido pela Fiesc sobre mobilidade. Essa aproximação com os dirigentes da entidade que representa a indústria catarinense tem dois objetivos. Acelerar obras na SC-114 em direção a Lages e buscar estrutura do Senai para Otacílio Costa para atuar ainda mais na qualificação da mão-de-obra.
 
BOCAINA URGENTE – Moradores que precisam da ponte para acesso à localidade de Campinas, interior de Bocaina do Sul, estão preocupados. Temem que o dinheiro liberado pelo Governo do Estado para a obra retorne. É que as obras iniciaram, as cabeceiras foram feitas, tudo muito bom e bonito. Mas depois disso, parou tudo.
 
AINDA A PONTE – A ponte antiga foi retirada no mês de maio para colocação da nova. Passou o inverno todo e estamos chegando ao final do ano sem nada de novidades. Além do transporte escolar, a falta da ponte prejudica agricultores que dependem dessa travessia. Com a palavra e, principalmente, a providência, o prefeito Luiz Schmuller e sua equipe.
 
JAGA E TITON – Deputado Romildo Titon (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa foi bem votado em toda Serra. Para tanto contou com a parceria de lideranças políticas como do vereador João Tadeu Assink, o Jaga, de Bocaina do Sul. Como manda a boa cartilha política de reconhecimento e retribuição ao apoio, Titon esteve em Bocaina visitando Jaga e a família. Parlamentar se colocou à disposição para ajudar nos pleitos do município em Floripa em retribuição aos 104 votos recebidos no município.

A bolsa de dinheiro em Lages
Repercute em toda a Serra Catarinense o flagrante do Gaeco que apreendeu R$ 165.000,00 em dinheiro numa bolsa e prendeu o motorista do prefeito Elizeu Mattos e dois empresários da empresa Viaplan, que atua na Semasa (a Casan de Lages). O assunto gera suspense porque o Gaeco investigava o caso desde abril deste ano, com escutas telefônicas e outros monitoramentos que integram o procedimento. O atual secretário da Semasa, Vilson Rodrigues, foi a quarta pessoa presa. Embora não haja nenhuma acusação formal (ainda) contra ele, o promotor Joel Rogério Furtado, que coordena o Gaeco, declarou que ninguém é preso se não houver indício suficiente de culpa.
Antes de Vilson Rodrigues, quem comandava a Semasa era o otaciliense Volnei Constante que, de forma interina respondia pela Secretaria de Águas e pela Chefia de Gabinete do prefeito Elizeu Mattos. Volnei foi ouvido pelo Gaeco, prestando informações e esclarecimentos. Mas não existe nada daquilo divulgado até agora que envolva Constante. O assunto caiu como uma bomba em Lages, gerando desconfiança, suspense e intranquilidade. O prefeito Elizeu disse no depoimento ao Gaeco e tem repetido na imprensa, que desconhecia que seu motorista mantinha essas ‘relações’ com a Viaplan. Salienta ainda que seu patrimônio diminuiu se comparado ao tempo que era deputado. Elizeu colocou o sigilo bancário e fiscal à disposição dos investigadores.

Episódio de Lages serve de alerta para outros municípios. O sistema de investigação e controle está absolutamente rigoroso. Qualquer valor ou documento suspeito pode dar início a investigações, cujo desdobramento resulta em dores de cabeça, complicações e até prisões, como foi o caso de Lages.  

Anterior

Edição 232 - 27 de novembro de 2014

Próximo

Edição 230 - 13 de novembro 2014

Deixe seu comentário

Outras