edição 228 - 30 de outubro 2014

Otacílio Costa nos planos do PSD
Com cuidado quase cirúrgico para não criar polêmica e nem debate, o presidente do PSD, empresário Marcelo Pereira pede a palavra para abordar os rumos da sigla em Otacílio Costa. Antes de qualquer coisa deixa claro que nenhuma pessoa pode falar em nome do partido de forma isolada. Aponta que a ideia é fortalecer a sigla ainda mais. Entende que isso já ocorreu de forma significativa nesta eleição. Pereira foca um projeto com o reforço de novas lideranças em suas fileiras, bem como o retorno daquelas que já fizeram parte do PSD, caso de Polaco.
Sobre a postura de Pindaco, o presidente do PSD aponta que aquele não tem autorização para falar em nome do grupo ou de lideranças da sigla. “Não tenho nada contra a pessoa do Pindaco. Pelo contrário, respeitamos trajetória. Mas não concordamos com o estilo que ele adota para colocar o PSD numa situação desconfortável”. A referência é ao fato de ter chegado ao Judiciário a disputa pelo comando partidário em Otacílio: “Precisamos e vamos construir. E não dividir”.
Segundo Marcelo Pereira, a ideia é fortalecer o PSD, inclusive focando as eleições municipais de 2016. “Nosso objetivo é estar na majoritária na disputa daqui dois anos. Mas vamos construir isso no consenso, sem impor nomes”. Sobre o afoitamento de Pindaco para concorrer, Marcelo acena cautela: “Ele tem que construir isso. Não existe decisão de um homem só. Somos um grupo de lideranças com projeto para Otacílio Costa”.
Evidencia, portanto, que Marcelo Pereira, como articulador do PSD em Otacílio Costa, tendo com ele um grupo considerável, não irá se recolher da condução do processo de fortalecimento partidário. E fará isso sem se recolher da missão de comandar a sigla, inclusive com o reforço de novas lideranças que podem estar chegando amanhã ou depois nas fileiras do PSD.
 
AÉCIO E DILMA – Tanto Otacílio quanto Palmeira, assim como Bocaina e Painel mantiveram os resultados de primeiro turno na eleição presidencial. Aécio venceu nos dois primeiros e Dilma nos dois últimos. O que se viu em Otacílio Costa foi o aumento do percentual a favor do tucano, batendo nos 63,72% contra 36,28% conquistados pela petista. Vice prefeito Silvano Cardoso não tem do que reclamar, apesar do tropeço tucano no resultado final no Brasil, naturalmente.
 
OU ENTÃO... – Ao analisar a vitória esmagadora de Aécio Neves sobre Dilma em Otacílio Costa, apesar do trabalho e da torcida de Tio Ligas para a petista, internauta aponta que o município é industrializado. E a política econômica atual é um desastre ao setor. Daí a vontade de mudança.
 
COMEMORANTE – Secretário Edson Pasold e o vereador Israel Iéié foram para a rua em Otacílio Costa comemorar a vitória de Dilma, numa eleição disputadíssima.
 
CORAÇÃO VALENTE – “Já depositei meu voto no coração valente”. Manifestação do prefeito Tio Ligas que foi à urna votar com botton da candidata Dilma Rousseff. Apesar de a petista ter levado somente 36,28% dos votos em Otacílio Costa, o índice não foi pior por causa do engajamento de pessoas como Tio Ligas e parte da equipe. O resultado em Otacílio ficou bastante parecido com a média estadual que bate nos 65% a 35%.
 
COM DILMA – Tanto o prefeito Luiz Schmuller quanto Flávio Neto podem comemorar o resultado das urnas de domingo. Dilma fez 52% tanto na Bocaina quanto em Painel. Principalmente em Painel a vitória da petista surpreende por ser terra de muitos fazendeiros, tidos como conservadores. Mas pelo jeito o apoio do prefeito Flávio em retribuição à ajuda Federal e Estadual a Painel deu resultado.
 
EVENTÃO – Dentro da ideia de fortalecimento do PSD, está previsto inicialmente para 22 de novembro um grande evento em Otacílio Costa. Deputado Federal João Rodrigues e os Estaduais, Milton Hobbus, José Nei Ascari e Gabriel Ribeiro devem participar da mobilização. A ideia é uma espécie de homenagem e reforço de comprometimento dessas lideranças com o município. Na oportunidade o PSD deve filiar novas lideranças e ‘repatriar’ outras que já integravam suas fileiras, como é o caso de Polaco.
 
QUEM VEM? – Ainda não é oficial, mas há tratativas para que se filiem ao PSD lideranças como o ex-vice-prefeito e empresário Domai, além do Secretário de Agricultura, João Pires Burq.
 
CASCALHEIRAS – Otacílio Costa é o primeiro município a ter cascalheira liberada. Além de Otacílio Costa, Bocaina do Sul e Palmeira estão com três cascalheiras cada, em fase de vistoria. Presidente do Cisama – Consórcio da Amures - prefeito de Palmeira José Valdori Hemkemaier, o Durica, explicou que os municípios serão atendidos pela ordem de chegada dos pedidos. Durica explica que o custo de regularização de uma cascalheira é de R$ 30 mil, o que seria inviável para prefeituras se não fosse através de um consórcio, como está sendo feito.
 
ALÔ LIXO – Secretário Charles Chaves está apelando pela consciência das pessoas. Ao invés de jogarem lixo a Deus dará, que liguem para a Secretaria de Meio Ambiente. No telefone 3221 8041 as pessoas poderão solicitar um caminhão para retirada e transporte de lixo. Quem não atender um apelo desses, com todo respeito, mas é porque são uns...
 
Marta Goss: “Eu vou dar a volta por cima”
Ex-prefeita Marta Goss tinha suas qualidades, inclusive reconhecidas pela comunidade que a elegeu. E tinha uma característica fundamental na liderança que exercia. Era aquilo que parecia ser: engajada, disposta, trabalhadora e não fugia à luta. Assimilou desde cedo aquela rivalidade política em Bocaina e militava com persistência em um dos lados. Venceu, perdeu, mas não se recolheu.
Por causa de decisões judiciais e administrativas recentes, Marta Goss havia sofrido alguns revezes. Nada que tenha lhe tirado o foco. Na primeira vez que a encontramos depois da sentença judicial que lhe condenara a perda de direitos políticos, a ex-prefeita nos disse: “Sei que você tem que divulgar porque é notícia. Mas divulgue também que eu vou dar a volta por cima. Eu não desisto nunca”.
A política em Bocaina sempre foi acirrada. Mas quis o destino que não fosse diretamente esse acirramento o responsável pela tragédia. Talvez o episódio sirva para que as lideranças locais tenham mais cautela, dialoguem mais. Marta Goss, cheia de vida e saúde, morreu em combate, na busca de votos, no contato com a comunidade. Deixa de luto uma legião de amigos, eleitores e familiares. E deixa o exemplo de não desistir nunca porque a vida é feita para dar a volta por cima.

  

Anterior

Edição 229 - 06 de novembro de 2014

Próximo

Edição 227 - 23 de outubro de 2014

Deixe seu comentário

Outras