edição 218 - 21 de agosto 2014
Bocaina sem hospital?
Não há informações oficiais, mas lamentos se de fato ocorrer. Porém, o Hospital São José de Bocaina caminha para o quase inevitável fechamento. Vigilância Sanitária, em nome da chamada incolumidade pública, tem orientado nesse sentido. E a razão é a situação da estrutura para atendimento às pessoas. E isso seria lamentável sob todos os aspectos. Numa situação dessas não se deve ficar achando culpados. Mas torcer para que os problemas detectados pela Vigilância Sanitária sejam resolvidos, os recursos acessados e a estrutura voltar a funcionar.
Abordando o assunto com cautela até para não puxar para si um problema que não é dele, o prefeito Luiz Schmuller, diz que tomou a providência que está ao seu alcance em relação à questão do Hospital de Bocaina. Schmuller explica que o posto de saúde central já presta atendimentos mais urgentes à comunidade. Inclusive mais um médico foi contratado para atender a demanda. Meno male!
POR FALAR EM HOSPITAL... – Vereadores Lindomar Alves e Robson Medeiros encaminharam requerimento ao novo Diretor Industrial da Klabin, Josué Vargas. Pedem com bastante jeito que a empresa doe uma ambulância ao Hospital Santa Clara. Vamos ver como é a sensibilidade comunitária do novo diretor da Klabin. Embora, naturalmente, seja uma decisão (sobre a doação) que não depende apenas dele.
NOTICIÁRIO DA SAÚDE – Para atender de forma itinerante principalmente no interior, chegou a Otacílio Costa uma unidade de saúde móvel. A estrutura está devidamente equipada. Foi viabilizada através de recursos do Fundam, numa emenda do deputado Marcos Vieira.
DEDO DO LINDOMAR – Registre-se com o devido merecimento que essa unidade de saúde móvel foi possível a partir de uma emenda parlamentar viabilizada pelo deputado Marcos Vieira no ano passado. E quem costurou essa emenda que tornou possível a aquisição foi o vereador Lindomar Alves de Souza (PSDB). Esse é o segundo veículo em que o vereador foi o responsável pela busca dos recursos. Outro veículo, conforme o vereador, foi um Palio Weekend destinado ao Conselho Tutelar.
CORUJAS – Otaciliense Volnei Constante, que responde pela chefia de gabinete do prefeito de Lages, costurou agenda do candidato a deputado Fernando Coruja aqui em Otacílio. No encontro acabaram se misturando o Coruja daqui e o de Lages.
PP NA PELEIA – Um dos candidatos a deputado estadual pelo PP na Serra, o ex-prefeito Renatinho de Lages tem percorrido os municípios em busca de apoio e votos. Em Palmeira, por exemplo, recorrer ao prestígio de Osni Francisco de Souza, o ex-prefeito do município para garantir uns votos no município.
ENTREVERADOS – Coligação de Colombo reuniu prefeitos, vices, vereadores e demais lideranças para uma reunião na Pousada do Sesc em Lages. Lá estavam lideranças de Otacílio Costa (vi o Milton Matias por lá), além de gente de Painel, Palmeira e Bocaina. Pauta da prosa foi não reduzir o ritmo de trabalho, evitando o chamado ‘já ganhou’.
EM OTACÍLIO – Gabriel Ribeiro, que concorre a deputado estadual pelo PSD, participou de mobilização promovida por Marcelo Pereira, Polaco e demais apoiadores da campanha. Segundo o candidato do PSD, a expectativa é de uma boa votação no município por causa dos apoios. “Acredito que depois de Lages é aqui em Otacílio que receberei mais votos. E minha responsabilidade com o município será cada vez maior”, aponta Gabriel.
COM JEITO – Candidato Gabriel Ribeiro tem atuado com jeito em Otacílio Costa porque o PSD mantém duas linhas. Aquela liderada por Marcelo Pereira que está apoiando a administração de Tio Ligas e a outra de oposição, comandada pelo empresário Pindaco. Depois das eleições estaduais que se buscará um meio termo para a postura do PSD em Otacílio Costa, até com vistas às eleições de 2016.
PT OTACÍLIO I – Presidente do PT otaciliense, Valdecir Pereira de Andrade, popular "Cuca", declarou que a sigla apoia dois candidatos a deputado estadual (Neodi Sareta e Ana Paula Lima) e um candidato a deputado federal, Décio Lima. Recentemente os três candidatos estiveram visitando a Capital Nacional da Madeira, sendo recebido pelas lideranças locais.
PT OTACÍLIO II – Cuca diz que o partido se fortaleceu com a filiação do ex-vereador Edson Pasold e que o partido planeja voos mais altos, inclusive de olho na Prefeitura em pleitos seguintes. Cuca diz que atualmente o PT otaciliense conta com cerca de 400 filiados. Esse número, segundo ele, está aumentando a cada dia. A sigla também dispõe de um vereador, Israel Inhaia, o "Ieié". A ideia é deixar de ser coadjuvante no processo político local.
NO BARRACO DO CACIQUE – O PT faz encontro sempre no dia 13 de cada mês. Agora em agosto a prosa foi na residência do Secretário de Administração, Edson Pasold, apelidado pela candidata Ana Paula Lima, presente no encontro como “barraco do cacique”.
APOIOS – Além do vereador Israel Inhaia, quem também esteve na reunião na casa de Edson Pasold foi o prefeito Tio Ligas. Ele manifestou reconhecimento à ajuda do candidato a deputado federal Décio Lima e da presidente Dilma. Tio Ligas está tendo a cautela de articular para que seus secretários apoiem diferentes candidatos a deputado, para que, depois da eleição, os eleitos ajudam Otacílio Costa.
Deixe seu comentário