Otacílio Costa nas prévias do PMDB
Com a definição do novo diretório do PMDB de Otacílio Costa mudou a lista de delegados com direito a votos nas prévias do dia 26. Ao invés de Wolnei Constante, que é secretário de Elizeu em Lages, Milton Matias é que irá ajudar decidir, ao lado de Alceu Antunes, os rumos do PMDB no pleito deste ano. Para ‘medir a febre’ sobre a posição de Otacílio Costa em relação ao assunto, trocamos dois dedos de prosa com Milton Matias. Segundo ele, se fosse considerado o tratamento que o PSD deu ao PMDB nas eleições municipais em boa parte das cidades do Estado, a decisão seria por não integrar a coligação. Milton Matias entende que essa parceria que o PSD depende para reeleger Colombo não ocorreu no pleito de 2012.
Mas ao mesmo tempo um dos delegados do PMDB otaciliense acena que é partidário. “Não deve prevalecer o que a gente pensa individualmente. Mas prevalecerá aquilo que for melhor para o PMDB num contexto geral. Assim, o que as lideranças decidirem, inclusive de Otacílio Costa, vamos tomar como orientação”. Significa dizer que o PMDB de Otacílio Costa, considerando aquilo que tem priorizado na sigla em âmbito de Estado, deve votar nas prévias para que o partido mantenha a coligação com o PSD, no projeto de reeleger Colombo. As prévias acontecem na semana que vem, sábado, dia 26 em Florianópolis.
PMDB EM OTACÍLIO – Pré-candidato a Deputado Estadual pelo PMDB, Fernando Coruja esteve em Otacílio Costa conversando com lideranças da sigla. Recebeu o apoio do ex-prefeito Altamir Paes para o projeto de chegar À Assembleia Legislativa. Embora alguns peemedebistas já tenham compromissos com outros pré-candidatos, evidencia-se que pelo menos um pedaço do partido vai apostar num candidato da Serra, no caso Coruja.
COM TODOS – Tio Ligas esteve na SDR assinando convênio para construir 16 abrigos de ônibus e reformas no ginásio do bairro Poço Rico. Embora a assinatura tenha sido feita com o secretário Juarez Mattos, Tio Ligas fez questão de agradecer o empenho do titular anterior da SDR, Gabriel Ribeiro. Pelo jeito, o prefeito de Otacílio está fazendo a política da boa vizinhança, sem fechar com um único candidato a deputado. O que isso significa? Significa estratégia inteligente porque se ‘casar’ só com um nome a Estadual, como vai bater na porta dos outros depois em busca de apoio para o município?
MAIS PT EM OTACÍLIO – Na lista de novos filiados do PT em Otacílio Costa estão o sindicalista Edilberto dos Santos Carvalho (do SInpoc), os empresários Domingos Mayer e Vitorino Westphal e o locutor Edson de Liz. Essa relação foi fornecida pela assessoria do deputado Décio Lima.
CENTO E TREZE – Foram feitas filiações de várias lideranças. Anunciou-se 113 por ser um número simbólico. Deputado Décio Lima e a esposa e também deputada Ana Paula Lima estiveram em Otacílio Costa abonando as filiações. Essa encorpada do PT em Otacílio Costa tem o dedo do secretário Edson Pasold e do vereador Israel Anhaia.
FORTALECIMENTO DO PT – Conversamos com o vereador Israel Alfredo Anhaia (PT) sobre esse fortalecimento do partido em Otacílio Costa. Confirma que a ideia é ter um partido forte trabalhando no pleito deste ano e com vistas às eleições de 2016. “Claro que se houver a reedição da coligação com Tio Ligas prefeito e Silvano de vice, vamos apoiar. Mas se mudar o cenário, teremos que estar fortalecidos para o processo”, explica.
TUCANOS E A COSTURA – Vice-prefeito Silvano Cardoso não esconde o entusiasmo ao falar sobre o projeto do PSDB. Na reunião desta segunda-feira, 14, em Florianópolis, lá estava o Conselho Político do PSDB. São 14 integrantes, sendo que um deles é Silvano. Em debate a questão de coligações para o pleito deste ano na disputa ao Governo. DEM e Partido Solidariedade já estão com o PSDB. O foco agora é atrair o PP.
TUCANOS E O PP – A chamuscada de Pizolatti nas denúncias da Petrobrás (que li na Revista Veja) fortalecerá o grupo de Esperidião Amin. E o Careca não esconde de ninguém a simpatia pelo projeto com o PSDB. Ideia seria Ponticelli de vice-governador na chapa e Ângela Amin – que lidera a pesquisa Ibope/RBS para o Senado – concorrer à vaga para a Câmara Alta.
TUCANOS E A PESQUISA – Na reunião do Conselhão, foi avaliada uma pesquisa fechada sobre o desempenho de Aécio Neves em SC. Os dados não podem vir a público porque são para consumo (sem registro na Justiça Eleitoral), mas bastante animadores. Pelo menos me garante o vice-prefeito de Otacílio, Silvano Cardoso. Também animam os 10% que Paulo Bauer obteve na pesquisa Ibope/RBS para o Governo do Estado. Bauer disse que com 1% já disputaria. Com 10% então, assim na largada, está num entusiasmo sem tamanho. “O importante é que temos um projeto viável e Otacílio Costa está presente, através da nossa representatividade”, salienta Silvano Cardoso.
FOCO DO PRESIDENTE – Conversando com o presidente da Câmara de Otacílio Costa, Leonir Ribeiro (PSD), ele explica que toca o legislativo com dois focos. O primeiro é a produtividade, atendendo a demanda de trabalhos que chegam à Câmara. O segundo é a economicidade na atuação. A ideia, segundo Leonir, é chegar ao final do ano e, considerando o percentual de repasse que a Câmara tem direito, devolver uma significativa quantidade ao Executivo.
DESTINAÇÃO DA SOBRA – De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Otacílio Costa, a ideia é fazer um entendimento com o prefeito Tio Ligas, para que os recursos resultantes da economia no legislativo, sejam destinados diretamente para obras. “Vamos conversar com o prefeito. Temos mantido uma boa relação. E nossa ideia é que esses recursos que deixam de ser gastos, pela nossa austeridade, sejam revertidos em obras à comunidade”, explica Leonir Ribeiro. Na verdade, essa ideia não é novidade, mas é interessante. Xanxerê, por exemplo, todo o valor que os vereadores deixam de gastar, do percentual que têm direito para manutenção da Câmara, vai direto para obras indicadas por eles mesmos.
PALMEIRA FAZ ISSO – Quando presidente da Câmara, ano passado, o vereador Celito Baldessar conseguiu economizar R$ 17.000,00 daquilo que o legislativo de Palmeira tinha direito a receber. Num entendimento com o prefeito Durica, o montante foi destinado para compra de um misturador de calcário. Diretamente vereador não faz obra e nem compra equipamentos. Mas por vias indireta, em parceria com o Executivo, consegue mostrar resultado.
PDT PEREGRINA – A exemplo do encontro realizado em Lages, prefeito e lideranças do PDT se misturaram numa prosa em Bombinhas, onde o partido venceu a eleição municipal. Por lá se entreveraram as lideranças otacilienses lideradas pelo prefeito Tio Ligas. É a primeira vez que o PDT procura a fazer esse tipo de mobilização com constância. Sinal de que a ideia de profissionalizar a sigla, proposta do ministro Maneca Dias, é para valer.
PPS NA PALMEIRA – Pipoqueiro já havia me dito que recebeu a missão de organizar o PPS em Palmeira. O partido está forte em Otacílio e a ideia é buscar novas fronteiras. Escalou o Adilson e o Adriano para comandar o PPS na Palmeira e por lá apareceu o Ricardo Guidi para ‘abonar’ a vinda ao mundo do PPS naquele município. Só carece ver o que o pai do Ricardo, o deputado Altair Guidi trouxe para os municípios como Palmeira e Otacílio. Se veio apoio em forma de verbas e ações, o apoio aos Guidi é válido. Mas se vieram aqui só levar votos, nem precisa dizer para onde eles devem ser mandados!
CAMINHO PARA O CERRO – Prefeito Durica já havia reclamado da dificuldade de fazer manutenção nas estradas do interior. Mas tem umas coisas emergenciais que precisam romper essa dificuldade. É o caso da estrada geral que chega a Cerro Alto. Se continuar desse jeito não vai chegar porque os buracos estão disputando para ver o qual fica maior.
NA PALMEIRA – Carece esclarecimento em Palmeira sobre o episódio reclamado pelo senhor Edésio Xavier de Liz, 78 anos e esposa. O que ele conta inclui até ameaças e empurrões sofridos na residência em frente a farmácia. O idoso disse que o irmão do secretário de Obras, Willian de Jesus, teria sido o responsável pelos atos. Virou caso de polícia que encaminhou o episódio, através de um TC – Termino Circunstanciado, para desdobramento no Fórum da Comarca em Otacílio Costa, em audiência prevista para 2 de junho. Naturalmente que o secretário Willian deve ter sua versão para o ocorrido, mas o diálogo deve ser esgotado, antes de se partir para atos de violência, como reclama o senhor Edésio Xavier.
Deixe seu comentário