Edição 176/ 31 - 10
O que tira o sono de Tio Liga?
Fechar o ano com uma gestão contabilmente redonda. Esse é o desafio do prefeito Tio Liga. Ele aponta que o pagamento da primeira parcela do 13.º salário lá na metade do ano foi uma decisão acertada. Quer pagar a outra parcela na metade de dezembro. E embora tenha condições financeiras de resolver o 13.º salário e mais as folhas da virada do ano e férias, algo preocupa o prefeito. “A questão de índices com a folha a partir do pagamento do 13.º salário nos preocupa”, aponta.
Segundo o prefeito, para efeitos de percentuais de gastos com a folha é considerado o que se gasta com 13.º salário. Lá em setembro foi baixado um decreto que cortou horas extras e outros itens que, em regra, aumentam as despesas com a folha. Acredita Tio Liga que essa providência permitiu equilibrar os gastos, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A boa notícia para que Tio Liga não perca o sono é que a receita deve aumentar em novembro e um pouco mais em dezembro. Somado a isso, no último mês do ano chega 1% de incremento no FPM exatamente para fazer frente aos gastos com pessoal decorrentes do 13.º salário. Isso significa uns R$ 380 mil a mais. “Estamos confiantes. Vamos fechar bem o ano. Mas é preciso cautela para manter o controle”, confirma o prefeito.
PROS deixa Tio Liga com folga na Câmara
Embora evite tripudiar em cima dos adversários, o prefeito Luiz Carlos Xavier, o Tio Liga, não esconde certa satisfação ao ver a adesão do vereador Robson Medeiros ao PROS. Ao mesmo tempo em que aumenta sua base na Câmara de Vereadores, Tio Liga vê o PMDB perder uma importante liderança, ficando com apenas três vereadores em suas fileiras. Com isso, o placar na Câmara passa a indicar oito vereadores na base e três na oposição.
Segundo o prefeito de Otacílio Costa houve uma costura para criação do PROS no município e o convite ao vereador Robson Medeiros. Ele já vinha votando projetos junto com a base, mas o fazia com certa cautela até para não melindrar com o PMDB. Com a adesão ao PROS, sua situação fica mais tranquila
Até onde a gente sabe, o vereador Robson Medeiros, o terceiro mais votado de Otacílio Costa no pleito do ano passado andava meio descontente com o PMDB. Ele evita tocar nesse assunto até por uma questão de respeito à sigla pela qual obteve o mandato. Mas entre aqueles alinhados à atual administração, há unanimidade de que a saída de Robson Medeiros representa ‘uma perda considerável’ ao PMDB.
NÃO É INFIDELIDADE – Para você ficar sintonizado, é proibido um detentor de cargo eletivo trocar de partido, sob o risco de incorrer em infidelidade, podendo perder o mandato. A exceção ocorre nos casos de deixar uma sigla para participar da formação de um novo partido. Foi o que aconteceu com Robson Medeiros aderindo ao PROS. Nesse caso ele não é infiel. Apenas fez uma opção diferente.
O GRUPO DO PROS – Robson Medeiros é o homem com mandato do PROS em Otacílio Costa. Mas o partido tem como presidente Dirlei Kaiser. Robson se soma a outras lideranças que também migraram à nova sigla. Renaldo Macarena, presidente da Câmara em Bocaina já está na casa partidária assim como Jorge Córdova que também aderiu ao PROS na Bocaina.
MISSÃO NO PDT – Ministro do Trabalho Manoel Dias escalou o prefeito Luiz Carlos Xavier (Tio Liga) para uma missão nobre e ingrata: comandar o PDT na Serra Catarinense. A função era de Márcio Ramos Arruda que trocou de partido, deixando a lacuna para ser preenchida.
DESAFIO EM LAGES – Segundo Tio Liga, trata-se de um trabalho de fortalecimento do PDT que abrangerá toda a Serra Catarinense. Uma das primeiras tarefas é tentar unir a sigla em Lages onde há quatro alas. Desafio bem complicado. Mas não seria desafio se não fosse complicado.
FOCO DO PSB – Essa mudança no comando regional do PDT se deve ao fato de que Márcio Arruda (que era o coordenador) se filiou ao PSB. Ele deverá concorrer a deputado federal pela sigla. Assim, Márcio fará dupla com Polaco, o otaciliense que continua firme na candidatura a Deputado Estadual.
BOCAINA 2012 – Membros do governo de transição da Bocaina há um ano apresentaram uma denúncia no Ministério Público. Pediram cancelamento de um leilão de bens inservíveis. O edital levava o n.º 42/2013. O motivo era o preço baixo dos bens avaliados. Até paralelepípedos na época estava no descritivo do leilão que acabou não acontecendo.
BOCAINA 2013 – Agora aparece o edital 01/2013 leiloando os mesmos bens e itens, com preços menores ainda que aqueles previstos para o ano passado. Significa que no ano passado não estava errado o leilão? O errado foi a denúncia ao MP? Ou continua errado inclusive neste ano aquilo que se pretende fazer?
AINDA BOCAINA – Assessor Rodrigo Barth trocou informações com os responsáveis pelas áreas de Educação, Obras e conversou com o prefeito Luiz Schmuler. De acordo com a nutricionista do município Daniela Coelho os alimentos da merenda escolar são de qualidade, porém no dia em questão foi transportado combustível no mesmo veículo, pois o Toyota da Secretaria de Obras havia quebrado. Também porque uma das máquinas da Secretaria estava a 30 km de distância da cidade e com pouco óleo, sendo assim o veiculo da Educação foi requisitado para tal feito.
PROVIDÊNCIA – Lembro que o Prefeito já tomou as providências necessárias e, logo após transportar os galões de óleo, o veiculo foi lavado. E, naturalmente, esse tipo de prática não se repetirá por haver entendimento de que é incorreto. Esse tipo de retorno (não para nós, mas para a comunidade) demonstra respeito com as pessoas. E incorrer em erro não é o fim do mundo. Fim do mundo é persistir errando. E isso não ocorre em Bocaina.
E O MÉDICO CUBANO? O médico cubano que vem para Bocaina do Sul na verdade não é de Cuba, é da Síria. Trata-se de Alli Hassan que será recebido em Floripa nesta quinta pelo próprio prefeito Luiz Schmuler e o pela secretária da Saúde, Soraia Schlichting. Segundo a secretária, o fato de ter um médico garantido por três anos em Bocaina dá certa segurança e tranquilidade. Ele atuará no interior, visitando casa por casa. Terá, é claro, no começo alguma dificuldade no idioma, mas nada que o convívio não supere!
AMBIENTE NOS MUNICÍPIOS – Vereadores de Otacílio Costa e dos municípios que estão no entorno da Capital da Madeira deveriam dar um pulo nesta sexta-feira a Lages. Deputado Titon falará sobre atribuições das Câmaras Municipais nas questões ambientais. O parlamentar foi relator do Código Ambiental Catarinense e há muita coisa que precisa ser disciplinado pelos vereadores em âmbito de cada município. Daí a importância da prosa.
PP ASSUME EM SC – Depois de 11 anos fora do poder (desde a entrega do cargo por Amin a LHS na virada de 2002 para 2003), o PP não frequentava a cadeira de governador. Isso muda na semana que vem com a posse de Ponticelli como governador. Por 10 dias o presidente da Assembleia governa SC, já que Colombo e Pinho deitam o cabelo para o exterior. Se o PP de Otacílio Costa (alô presidente Irmão Vanderlei) quiser conferir a posse de Ponticelli, o ato será dia 8, sexta-feira, às 14 horas no Centro Administrativo.
ELEIÇÕES 2014 EM SC – Vignatti, Paulo Eccel, Frischt e outras forças do PT estiveram reunidos regionalmente em Lages. Na prosa o conjunto de propostas para comandar o partido em SC, cuja eleição para definir a presidência acontece agora em novembro. Também ficou claro, na prosa entre os ‘companheiros’ que o PT está disposto a vários cenários no pleito de 2014. Menos coligar com Colombo.
Deixe seu comentário