Edição 281 - 5 de novembro 2015
Sobre favoritos e azarões em Otacílio Costa
Existem dois favoritos e um azarão na corrida eleitoral de Otacílio Costa para o pleito do ano que vem. Tio Ligas declarou que deseja concorrer contra Altamir Paes, para comparar as gestões. Ceron, que preside o PSD em Santa Catarina disse que é bom ter um nome forte no outro lado para tornar a disputa interessante e com um debate elevado. Porém, se Altamir Paes se desvencilhar as amarras jurídicas que os mantém de mãos atadas para a disputa, ele se torna o favorito do pleito. Mas sem ele, mesmo que lançasse a esposa Gláucia Paes para a disputa, o PMDB não tem tanta fortidão assim. E, nesse caso, o favoritismo passa para o lado de Tio Ligas.
Entre Altamir e Tio Ligas existe um azarão cheio de votos e vontade que pode decidir a eleição. É Pindaco que foi o construtor do PSD em Otacílio Costa e, depois do castelinho de sonhos feito para a disputa, levou um chega prá lá, obrigando-o a buscar outra moradia partidária, no caso o PPS. É bastante improvável que o PSD atraia Pindaco para qualquer tipo de composição. A tendência é ele frequentar as fileiras da oposição, constituindo-se num fator a ser considerado por Tio Ligas na busca da reeleição.
Consta inclusive que Pindaco respeita o projeto do PMDB e não concorre a prefeito, caso o nome seja Altamir Paes. Mas se o ex-prefeito estiver fora do páreo, por causa dos pecados jurídicos do passado, Pindaco pretende ser o caminho, a verdade e a vitória para a oposição otaciliense.
Portanto, estamos diante de dois favoritos e um azarão no pleito de Otacílio Costa. Embora, por certo, Pindaco não aceite esse termo azarão até porque, deve comentar que azar é dos outros de tê-lo como adversário. Assim, essa peleia em Otacílio Costa ano que vem será muito interessante. E disputada em qualquer cenário!
PSD, PR E... - Antes de optar pelo PPS, Pindaco 'namorou' a ideia de se filiar no PR. Acertou não ter feito essa opção. É que está na agenda política da semana uma conversa entre os caciques Jorginho Mello (PR), Paulinho Bornhausen (PSB) e Gelson Merísio (PSD). Ideia é que os três partidos superem divergências pelo caminho e estejam abraçados em 2016, no pleito municipal. Se fosse para o PR, de repente Pindaco poderia ter que estar parceirizando com Tio Ligas, via PSD.
ESPERANDO A JANELA - PSD dá como definitiva a perda do vereador Leonir Ribeiro da Silva, a partir da janelinha aberta em março de 2016. Há quatro meses para tentar fazê-lo mudar de ideia, mas os argumentos precisam ser muito convincentes para manter Leonir no partido.
RAZÕES DO LEONIR - É de domínio público que o vereador Leonir Ribeiro quer ser prefeito de Otacílio Costa. Mais dia, menos dia, ele pretende concorrer na majoritária. Mas não deseja esperar muito. Porém, o acordo entre Tio Ligas e Silvano Cardoso aponta que o tucano seja o cara para suceder o atual prefeito em 2020. Daí que Leonir continuaria na fila, se permanecesse no PSD. Ou seja, além de Tio Ligas ano que vem, Silvano é o cara a ser combatido nos próximos quatro anos e vencido em 2020. Embora muita água vá rolar pelo Rio Canoas até o término desta década!
DÉCIMO - Nessa onda de caos nos cofres municipais de várias cidades da Serra, fizemos contato com a Assessoria de Comunicação do prefeito Tio Ligas para saber as quantas anda o planejamento de pagamento do 13.º salário ao funcionalismo. A informação aliviante é que dia 18 de dezembro a segunda parcela estará na conta. Boa, Tio Ligas!
PALMEIRA I - Presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira, Fernanda Córdova, esteve em reunião com o superintendente da Casan, Vilmar Bonetti. Com a equipe dialogaram sobre as ações da empresa nos últimos meses no município. No primeiro semestre a Câmara realizou audiência com dirigentes da Casan para discutir investimentos para o município.
PALMEIRA II - Durante a conversa com a presidente da Câmara, Fernanda Córdova e equipe, Bonetti disse que até o final deste mês de novembro, a população de Palmeira estará recebendo água com maior qualidade e melhor eficiência em termos de abastecimento. Tudo isso resultado do foco da Casan em melhorar o sistema de distribuição e abastecimento no município. Segundo a vereadora, Fernanda Córdova, a ideia é colocar o legislativo a frente de questões importantes para ajudar a população.
AMEAÇA? - Indagaram-me se estou sabendo sobre a abertura de algum processo ou procedimento em Bocaina do Sul por causa de ameaça de morte envolvendo duas lideranças políticas locais. Não estou sabendo e espero que não seja verdade. Está na hora da calmaria reinar em Bocaina e prevalecer apenas o debate no melhor nível possível.
BOCAINA 2016 - Por falar em Bocaina do Sul, o cenário vai clareando em relação à disputa. É provável que sejam três chapas disputando o pleito municipal ano que vem. Vereador Márcio Coelho pelo PSD, o prefeito Luiz Schmuller no PMDB e Osni Flávio de Oliveira via PSDB. O vice-prefeito pode estar do lado de Márcio ou Flávio, mas com Schmuller é improvável!
JUNTOS - Troco dois dedos de prosa com o deputado Rodrigo Minotto (PDT). Insiste que o deslocamento de Tio Ligas para o PSD não muda em nada a relação dele com o prefeito e com Otacílio Costa. "Continuamos amigos e tenho muita gratidão a o Tio Ligas e ao povo de Otacílio. Eles sempre irão contar comigo", cita o parlamentar.
APORTES - Quem também frequentou Otacílio Costa e não apareceu de mãos abanando (o que é bom) foi o deputado Gabriel Ribeiro. Votadíssimo aqui no município, ele está liberando suas emendas junto ao Governo do Estado e garantiu R$ 200 mil para ajudar o Hospital Santa Clara e a aquisição de um ônibus para a Apae de Otacílio. Para começo de conversa estão bom, mas quanto mais aporte, melhor.
ARAUCÁRIA - Vereadores Irmão Vanderlei (PP) e Luiz Carlos Barbosa (PSD) se uniram à comitiva serrana que esteve na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense no DF. Endossaram o pleito da Uveres que pede mudança na legislação para o corte da araucária em forma de manejo. Querem, para isso, a mudança no Código Florestal. Sugestão é plantar cinco pés para cada árvore adulta (e velha) derrubada. Ideia é boa, mas como se diz atrás daquele morro "acho brabo".
ESTRADA DE OTACÍLIO - Não sei se vai vingar, mas está no Plano de Investimentos do Governo do Estado até 2020 o asfaltamento entre Otacílio Costa e Agrolândia. Do jeito que está a estrada (e do jeito que não estão as providências), se sair a revitalização do trecho para Lages da SC-114 penso que já devemos dar graças a Deus!
Deixe seu comentário