Edição 233 - 5 de dezembro 2014

Marta Goss: Por justiça e respeito em Bocaina
 
Bocaina do Sul ainda vive clima tenso decorrente da morte de Marta Goss. Um abaixo-assinado circula no município e fora dele. O documento pede por justiça. O receio da família, especialmente as duas filhas da vítima, é de que a principal acusada seja liberada da prisão e acabe pegando uma pena aquém da barbaridade cometida. Há ainda situações que envolvem o crime a serem esclarecidas no inquérito. A família de Marta acredita em emboscada. Relata-se também que Marta, mesmo baleada, ligou para a filha mais velha e disse que não era para se preocupar, que ficaria tudo bem. E chorou ao telefone. Relato que deixa a gente emocionado e consternado.
Informações não são oficiais, mas a própria Marta teria efetuado ligações para o Samu, mas não teria conseguido falar por causa dos ferimentos decorrentes dos disparos. Episódio também causa ressentimentos porque foi necessário transportar Marta Goss até Lages num veículo particular. Talvez se os paramédicos do Samu tivessem atendido, poderia haver um desdobramento diferente no estado de saúde da vítima. Claro que isso é apenas suposição. Não dá para acusar e nem absolver ninguém, inclusive porque essa tarefa cabe a Deus e ao Judiciário.
Advogado Paulo Marques, que defende a acusada dos disparos, integra escritório que já havia feito serviços judiciais à família. Logo não prospera informação de que o advogado teria sido arranjado por políticos para defender a acusada. Marques diz que a principal linha de defesa é o fato de não haver testemunhas. E confirma rivalidade entre a vítima e a família da suposta autora.
De qualquer forma, o que temos em Bocaina é um acontecimento triste e trágico. Considerada a ‘mãe do povo’ por causa daquele estilo mãezona de Marta Goss, a ex-prefeita será sempre lembrada no município. Inclusive a ideia de homenageá-la dando seu nome ao novo posto de saúde do município não deveria nem ser debatido e sim aprovado por unanimidade. Porque antes da rivalidade política existe o humanismo. Ou deveria existir pelo menos!
 
 
PENA – A principal acusada a morte de Marta Goss segue presa e deve ir a júri popular, podendo pegar uma pena variável entre 12 e 30 anos de prisão. Se ficar confirmada a emboscada para atrair a ex-prefeita, o crime é agravado.
 
 
 
OTACÍLIO 2016 – Polaco foi aconselhado nesta semana a parar de articular em nome do PSD. Ele estaria costurando com vistas à presença do partido numa coligação com Tio Ligas em 2016. Entretanto ele não integra o PSD e o partido pode ter outros planos, diferentes daquilo que Polaco pensa.
 
 
COM OS DOIS – Prefeito Tio Ligas (PDT) esteve conversando com Gabriel Ribeiro e Rodrigo Minotto, os dois deputados mais votados em Otacílio Costa. O assunto foi política e o cenário para 2016. O PSD querlançar candidato a prefeito porque Tio Ligas tem compromissos (com Silvano Cardoso) inclusive para a eleição de 2020. Daí não sobre espaço para outros projetos.
 
 
 
COM AÉCIO – Silvano Antunes Cardoso fez questão de se deslocar até Florianópolis na segunda-feira. Participou da recepção ao senador Aécio Neves, que visitou Santa Catarina pela primeira vez depois da eleição. Silvano coordenou a campanha tucana na Serra e apresentou os índices de Aécio Neves em Otacílio Costa, onde o candidato bateu nos 65% dos votos.
 
 
 
CASAN E SEMASA – Pessoal que atua na Casan em Otacílio Costa ficou chateado porque ao nos referirmos à Viaplan, envolvida na entrega da bolsa de dinheiro no flagrante do Gaeco, utilizamos o termo “que atua na Semasa (a Casan de Lages)”. Na verdade a ideia foi dizer que a Semasa é a estrutura que faz a tarefa de Casan naquela cidade. Até porque a Casan deixou de atuar em 2003 por lá quando foi criada a Semasa. Inclusive éramos secretário do então prefeito Raimundo Colombo na época e testemunhamos o quanto foi sofrida a transição. Mas literalmente são águas passadas e a Casan hoje não tem nada a ver com Lages, esclareça-se!
 
 
AINDA A CASAN – Gerente Regional da Casan em Otacílio Costa, Alceu Dias Antunes, num tom conciliador explica que há 27 anos trabalha na empresa. “E graças a Deus pautamos nossa atuação pela lisura e honestidade. Nem é bom ter o nome da empresa ligado a essas situações, embora a gente respeite as lideranças de Lages”, resume Alceu. Assim se alguém da Casan se sentiu ofendido pela referência, “desofenda-se” porque a Casan está bem longe da história triste de Lages.
 
 
GAECO EM LAGES – Prefeito Elizeu Mattos foi incluso na denúncia do Gaeco por causa do flagrante que apreendeu R$ 165 mil numa sacola em Lages. O motorista Antônio Simas preso foi pego em várias gravações. Numa delas comprava flores para a esposa do otaciliense Volnei Constante e pedia para anotar como se fosse coroa. Assim era possível pagar pela prefeitura. Coisinha boba, pequena. Mas que dá uma dor de cabeça danada! 
 
 
TRATORAÇO – Prefeito Luiz Schmuller (PMDB) é só alegria. O assessor Rodrigo Barth me confirma que os dois tratores prometidos pelo deputado Peninha (PMDB) já estão em Floripa. Só falta uma agenda para a entrega das
máquinas. Nada como uma promessa cumprida. Os tratores vão reforçar o atendimento às comunidades do interior de Bocaina.
 
BOCAINA – Na agenda da deputada Dirce está a participação da abertura do Brilho de Natal – a decoração natalina de Bocaina do Sul. Ato será nesta sexta-feira, dia 5. Ela aproveita para entregar implementos agrícolas ao município. A decoração natalina de Bocaina vai surpreender neste ano.
 
 
PALMEIRA – O prazo de conclusão da obra em 21 de dezembro não será cumprido, mas está bem adiantado o trabalho para a construção de uma sede para a PM e Polícia Civil em Palmeira. A obra foi um pedido do prefeito Durica ao governador Colombo. Demorou, mas estão saindo do papel.
 
 
 
PROMOÇÃO – Major Luciano Comiotto pode estar deixando o comando da PM em Otacílio Costa para assumir um novo posto no Oeste do Estado. Há dois anos na companhia, ele viu o município receber vários investimentos na segurança. Recentemente, o comandante detalhou a instalação das câmeras de videomonitoramento ao secretário João Alberto Duarte. A ação está sendo viabilizada através de uma parceria entre o Estado e a prefeitura.
   
 
REGISTRO DO ATO – Assessoria do deputado eleito Gabriel Ribeiro compartilha registro da participação dele no lançamento do edital para a contratação dos serviços de saneamento em Otacílio Costa. A obra será executada com recursos repassados pelo Governo do Estado à Casan. Orçado em R$ 19 milhões, o projeto irá abranger 45% do território otaciliense.
 
 
DE PAINEL – Prefeito Flávio Neto tem sido alvo de comentários na Rádio Clube. E como geralmente o pessoal liga para reclamar, vale o registro porque os comentários são positivos. A comunidade tem ligado para agradecer melhorias nas estradas do interior de Painel. Que os elogios sirvam de incentivo para que as localidades interioranas tenham cada vez estranhas melhores.
 

    

Anterior

Edição 239 - 15 de janeiro de 2015

Próximo

Edição 232 - 27 de novembro de 2014

Deixe seu comentário

Outras