Vereador Denílson Padilha (PMDB), porque já foi prefeito, tem feito ponderações. Uma delas é a questão da dívida da prefeitura de Otacílio Costa. Aponta que já fez dois pedidos de informações para saber o montante. Ambos não retornaram com resposta satisfatória. Ao abordar a questão, Denílson não se recolhe da responsabilidade por contribuir com o passivo do Paço. Argumenta que em 2009 ficou impedido de dar reajuste aos servidores. "Por causa da crise mundial que afetou nossa economia e com a queda da arrecadação não havia como atender o servidor sem incorrer em desatendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal".
O vereador aponta que na época, aqueles que estão no governo atualmente, aconselharam a presidente do Sindicato dos Servidores a entrar na Justiça. "Daí os desdobramentos todo mundo já conhece". E essa dívida com os servidores é motivo de questionamento de Denilson. "Há uma má vontade gigante. Está se retardando documentos e protelando o pagamento". Segundo o vereador, há uma 'dívida astronômica' e a população precisaria ser informada. Ele encerra dando uma cutucada no atual prefeito: "Tio Ligas ficou quatro anos criticando a administração do PMDB, especialmente a minha, e esqueceu por alguns momentos de administrar".
Por seu turno, o prefeito Tio Ligas procura desqualificar as ponderações da oposição. Aponta que a dívida está na casa dos R$ 19 milhões. E não R$ 29 milhões como insiste o vereador Denilson. Trata-se de um somatório de várias administrações. "E não adianta ficarmos reclamando ou apontando culpado. Estamos contabilizando, planejando e gradativamente pagando", diz o prefeito. Admite que o ideal era que a dívida fosse menor. "Mas não é isso que irá nos engessar", relata, confirmando que boa parte dos débitos vem, de fato, dos tempos que Denilson Padilha foi prefeito.
PROSA COM BURQ - Vereadores Renildo Souza e Luiz Carlos Barbosa estiveram conversando com o homem que tem a chave do cofre do Paço. Acompanhados do vice-prefeito Pindaco, os dois vereadores dialogaram com o Secretário de Fianças, João Burq. Na pauta a busca de informações e entendimento mais amplo sobre a realidade econômica em Otacílio Costa. "É importante estarmos por dentro da situação das finanças públicas do município até para pontuar nossa atuação, na busca de ações para a comunidade", aponta Luiz Carlos Barbosa (PSD).

Pindaco, Renildo, João Burq e Luiz Barbosa na prosa sobre dados econômicos de Otacílio
TODOS JUNTOS - Por razões diferentes os prefeitos de Otacílio Costa, Palmeira e Bocaina se uniram no evento que apresentou o estudo para terceiras faixas na BR-282 (entre Lages e Floripa), antes da implantação de praças de pedágio. A propósito, o estudo indica que quem pegar o trecho em direção à Capital deverá pagar três pedágios pela BR-282, sendo a primeira praça logo depois de Bocaina (Km 170). Tio Ligas esteve no evento na condição de presidente da Amures, Fernanda Córdova para prestigiar o colega de PR, deputado Jorginho Mello e Luiz Schmuller por causa de melhorias na BR-282 para Bocaina.
Fernanda, Tio Ligas, Schmuller e o prefeito Alemão (Bom Retiro) no mesmo evento em Lages
PASSARELA NA 282 - Que o povo de Bocaina saiba que não é por falta de diálogo e argumento que o município ainda não ganhou uma passarela para pedestres, ligando os dois lados da cidade, ali perto do trevo. Prefeito Luiz Schmuller apresentou a demanda no passado e agora tem insistido junto ao DNIT. Segundo Luiz Schmuller, embora respeite imensamente a necessidade da comunidade no distrito de Índios (Lages), mas em Bocaina a passarela seria mais urgente e necessária.

Prefeito de Bocaina na prosa com o superintendente do DNIT, engenheiro Vissilar Pretto
TRIO TERNURA - Deputada Carmen Zanotto (PPS) se reuniu num canto com as prefeitas Fernanda Córdova (Palmeira) e Milena Becher (Vargem). Na pauta ações que podem ajudar os dois municípios, através de articulações em Brasília. A parlamentar explicou que o momento é de muita turbulência em Brasília, mas que, ao mesmo tempo, a vida no País segue. "E por isso estamos lá para encaminhar demandas, inclusive mostrando a força da mulher, como nesse exemplo de dois municípios aqui da nossa região que são muito bem geridos por mulheres competentes", aponto Carmen.

Deputada Carmen na prosa com as prefeitas Milena e Fernanda
VEREADORES DE BOCAINA - A ação do Ministério Público protocolada no Judiciário em relação ao desmembramento de terreno está rendendo na Câmara de Bocaina. Vereadores Dhones de Oliveira e Gabriel Miranda tiveram requerimentos aprovados pedindo informações de diferentes situações. Dhones quer saber sobre desapropriação em 2013 de terreno anexo à antiga UBS. E Miranda mira a transação que resultou na compra da área onde está a UBS Maria Clara Schlichting. Os vereadores querem saber os mínimos detalhes das transações, desde desapropriação, pagamento, avaliação e outras cositas. Se faltar um detalhezinho, vai dar dor de cabeça.
IPAM FORA DA REFORMA? - Quando Temer decidiu deixar servidores estaduais e municipais fora da proposta federal de reforma houve quem comemorasse. Chegou-se a pensar que tal mudança livraria os servidores municipais. Mas a partir da aprovação da reforma no Congresso, as prefeituras terão seis meses para aprovar as mudanças nas Câmaras de Vereadores. E tais mudanças devem seguir as linhas da reforma federal. Ou seja, mudará apenas o carrasco, mas o funcionalismo municipal, também será atingido. O assunto interessa aos servidores de Otacílio Costa visto que aqui tem o IPAM que será abrangido pelas reformas.
BOCAINA E A REFORMA - Vereador Cláudio Schmoeller (DEM), O Kadão, é autor da Moção Legislativa de repúdio à reforma da previdência. Kadão se soma à iniciativa de vereadores de municípios como Otacílio Costa que se manifestam da mesma forma. O documento da Câmara foi encaminhado a deputados federais e senadores catarinenses que decidirão o assunto no Congresso. Se vão enfiar goela abaixo a reforma é outra coisa. Mas não é por falta de repúdio!
MALDANER - Deputado Celso Maldaner (PMDB) se manifestou sobre as reformas no Congresso. Aponta que as regras sobre aposentadoria estão sendo revistas, não causando prejuízos ao trabalhador rural. Também as mulheres têm regras mais flexíveis com transição mais suave. "Está havendo diálogo e bom senso. A reforma é indispensável, mas não causará tanto transtorno quanto vem sendo apregoado", argumenta o parlamentar, procurando passar certa tranquilidade àqueles que serão afetados pelas reformas.

Maldaner defende uma reforma previdenciária que afete menos as pessoas
Raimundo e a delação do fim do mundo
"Nós vamos esclarecer todos os fatos, ponto por ponto, e vamos continuar nosso trabalho com muita fé, com muita coragem. É um momento difícil, de dor e sofrimento, mas a gente precisa ter força, aumentar a nossa fé, para continuar prestando serviço. Vamos continuar trabalhando até o último dia para realizar o melhor trabalho e com a mesma intensidade". Essas foram as primeiras palavras do governador Colombo sobre a presença de seu nome na lista dos delatores da Odebrecht.
Daqueles parlamentares com atuação constante em Otacílio Costa, apenas Décio Lima (PT) e a esposa Ana Paula aparecem na relação. O assunto domina todos os noticiários e sacramenta uma realidade que mudará a forma de se fazer campanha eleitoral. Trata-se do fim do Caixa II (a doação não contabilizada aos candidatos). Essa prática sempre existiu, de campanha de vereador a Presidente da República. E a criminalização vai barrar as doações.
Quanto aos desdobramentos desse tsunami, somente o tempo, as provas e as defesas vão esclarecer. O próprio Colombo cita que o episódio vai separar o joio do trigo. Que isso ocorra. Mas respingos na 'safra eleitoral' do ano que vem poderá ser inevitável!

Colombo falando pela primeira vez sobre as delações da Odebrecht






Deixe seu comentário