Imagem principal

Desafios de segundo mandato em Otacílio e Bocaina

Há quem diga que segundo mandato (em caso de reeleição) é igual segundo casamento. Alguns utilizam a oportunidade para não cometer os erros do primeiro e outros acabam relaxando por já terem tirado de letra a primeira experiência. 

Para Bocaina e Otacílio, cujos prefeitos reeleitos iniciam novos mandatos no próximo dia 1.º de janeiro, a torcida é para que utilizem os erros desses primeiros quatro anos como exemplo daquilo que não deve ser feito. Um dos grandes pecados - e Tio Ligas haverá de concordar conosco - foi o excesso de pessoal inchando a folha. Claro que para garantir uma reeleição é preciso agradar a Deus e todo mundo. Mas essa preocupação não perdura no mandato que se inicia para até 2020.

Assim, quando Tio Ligas aponta que pretende colocar apenas 40% da estrutura em funcionamento no primeiro semestre do novo mandato, por certo está se referindo à 'estrutura de pessoal'. Ele não poderia colocar 40% da estrutura de máquinas para roncar, visto que já são poucas e se reduzir ainda mais ficaria complicado. O propósito de agregar algumas secretarias em uma só e iniciar a caminhada com o freio de mão puxado são gestos de quem deseja agir com responsabilidade, de olho nos dias piores (da crise) que poderão vir.

Além do esforço do próprio prefeito (e isso vale tanto para Otacílio quanto Bocaina), carece que os aliados tenham calma e paciência. Por mais que desejem colocar apadrinhados na folha, precisam ter a consciência de que o loteamento de cargos atende um ou outro, mas a coletividade pode ser privada de ações. Torçamos para que os prefeitos eleitos e reeleitos de fato comecem os mandatos com menos gente na folha e mais resultado no trabalho. Assim, teríamos um segundo casamento quase perfeito. Já que casamento perfeito não existe!


DIPLOMADOS - Prefeito reeleito e vice eleito em Otacílio receberam o 'de acordo' da Justiça Eleitoral para a posse no dia 1.º de janeiro. A diplomação é o último ato antes da posse e atesta que o eleito atendeu todos os requisitos legais, não tendo nenhum impedimento para assumir as funções conquistadas nas urnas.

 
NA DIPLOMAÇÃO - Observem a ironia do destino. O mesmo Promotor de Justiça que foi o coordenador da Operação Ajuste, através do Gaeco e que, por tabela, tirou do páreo o atual vice-prefeito de Otacílio Costa, Silvano Cardoso, é o Promotor de Justiça Eleitoral da 93.ª Zona. E na diplomação ali estava Joel Rogério Furtado Júnior cumprindo sua missão como Promotor de Justiça. Ou seja, o mesmo Ministério Público que investiga quem comete pecado, também referenda um processo eleitoral, quando esse transcorre dentro das regras.

unnamed.jpg

Promotor Joel Rogério Furtado Júnior (Gaeco) que atuou como Promotor de Justiça Eleitoral, participou da diplomação de Tio Ligas nesta semana em Otacílio

 
DIPLOMAÇÃO NA PALMEIRA - Prefeita eleita Fernanda Córdoba (PR) e o vice, Sandro Masselai (PP), da mesma forma, estão aptos a tomarem posse. Numa solenidade bastante formal, atendendo o que diz a legislação, eles receberam a diplomação. O próximo passo é a posse e depois colocar em prática todos os propósitos para que aquilo pregado em campanha se transforme em realidade na Palmeira.

unnamed (1).jpg

Masselai e Fernanda Córdova com diploma na mão, aptos à posse

 
VEREADORES DIPLOMADOS
- Além de prefeito e vice, também os vereadores eleitos receberam o documento da Justiça Eleitoral que os torna aptos a tomar posse dia 1.º de janeiro. Na solenidade em Palmeira, todos demostraram sintonia. Seria um indício de que, de repente, as diferenças partidárias ficarão de lado até para a formação de uma mesa eclética (com vários partidos) na Câmara?

unnamed (2).jpg

Todos os eleitos na Palmeira receberam o diploma da Justiça Eleitoral

 
CHAVE DA PREFEITURA - Consta que na transição entre o atual prefeito Durica e o ex-prefeito Osni Francisco de Souza, se quer o eleito conseguiu com facilidade as chaves da prefeitura. Foi preciso ir atrás das ditas para abrir o Paço. Algo que não acontecerá neste ano. Num gesto de cordialidade (embora seja obrigação), prefeito Durica informou a prefeita eleita, Fernanda Córdova, que no dia 1.º de janeiro, às 10 horas da manhã, na frente da prefeitura, será feita a entrega das chaves. Portanto, tudo com hora e local.

unnamed (3).jpg

Troca de comando entre Durica e Osni não foi tão cordial como está sendo agora

 
TRANSIÇÃO - E para evidenciar que a transição em Palmeira está bem civilizada, a coordenadora da equipe, Mônica Heliza Schappo enviou expediente, onde solicitava ao prefeito Durica que prorrogue o prazo de vencimento de 12 contratos em áreas como coleta de lixo, informática, entre outros. A solicitação foi prontamente deferida pelo prefeito atual. A única queixa da prefeita eleita é o chamamento de aprovados em concurso num período em que a prefeitura da Palmeira está praticamente parada.

 
FROTA - Foi motivo de ato simbólico na praça a entrega de uma das ambulâncias encaminhadas pelo Governo do Estado aos municípios. Otacílio Costa recebeu um dos veículos. Ocorre que a distribuição das ambulâncias depende também da articulação política (isso explica, por exemplo, a razão de Otacílio receber uma e São Joaquim ainda não). Deputado Gabriel Ribeiro articulou a vinda do veículo para reforçar o atendimento em Otacílio Costa.

unnamed (4).jpg

Um ato simbólico para a entrega da ambulância em Otacílio Costa. E se for para agregar, que muitos atos do gênero se repitam...

 
SAÍDA DO BISPO
- "Quando o Bispo chegou, o seu jeito de fazer as coisas era diferente. Isso sempre causa um choque, mas nunca houve nada, além disso". Fonte ouvida pelo Correio Otaciliense sobre as razões do Bispo Dom Irineu deixar a Diocese que abrange municípios como Otacílio, Palmeira e Bocaina. O que dizer para essa fonte: "Sabe nada, inocente".

 
MAIS MEDICINA NA SERRA - Serra Catarinense poderá ganhar mais um curso de Medicina. Além daquele existente na Uniplac, há articulações para que o Centro Universitário Unifacvest passa a dispor do referido curso. Reunião em Brasília com o reitor Giovani Broering, dirigentes do MEC e lideranças políticas (Dário Berger, Mauro Mariani, prefeito Toni Duarte e ex-prefeito Elizeu Mattos) tratou do assunto. Para quem tem em mente formar o filho em Medicina, embora seja um curso com custo relativamente elevado, o sonho pode não estar tão distante. Pelo menos em quilometragem...

unnamed (5).jpg

Reunião em Brasília sobre curso de Medicina na Unifacvest em Lages

 
COMÉRCIO DE OTACÍLIO COSTA - Rio do Sul tem um comércio forte. Lages da mesma forma tem um comércio variado. Mas Otacílio Costa também se consolida como uma referência no comércio com estabelecimentos diversificados, bons preços e produtos de qualidade. Assim, a sugestão é para que o otaciliense, antes de cruzar a fronteira de seu município para fazer compras de Natal em outras cidades, priorize o comércio daqui. É o comércio local que gera empregos, retorno de impostos e desenvolvimento. No final das contas, se você fizer uma pesquisa, verá que aquilo que tem em Lages ou Rio do Sul, tem aqui em Otacílio também, inclusive em melhores condições de pagamento e, às vezes, até mais barato. E a regra vale não só para os presentes mais tradicionais de Natal, mas para aquisição de veículos novos e usados, compras em supermercados, além de outros itens. O comércio de Otacílio Costa tem força e se agigantará ainda mais com o apoio e crença do consumidor local. Nada contra as lojas e comerciantes de outras cidades, mas tudo a favor de quem investe e acredita no próprio município.

unnamed (6).jpg

Ilustro esse apelo para que o leitor prestigie o comércio otaciliense com essa imagem da presidente da CDL, empresária Márcia Boettger, quando pediu ao governador Colombo a criação de lei disciplinando aquelas feiras itinerantes

Costuras pela governabilidade em Otacílio Anterior

Costuras pela governabilidade em Otacílio

Herança em comum de Palmeira e Otacílio Próximo

Herança em comum de Palmeira e Otacílio

Deixe seu comentário

Outras