Imagem principal

1ª Sapecada de Pinhão celebra os 43 anos de Otacílio Costa com tradição e união da comunidade

Evento contou com apoio da Cresol, Supermercado Copercampos, Beto Relojoaria e Óptica, Matecenter, Creserto, CDL, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores de Otacílio Costa e Sicredi

Neste sábado, 10 de maio, o município de Otacílio Costa celebra com grande entusiasmo seus 43 anos de emancipação político-administrativa. Como parte da programação oficial das festividades de aniversário, foi realizada a 1ª Sapecada de Pinhão, um evento que uniu tradição, cultura e a força da comunidade.


A ação foi promovida por meio da parceria entre o Jornal Correio Otaciliense, Rádio Cidade, Epagri, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, consolidando um momento de confraternização e valorização dos costumes da região serrana.


Cerca de 100 quilos de pinhão foram preparados, a maior parte cozida, mas com destaque para a tradicional sapecada, feita com grimpas e fogo direto, em uma das vias da Avenida Olinkraft, nas imediações da Praça Victor Conde de Westarp.


A população compareceu em grande número para ver de perto o acontecimento histórico. O evento contou ainda com a presença de autoridades e lideranças municipais e as realezas da 7ª Festa da Madeira e da Festa do Pinhão 2025. 


O prefeito Fabiano Baldessar de Souza destacou a importância do evento como parte das comemorações e valorização cultural. 

"Celebrar o aniversário de Otacílio Costa com a sapecada é valorizar nossa história, nossa cultura e as raízes do nosso povo. É emocionante ver a comunidade reunida em torno de algo tão nosso. Esse é o espírito que queremos manter: união, respeito às tradições e progresso com identidade", ressaltou. 


Murilo Nunes, engenheiro agrônomo da Epagri, reforçou o valor simbólico e econômico do pinhão. 

"O pinhão é muito mais que um alimento típico, ele representa uma cadeia produtiva que envolve sustentabilidade, tradição e geração de renda. A sapecada é uma forma de conectar a população com o campo, com o que é produzido aqui e com a importância da araucária para a nossa região", afirmou. 


Maria Caroline Pinheiro, diretora do Jornal Correio Otaciliense, destacou o aspecto afetivo e histórico do evento. 

"Queremos com essa ação resgatar um pouco da história dos nossos antepassados e também mostrar esse costume para as pessoas mais novas. Comer o pinhão assado tem um gosto diferenciado, é maravilhoso. É uma memória afetiva que estamos fazendo questão de manter viva", comentou. 


A 1ª Sapecada de Pinhão foi um marco nas comemorações dos 43 anos de Otacílio Costa — um evento simples, mas carregado de significado, que uniu gerações e reafirmou o orgulho de ser serrano.

Segunda edição do Festival Santa Catarina Canta será lançada dia 21 de maio Anterior

Segunda edição do Festival Santa Catarina Canta será lançada dia 21 de maio

Otaciliense Oneide Coelho de Farias é eleita coordenadora do Colegiado de Cultura da Amures Próximo

Otaciliense Oneide Coelho de Farias é eleita coordenadora do Colegiado de Cultura da Amures

Deixe seu comentário