logo RCN
Imagem principal

Tecnologia a serviço da lei e da segurança

  • Alisson Magalhães / CO -

Equipamento potencializa trabalho da PM, proporcionando aos observadores a mesma experiência e visão de um policial presente no local das câmeras.

Flagrante de furto, consumo de drogas, suposto sequestro, embriaguez ao volante, acidentes de trânsito. Essas são apenas algumas das diversas ocorrências que foram analisadas e tiveram resolução graças às câmeras de videomonitoramento, que auxiliam o trabalho da Polícia Militar no município.

Instaladas em Otacílio Costa desde 2015, elas potencializam o trabalho da PM, proporcionando aos observadores, que ficam no quartel da corporação, na SC-114, a mesma experiência e visão de um policial caso este estivesse transitando presencialmente no local onde as câmeras estão instaladas.

"A visão panorâmica que as câmeras nos permitem ter é substancial para a fiscalização da cidade, mas não substitui alguns procedimentos", avalia a Sargento Andreza Araújo, explicando que a comunicação, por parte da população, é primordial para a resolução de eventuais ocorrências. "A Câmera pode nos mostrar, por exemplo, durante o dia, várias pessoas transitando pelas vias com sacolas plásticas. Mesmo que o policial estivesse, presencialmente, no local, se alguém não dissesse que um indivíduo teria cometido um furto ou roubo, ele não poderia identificar a pessoa", indagou.

Em 2016, ocorrência de furto foi resolvida graças à comunicação rápida da vítima

A sargento cita um caso de ocorrência de furto ocorrido numa loja no bairro Pinheiros em que a vítima, na época, agiu rápido e comunicou o fato, dando a descrição do autor do crime. "Naquele caso, conseguimos, com base na descrição que a vítima nos deu, localizar o indivíduo e acompanhá-lo pelo videomonitoramento, enquanto a guarnição o interceptou dentro do ônibus circular e o prendeu em flagrante", explicou, ilustrando a importância dos dados repassados pela população quando comunica uma ocorrência.

Alta resolução permite visualização detalhada, mesmo à distância, mas em controle manual

Com relação ao funcionamento das câmeras, operacionalmente elas ficam, por padrão, em modo automático, realizando tomadas em 360º e proporcionando ao agente uma visão panorâmica das áreas monitoradas. Neste modo, apesar de proporcionar uma boa visão e ser possível analisar as gravações, caso haja uma solicitação, fica difícil obter uma identificação precisa mesmo conseguindo aproximar as imagens.

"É diferente quando há a comunicação de uma ocorrência e o agente, então, aciona o controle manual. Desta forma, é possível acompanhar um suspeito se ele se deslocar pelas vias cobertas pela visão das câmeras, mesmo à grandes distâncias", informou.

As câmeras operam filmando 360º em modo automático. Caso perceba algo suspeito, observadores podem acionar controle manual e aproximar a imagem.

Fiscalização de trânsito exige aplicação de notificações

Uma das contribuições do sistema é na fiscalização do trânsito, que gera o maior número de ocorrências em Otacílio Costa. Neste caso, a sargento esclarece que é uma obrigação do policial realizar os procedimentos de notificação caso flagre alguém cometendo alguma infração enquanto dirige.

"O policial não pode, por força de lei, deixar de aplicar uma notificação caso visualize uma pessoa cometendo qualquer infração, inclusive no trânsito, senão ele estará cometendo um crime e pode ser punido", afirmou, elucidando que nenhum policial recebe qualquer tipo de compensação pela aplicação de notificações. Ela ainda explicou o procedimento em caso de emissão de uma notificação baseada nas imagens das câmeras.

"Quando o policial emite uma notificação, o procedimento é guardar as imagens que a geraram para posterior comprovação. Ainda assim, se qualquer cidadão achar que foi notificado equivocadamente, pode entrar com recurso junto aos órgãos competentes para tentar reverter o processo", informou.

Visual dos observadores nos telões instalados no quartel da PM

Imagens ficam gravadas e à disposição de qualquer cidadão

As imagens são gravadas e ficam disponíveis por até 25 dias nos servidores da PM e, conforme Andreza, podem ser solicitadas por qualquer cidadão, bastando encaminhar um ofício à PM contendo a data e horário que a pessoa requer as imagens, junto com algum hardware para a gravação das imagens como, por exemplo, um DVD virgem.

Polícia Civil realiza apreensão de drogas histórica em SC Anterior

Polícia Civil realiza apreensão de drogas histórica em SC

Polícia Militar prende homem em flagrante em Otacílio Costa Próximo

Polícia Militar prende homem em flagrante em Otacílio Costa

Deixe seu comentário