COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Verba deve ser destinada à aplicação no Regime Fechado, na construção de presídio no norte, qualificação de pessoal e melhoria de equipamentos.
O Ministério da Justiça anunciou, no fim de dezembro, a liberação de cerca de R$ 1,2 bilhão para os estados que devem ser investidos na construção de penitenciárias e modernização do sistema penitenciário. Desse valor, SC deverá receber cerca de R$ 57 milhões.
De acordo com Leandro Lima, secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, metade do valor deverá ser investido na construição de uma unidade prisional no norte do estado, enquanto a outra metade servirá para aquisição ou manutenção de equipamentos e qualificação de profissionais.
O secretário falou ainda que a verba, que é reivindicada há anos, foi liberada pela primeira vez com liberdade de destinação, mas deve ser obedecidas as diretrizes do Ministério da Justiça. Segundo ele, há três projetos de unidades prisionais de regime fechado em andamento que tem o investimento avaliado. "A princípio vamos investir no Norte do estado. Há um clamor por uma nova unidade na Grande Florianópolis, mas nesta região a necessidade é de regime provisório e essa verba deve ir ao regime fechado", completou Lima.
Deixe seu comentário