COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Polícia Civil de Otacílio Costa inibe casos de violência doméstica
-
null -
A violência doméstica é um dos crimes que mais cresce em Santa Catarina, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A pesquisa aponta que um grande número de mulheres sofre diariamente com isso, porém infelizmente não denunciam e não entram nas estatísticas.
No ano de 2015 a Polícia Civil do Estado registrou quase 20 mil casos durante o ano, cerca de 53 casos por dia.
Em Otacílio Costa a proporção é muito menor, porém, de acordo com o Delegado Raphael Barboza, desde o dia 1º de janeiro deste ano já foram registradas e atendidas trinta e cinco ocorrências de violência doméstica e familiar.
O Delegado afirma que crimes desta natureza são praticados no seio do lar e muitas vezes por medo, receio ou dependência da vítima com o agressor, não há a denúncia.
"Por outro lado, a notícia da violência na Delegacia de Polícia Civil resulta na aplicação de medidas providenciais que tem inibido e mitigado a sua ocorrência pelo agressor em detrimento de determinada mulher", explica.
O Delegado salienta que as ocorrências são atendidas pontualmente na Delegacia do município e quando necessário há formulação de pedidos judiciais de atendimento de medida protetiva de urgência, que é realizada no prazo legal de 48 horas.
"Muitas vezes a aplicação da medida protetiva é eficaz, podendo resultar em afastamento do agressor do lar da vítima, proibição de manutenção de qualquer contato, proibição de aproximação da vítima em limite de distância definido previamente em Juízo e dentre outros", afirma.
Conforme o Delegado, os trabalhos desenvolvidos na Delegacia de Polícia têm buscado servir a contento em prol da comunidade e na salvaguarda dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.
A denúncia por violência doméstica pode ser feita pelo Disque Denúncia Eletrônico nº 181 da Polícia Civil, nº 197 da Polícia Civil local, Disque-100 da Secretaria de Direitos Humanos - Programa do Governo Federal, ou nº 190 da Polícia Militar.
Deixe seu comentário