COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Polícia Ambiental intensifica fiscalização na Serra
As fiscalizações para combater a pesca ilegal estão ainda mais intensificadas nos rios Caveiras, Pelotas e Canoas, que fazem parte da bacia do rio Uruguai, isto porque, inicia no dia 1 de outubro de 2015, o período da Piracema, época de reprodução dos peixes. Até o dia 31 de janeiro está proibida a captura com redes e tarrafas, o transporte e o armazenamento de espécies nativas. Já a pesca com caniço e linha é permitida desde que os peixes sejam para consumo próprio.
Quem for flagrado desrespeitando a lei deverá pagar multa de R$700,00 e mais R$20,00 por quilo d peixe apreendido, além de responder a um processo criminal. “Respeitar esse período é de fundamental importância, pois estamos garantindo a reprodução dos peixes e contribuindo para perpetuação da espécie”, explica o Major da 4° Cia de Polícia Militar Ambiental de Lages, Frederick Rambusch.
No ano passado, foram abordados pela equipe de patrulhamento aquático mais de oitenta pescadores na região, o que resultou na apreensão de equipamentos de pesca. Para este ano a fiscalização da piracema deve contar com auxílio do helicóptero Águia 4 da 5° Cia de Aviação da Polícia Militar, que deve auxiliar a Polícia Ambiental na localização de acampamentos ilegais. “Este auxílio será de extrema importância, principalmente em casos de fuga, auxiliando na captura de quem descumprir a lei”, diz Rambusch.
Deixe seu comentário