COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Ministro da Justiça anuncia, em SC, possível integração das polícias do Mercosul
Encontro de Ministros da Justiça e do Interior dos Países do Mercosul contou com representantes de 12 países
A criação de centros integrados de segurança, envolvendo as polícias de todos os países do Mercosul, foi um dos principais assuntos divulgados nesta sexta-feira (12), pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante uma entrevista coletiva, em Florianópolis. Ele e mais 12 representantes de ministros da Justiça e do Interior vindos de países da América Latina participaram de um evento promovido em parceria pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de Santa Catarina desde segunda-feira (8).
Ainda sem prazo para implementação, estes centros integrados facilitarão a comunicação entre as polícias e outros órgãos de Justiça e de Segurança Pública nos países latino-americanos. O projeto permitirá intervenções mais ágeis no combate aos crimes envolvendo organizações internacionais e deve afetar praticamente todos os estados brasileiros, principalmente os que têm fronteira com outros países, como é o caso de Santa Catarina.
“Queremos que este projeto seja implementado o mais rápido possível, mas, por enquanto, apenas começamos a discussão”, adiantou o ministro, em resposta à Agência Adjori de Jornalismo.
Durante o evento, também foram abordadas boas práticas de segurança pública adotadas pelos países participantes, para que sejam reproduzidas pelos co-irmãos, e as que não deram certo, para que sejam evitadas.
O Encontro de Ministros da Justiça e do Interior contou com a participação de países membros do Mercosul, países associados e outros que estão em trâmite para se tornarem país membro. Desta edição em Florianópolis, participaram além de representantes brasileiros, delegações visitantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.
Deixe seu comentário