Imagem principal

Mais três leis elaboradas pelos deputados estão em vigor

  • CBMSC/Divulgação - Lei em vigor destina veículos com perdimento para treinamento dos bombeiros.

Normas tratam da prevenção ao AVC, desaparecimento de pessoas e uso de veículos apreendidos para treinamentos

Mais três leis de autoria parlamentar foram sancionadas pelo governador do Estado e estão em vigor em Santa Catarina. As novas normas foram publicadas na semana passada no Diário Oficial do Estado (DOE) e tratam de prevenção ao acidente vascular cerebral (AVC), pessoas desaparecidas e treinamento dos bombeiros.

AVC

A Lei 19.393/2025 institui a Política Estadual de Prevenção do AVC. Sugerida pelo deputado José Milton Scheffer (PP), a legislação tem como objetivo principal promover a qualidade de vida e reduzir as vulnerabilidades decorrentes dos fatores de risco para o AVC.

Ela também estipula 29 de outubro como o Dia Estadual de Prevenção ao AVC e traça ações para reabilitação dos pacientes, incluindo a reinserção no mercado de trabalho.

Pessoas desaparecidas
A Lei 19.394/2025 trata de uma atualização da Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas (Lei 16.825/2015). De acordo com o autor do projeto que deu origem à norma, deputado Mário Motta (PSD), o objetivo é ampliar as diretrizes da política, além de dispor sobre o atendimento psicossocial aos familiares dos desaparecidos.

Entre as alterações, estão pontos que tratam da necessidade de comunicação célere à Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD), a utilização de meios eletrônicos, a atualização dos registros de desaparecimentos, entre outros.

Veículos com perdimento
Também já está em vigor a Lei 19.396/2025, que dispõe sobre a destinação de veículos com perdimento decretado em favor do Estado para treinamento do Corpo de Bombeiros Militar e Corpo de Bombeiros Voluntário no Estado de Santa Catarina. A norma foi proposta pelo deputado Oscar Gutz (PL).

O objetivo é permitir que os veículos são apreendidos e declarados como propriedade do Estado, geralmente devido a irregularidades no transporte de mercadorias, como contrabando ou descaminho, ou por estarem relacionados a atividades criminosas, sejam destinados para os treinamentos dos bombeiros militares e voluntários ao invés de serem destruídos.

Polícia Militar de Santa Catarina captura mais de 6.100 foragidos em 2025 Anterior

Polícia Militar de Santa Catarina captura mais de 6.100 foragidos em 2025

Justiça condena dois réus a 63 anos de prisão por crimes contra mulheres na Serra Próximo

Justiça condena dois réus a 63 anos de prisão por crimes contra mulheres na Serra

Deixe seu comentário