COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Futuros soldados da PM simulam adversidades em treinamentos
-
Catarinas Comunicação -
58 alunos participam do curso de Formação de Soldados do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Lages
Durante quatro dias, 58 alunos, dos 950 soldados que estarão nas ruas de Santa Catarina a partir de dezembro deste ano, participam do curso de Formação de Soldados (CFSD) do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Lages. O treinamento iniciou na segunda-feira (25) com uma marcha de 25 quilômetros numa área rural da cidade. As atividades de instrução são feitas por meio do Exercício de Adestramento da Polícia Militar (Exapom).
O objetivo é treinar o autocontrole e testar a resistência à fadiga. Desta forma, o aluno entra em contato com as dificuldades características da atuação do policial militar desenvolvida na cidade e na área rural.
No local foram realizadas instruções de patrulha rural, rastreamento, técnicas de sobrevivência, ambientação aquática, acuidade visual e auditiva, ministradas pelos policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT).
Os alunos são expostos a circunstâncias de desempenho intelectual, emocional e físico em situações de execução e comando, além, de serem observados sobre possibilidades adversas como: cansaço físico, frio, umidade, pouca alimentação, sono, tensão emocional, condições do terreno e desconforto.
"A PM não atua somente na cidade, portanto o exercício é uma forma técnica para manter o futuro soldado em contato com as dificuldades que ele irá encontrar na profissão", destaca o sargento Reinaldo de Souza Corrêa. O exercício visa, ainda, a superação de limites por parte dos alunos.
Deixe seu comentário