logo RCN

Ex-agentes públicos de Rio Rufino deverão ressarcir os cofres públicos

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) reverteu, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a decisão de primeiro grau que havia julgado improcedente a ação civil pública contra agentes públicos do município de Rio Rufino.

Com isso, Carlos Oselame (ex-prefeito), Carlos Eduardo Morais Granzotto (ex-Secretário Municipal de Administração), Gilberto Eder de Oliveira (ex-Secretário Municipal de Saúde) e Plínio Ribeiro Ramos Júnior (ex-Secretário Municipal de Agricultura) deverão ressarcir o erário pelas horas extras indevidamente pagas ou recebidas.
O Tribunal de Justiça determinou, também, que eles paguem multa civil equivalente ao valor que cada um recebia à época do último pagamento, devidamente atualizado. As irregularidades aconteceram entre os anos de 1995 e 1996.
O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Urubici, ajuizou a ação civil pública após apurar que o então Prefeito municipal autorizou irregularmente o pagamento de horas extras a três secretários municipais.
De acordo com os autos, quem é nomeado para exercer cargo comissionado ou função de confiança, como é o caso de secretário municipal, não faz jus à remuneração de serviço extraordinário porque a dedicação ao serviço deverá ser integral. As exceções previstas pela Constituição Federal são para quando houver compatibilidade de horários de: dois cargos de professor; um cargo de professor com outro, técnico ou científico; dois cargos ou empregos privativos de médico.
A ação foi julgada improcedente pelo Juízo da comarca de Urubici, mas o Ministério Público recorreu ao Tribunal de Justiça. A Segunda Câmara de Direito Público decidiu, por votação unânime, dar provimento parcial ao recurso e condenar os quatro envolvidos ao ressarcimento ao erário e ao pagamento de multa civil.
Ainda cabe recurso da decisão.
(Apelação Civil n. 2008.064018-3; ACP 077.00.000857-1).
 
 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Morador de Palmeira morre em acidente na SC 114 Anterior

Morador de Palmeira morre em acidente na SC 114

Morador de Palmeira morre em acidente na SC 114 Próximo

Morador de Palmeira morre em acidente na SC 114

Deixe seu comentário